Início » Aplicativos e Software » Facebook testa Whale, app para ajudar usuários a criarem memes

Facebook testa Whale, app para ajudar usuários a criarem memes

Disponível apenas no Canadá, Whale é mais um experimento do Facebook para o público adolescente

Victor Hugo Silva Por

O Facebook tem tentado há anos se reaproximar do público adolescente e, para isso, lançou aplicativos como Lasso e Bonfire. A aposta mais recente da empresa é o Whale, um app que promete "ferramentas profissionais" para quem pretende criar seus próprios memes.

Whale, aplicativo do Facebook para criar memes

Segundo o The Information, o Whale foi lançado de forma discreta na semana passada. Ele está presente apenas na App Store do Canadá, onde foi publicado pela equipe de Experimentação de Novos Produtos (NPE, na sigla em inglês) do Facebook.

Em sua descrição, o app informa que pode ser usado para usuários editarem suas próprias fotos ou as que estão em uma espécie de biblioteca compartilhada. Após selecionar a imagem, é possível incluir texto, emojis, stickers e outros elementos típicos de memes.

O resultado pode ser salvo no celular e compartilhado nas redes sociais ou em conversas com amigos no WhatsApp, por exemplo. Ainda não há muitas informações sobre quais são os planos do Facebook para seu novo aplicativo.

No entanto, um porta-voz da empresa afirmou ao The Information que, assim como outros aplicativos testados pelo time de novos produtos, o Whale pode ser descontinuado rapidamente. Isso porque seu objetivo não é ganhar usuários, e sim entender os recursos que mais interessam às pessoas.

O foco do Facebook no público adolescente não é percebido apenas no Whale. A empresa também levou ao Instagram o Cenas, um recurso para usuários criarem vídeos curtos com ferramentas de edição assim como ocorre no TikTok.

O Cenas permite criar vídeos de até 15 segundos e serve para criar pequenos clipes de dança, dublagens musicais, humor, entre outros. Sua chegada ao Instagram pode ser comparada aos Stories, lançados em 2016 como um clone do Snapchat. A ver se o Whale também terá algum futuro.

Com informações: The Verge, Mashable.

Você pode se interessar também

Mais sobre: ,