Início » Internet » O que é upload?

O que é upload?

Saiba o que é upload, entenda a diferença dele para o download e como ambos são usados na transferência de dados

Ronaldo Gogoni Por

O upload é o contrário de download, ambos dois lados de uma mesma moeda. Eles são os termos que descrevem processos de transferência de arquivos entre o usuário e serviços na internet, que usam o modelo cliente/servidor. Saiba aqui o que é o upload.

IO-Images / upload / Pixabay

O que é upload?

Todas as tarefas que realizamos através da internet, seja em computadores, celulares, consoles de videogame, Smart TVs e outros dispositivos inteligentes dependem da comunicação entre no mínimo duas partes, sendo elas as que armazenam os dados e as que solicitam o acesso aos mesmos.

O terminal que guarda os dados e informações é chamado de "servidor", enquanto o requerente, que solicita o acesso aos dados (seja entrar em um site ou o download de um arquivo) é chamado "cliente". A esse modelo de comunicação é dado o nome de Modelo cliente/servidor.

Quando visitamos um site ou iniciamos a conexão a um serviço, informações são trocadas entre o seu dispositivo (cliente) e o site ou serviço (servidor). Os dados enviados no sentido servidor-cliente são uma operação de "download", ou de salvamento de dados, enquanto as no sentido inverso, ou cliente-servidor são operações de "upload", ou de carregamento de dados para serviços externos ao seu terminal (PC, celular, etc.).

Upload vs. download / o que é upload

Assim, a diferença básica entre download e upload é apenas o sentido na troca de arquivos.

Existem diversos métodos para realizar o upload de arquivos em massa para servidores na rede (a nuvem nada mais é do que outro tipo de cliente/servidor, com a diferença que os dados não ficam em apenas um servidor), com o FTP um dos mais eficientes. Ele permite a troca direta de arquivos entre dois computadores, onde um ganha acesso às pastas do outro.

O FTP é um dos meios de upload de dados mais antigos e ainda bastante usado por administradores de sites, que usam a conexão e um sistema de hospedagem para manter os dados de suas páginas. Existem vários programas de terceiros para administrar conexões FTP, como o gratuito FileZilla, um dos mais populares.