Início » Negócios » Sony não dá conta de fabricar sensores de câmeras mesmo com operação 24 horas por dia

Sony não dá conta de fabricar sensores de câmeras mesmo com operação 24 horas por dia

Demanda por sensores de imagem para câmeras de celulares está tão alta que a Sony vai precisar de uma nova fábrica

Paulo Higa Por

A Sony está enfrentando um novo problema, mas que desta vez é bom para a companhia: a demanda por sensores de imagem para câmeras de smartphones está tão alta que a marca japonesa não está dando conta do recado. Por isso, mesmo com suas linhas de produção funcionando 24 horas por dia, será necessário construir uma nova fábrica.

Apple iPhone 11 Pro

De acordo com a Bloomberg, este é o segundo ano consecutivo em que a Sony manterá sua linha de produção de chips funcionando inclusive durante as festividades de final de ano. Para tentar resolver o gargalo, a empresa planeja mais que dobrar seus investimentos no negócio de semicondutores, passando a investir 280 bilhões de ienes (aproximadamente R$ 10,4 bilhões) neste ano fiscal.

Se a fábrica da Sony não está atendendo à demanda mesmo funcionando a todo vapor, é hora de construir uma nova unidade, certo? O diretor da unidade de semicondutores da Sony, Terushi Shimizu, afirma que uma planta na cidade japonesa de Nagasaki deverá ser inaugurada em abril de 2021. Ainda assim, “a julgar pela maneira como as coisas estão indo, mesmo depois de todo o investimento em expansão de capacidade, isso ainda pode não ser suficiente”, diz Shimizu.

IMX390CQV

A Apple deverá ser uma das grandes responsáveis pelo crescimento da Sony: rumores apontam que ao menos um dos iPhones lançados em 2020 terá uma câmera 3D na traseira para escanear o ambiente e reconstruí-lo no celular. Sabe qual é um dos grandes produtos da Sony para o próximo ano? Isso mesmo, sensores para câmeras de tempo de voo.

O mercado de smartphones não está mais crescendo a passos tão largos, mas a Apple continua vendendo mais de 40 milhões de aparelhos a cada trimestre e, este ano, colocou uma câmera traseira tripla nos iPhones 11 Pro. Outras fabricantes têm incluído até cinco sensores e mesmo modelos básicos estão chegando com três câmeras. Por isso, apesar do crescimento tímido nas vendas de celulares no mundo, a demanda por sensores de imagem só cresce.

Enquanto isso, o negócio de sensores de imagem da Sony surfa na onda do mercado: ela já domina 51% do setor e planeja atingir uma participação mundial de 60% em 2025. A divisão de semicondutores é a segunda mais lucrativa da marca japonesa, perdendo só para a de PlayStation.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Washington Gontijo

kkkkkkkkkkk comparação super justa ne, faça o seguinte então, compare qualquer celular com uma câmera semi profissional com somente uma câmera e veja qual se sai melhor... ;) o meu exemplo foram de 7 câmeras e algumas para auxiliar em efeitos como desfoque, coisas que dão pra fazer via software perfeitamente, a comparação é burra jovem...

Gustavo

Não precisava ser super inteligente para saber que câmeras de celulares e câmeras profissionais servem para exatamente o mesmo propósito: tirar fotos! Logo, qualquer comparação é valida, principalmente por usarem o mesmo tipo de captação de imagem com sensoresv digitais, lentes, etc etc.
Se uma câmera profissional precisa de várias lentes de acordo com o contexto da imagem que se quer obter, nunca será possível fotos com qualidade profissional em um celular se este não dispor de lentes diferentes também. E se você não quiser ficar mudando de lentes manualmente no seu celular mas quer fotografias de qualidade próximas do profissional em todas as ocasiões, vai ter sim que aceitar os múltiplos sensores.
Sobre o Pixel, só um número pra derrubar seu argumento: 4!

Washington Gontijo

Fala isso pro pixel, vc comparar câmera profissional com celular é super inteligente né parceiro?

Gustavo

É exatamente isso que a matéria diz no final.

Gustavo

Canon, Nikon... Tem várias marcas de câmeras!

Gustavo

Pois é, explica isso para os fotógrafos profissionais que usam várias lentes diferentes... Diga pra eles que não é necessário várias lentes, uma só espetacular basta hahahaha

Daniele
Jefferson Rodrigues

Kkkkk

Buldego

É só negociar com o seu patrão.

Rafael Moreira

Sim a XBR é melhor que a QLED pelos reviews. Rtings é um ótimo lugar para fazer a comparação.

Agora quem deseja ter uma boa TV de entrada com Android TV, é melhor pegar uma QLED Q60 que possui painal 120hz, e instalar um Xiaomi Mi Box. Do que recorrer aos modelos Sony de entrada que possui Android TV mais o painel é IPS 60hz.

Rafael Moreira

Mais tem os modelos da Sony com Android TV, que é outro patamar como citaram aí, devido a uma gama maior de aplicativos disponíveis pela loja Google, como por fora. Porém o único modelo da Sony que acho válido a compra é o XBR 905F devido o painel VA, porém o preço é elevado.

