Início » Aplicativos e Software » Google Chrome 78 é liberado para Windows, macOS, Android e iOS

Google Chrome 78 é liberado para Windows, macOS, Android e iOS

Em sua nova versão, o Chrome oficializa o modo noturno e libera mais recursos de segurança e privacidade

Victor Hugo Silva Por

O Google liberou a atualização do Chrome 78 para usuários de Windows, macOS, Linux, Android e iOS. A nova versão estável do navegador ganhou um modo noturno, melhorias no gerenciador de senhas e prévias dos sites exibidos em cada aba.

O Chrome 78, mais especificamente 78.0.3904.70, também ganhou uma API para desenvolvedores acessarem arquivos locais onde desejam, além de outras correções de segurança. Confira abaixo as principais novidades:

Modo noturno no Android e no iOS

Assim como em outros de seus aplicativos, o Google oficializou o modo noturno no Chrome 78 para Android e iOS. A opção pode ser habilitada em Configurações > Temas. A área permite definir a interface desejada ou indicar para o navegador seguir o padrão do sistema.

Segundo o BleepingComputer, os usuários de iPhone só poderão ativar o modo escuro se estiverem com o iOS 13. No sistema da Apple, a nova versão também atualiza o visual de listas de favoritos, histórico e abas recentes, além de permitir incluir um cartão de crédito na página de configurações.

Modo noturno forçado para Windows, macOS e Linux

O navegador também ganhou uma interface escura no desktop. A opção, no entanto, ainda está em fase experimental nesta versão e precisa ser habilitada por meio do recurso "flags", que oferece APIs em fase de testes.

É possível forçar o modo noturno no Chrome 78 ao visitar chrome://flags/#enable-force-dark. O item oferece várias opções, mas a mais recomendada é "Enabled with selective inversion of non-images elements", que altera somente alguns objetos da página.

Enquanto ela estiver selecionada, o Chrome para Windows, macOS e Linux força o modo noturno até mesmo em sites que não possuem o visual alternativo.

Gerenciador de senhas detecta vazamentos

Outro recurso em testes é a detecção de vazamento de senhas, que exibe notificações caso seus dados caiam nas mãos de terceiros. Ao habilitá-lo em chrome://flags/#password-leak-detection, a área de configurações do Chrome passa a exibir a opção "Verificar segurança da senha", que recomendará a atualização das credenciais quando detectar algo suspeito.

DNS criptografado

O Chrome 78 também oficializou o DNS-over-HTTPS (DoH), que criptografa solicitações de DNS e aumenta sua privacidade. A opção já estava em testes e, agora, pode ser habilitada no Windows, macOS e Android.

Ela só poderá ser aproveitada por quem já usar um DNS compatível com DoH. A lista inclui Google, Cloudfare, OpenDNS, Cleanbrowsing, DNS.SB e Quad9. E, apesar de ser vantajosa para os usuários, esta mudança não foi bem recebida por provedores de internet.

Prévias ao passar mouse sobre abas

Prévias de abas no Google Chrome 78

A atualização para o Chrome 78 também muda a interação com abas. Agora, ao passar o mouse sobre elas, o navegador exibe uma espécie de cartão com detalhes sobre o título da página e a URL principal do site.

Ainda é possível forçar a exibição de uma miniatura da página que está sendo exibida por aquela aba. Para isso, basta habilitar a opção ao visitar chrome://flags/#tab-hover-card-images.

Sistema de arquivos nativo

Para os desenvolvedores, há uma novidade na versão para desktop do Google Chrome 78. A API Native File System (sistema de arquivos nativos) permite que sites indiquem por conta própria as pastas que desejam abrir para o usuário selecionar um arquivo.

Após o usuário conceder permissão, o navegador se torna capaz de exibir janelas para abrir e salvar arquivos em caminhos predefinidos.

Com informações: VentureBeat.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Agnaldo Carmo
Ainda não chegou pra mim, quero só ver se no Android esse modo escuro vai estar funcional, pq na versão 77 ainda tá muito cru, enquanto isso nem sinal do modo escuro no app de pesquisa que até veio mas depois sumiu do nada.
Felipe Fernandes
Não estou conseguindo mais enviar guia entre pc/android.
Anselmo Ferreira de Souza
Pessoal aqui na empresa que trabalho, após a atualização para versão atual, o Chrome trava, só exibe a mensagem que não pode carregar a página, inclusive os menus do navegador não podem ser acessado, tenho que desinstalar e voltar para versão anterior.