Início » Aplicativos e Software » About Face é uma ferramenta que identifica rostos photoshopados

About Face é uma ferramenta que identifica rostos photoshopados

Ferramenta consegue até mesmo reverter a edição que foi feita no rosto

André Fogaça Por
08/11/2019 às 20h00

A Adobe apresentou ao mundo uma solução para um problema que tem tudo para crescer cada vez mais: identificar rostos em imagens que foram adulterados, ou photoshopados. O nome dessa magia é About Face e ela utiliza inteligência artificial para sugerir se a imagem foi ou não alterada.

about face

A ferramenta foi apresentada durante a conferência anual da empresa, a Adobe MAX. No palco a Adobe, que ficou famosa por ajudar a tirar espinhas e marcas dos rostos no Photoshop, mostrou que consegue alertar quando que estas modificações foram aplicadas em uma imagem.

O About Face analisa, com ajuda de inteligência artificial, pixel por pixel e exibe na tela qual é a probabilidade de manipulação. Primeiro o alerta aparece em forma de porcentagem, mas pode ir além e mostrar em quais pontos do rosto foram encontrados indícios de que foram photoshopados.

De acordo com a Adobe, a ferramenta consegue notar se pixels foram esticados ou pressionados ao perceber que estão faltando dados (quando a edição encurta a distância entre dois pontos) ou quando estão sobrando informações (quando os pontos ficam mais distantes). Além de analisar a imagem, o About Face pode tentar reverter o que foi feito e isso também usa e abusa de inteligência artificial.

O About Face ainda é tratado como um projeto interno e não há previsão de seu lançamento, seja dentro de um programa já de mercado como Photoshop ou então em sua própria plataforma.

Com informações: The Verge e The Next Web.

Mais sobre: ,