Mais isso pode ser resolvido instalando uma Xiaomi Mi Box em TVs que não vem com Android TV. Economizando uma grana. Tipo comprado uma Samsung Q60 de 55 com painel 120hz, e instalando uma Mi Box por R$ 300 reais, transformará a mesma em uma Android TV.

João

Especialização. Vc acha que é justo o povo ficar trabalhando em trabalho repetitivo ou desgastante em pleno 2020? A evolução é inevitável. Tem também o presidente que quer o Universal Basic Income, mas aí é outros 500, alguns estudos contam que isso só pioraria a economia, ainda mais que a própria automação total.

Jhonatan Paiva

Direitos trabalhistas é uma desgraça, EU QUERO MEU SALÁRIO INTEGRAL, um exemplo é esse FGTS, dinheiro do trabalhador que o governo só libera quando bem entender.

Jhonatan Paiva

No Brasil pobre se mata por não ter emprego nem renda pra se manter, quer mesmo fazer essa comparação?

Sem contar que a população japonesa, é a que mais envelhece no mundo.

Jhonatan Paiva

Abuso pra mim é não ter emprego filhão.

Jhonatan Paiva

Japonês não precisa de INSS, com o salário que eles ganham, podem pagar por previdência privada, que é bem melhor

Jhonatan Paiva

Japones trabalha muito, mas ganha um phuta salário meu filho

Wellington Gabriel de Borba

Além da Sony e da Samsung, quem mais fornece câmera?

Leumas Ninguem

Sim, outro patamar

Omar

E nesse caso, com monte de gente desempregada e sem dinheiro, quem iria comprar o que é produzido?

Baidu feat MC Brinquedo

Ainda não.

Muda muito?

zoiuduu .

olha, existe sistema de inss sim https://www.nenkin.go.jp/pa...

se nao existisse isso obrigatorio é que era bom, é só usar o dinheiro pra comprar titulos do governo que gera receita muito melhor que ficar pagando imposto,
eu to em portugal sozinho ganhando salario minimo por mes, e ja juntei 4mil euros em um ano,

Thiago Henrique de Souza

O suicídio na Coreia do Sul é um problema social bastante relevante, já que o país tem a segunda maior taxa de suicídios no mundo (superado apenas por Guiana), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como a maior taxa de suicídio de um Estado membro da OCDE.[1

Thiago Henrique de Souza

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.

Washington Gontijo

Aí é que está, o mercado muda muito rápido, hj os celulares tem até 7 câmeras, mas daqui um ano isso pode diminuir, o pixel é um exemplo de que aprimorando o software tem resultados melhores, vamos ver até quando o marketing das empresas vão vender que precisamos de 7 câmeras, não precisamos, precisamos é de uma que seja espetacular, não é necessário de câmeras adicionais para efeitos, e se as empresas quiserem fazem uma câmera com mais de um ângulo, esse lance das câmeras já está beirando o ridículo

Leumas Ninguem

Testou as com Android TV?

biscoitao

errado eles não estão

P. Herrera

Parabéns pela paciência.

Baidu feat MC Brinquedo

Os sistemas de TVs da Sony são podres. Te fazem querer comprar um chrome cast urgentemente.

Já o WebOS da LG é sensacional.

CGI Flythrough
Baio-kun

Automação vai acontecer de qualquer maneira, ficar quietinho não vai fazer com que não aconteça.

Rod

Eles voltaram pro BR na crise de 2008, ficaram 1 ano e foram tentar a sorte lá de novo. Já estão melhores de vida do que quando saíram (ps: tinham empresa de logística, 4 caminhões e 2 vans).

Falaram que aqui é país de corno, trabalha muito e não rende nada.

Só voltam aqui a passeio agora.

Daniele

Sim, você falou bem. Bem remunerados APESAR do clima workaholic. Uma hora o corpo trava e não existe inss no Japão, e aí? Dinheiro vai pagar saúde?

Rod

Tenho família no Japão desde 1998, os membros já passaram pelas fábricas da Nissan, Suzuki, Honda, e dizem que sempre foram muito bem remunerados, apesar do clima workaholic.

João

Continue com esse discurso que eles irão gentilmente substituir tudo por robô.

gbitte

Falta de alimentos deve ser melhor pra saúde mental, imagino.

Rafael Moreira

Sem dúvidas a XBR é muito boa.

Thiago Wirz

Trabalho pra Fast Shop e considero as XBR bem melhores do que as QLED, depois de muitos testes e claro.

Daniele

Pesquise sobre Karoshi e pare de falar merda. Assédio moral no Brasil é fichinha comparado ao Japão, tem gente lá preso em casa "hikikomori" por não aguentar a pressão. Crianças saindo da escola por bullying generalizado(ijime). O quintal do vizinho não é mais verde não, vai pro Japão trabalhar 14h por dia sendo um salaryman pra ver o que é bom.

Fabio Santos

Uma boa oportunidade para aprender que nunca se deve depender apenas de uma função, além da minha área técnica, tenho uma vasta carteira de cliente que indo e vindo sempre aos EUA revendo bem, tenho negócios com franquia e venda pelo Amazon e ML.
Quando um lado vai mal o outro supre.

Buldego

Quando vc tem esse pensamento dualista, está aplaudindo sim.
Pode-se muito bem ter direitos e ter trabalho pra sustentar a família.

Buldego

O argumento dele vem, geralmente, de pessoas que tem um trabalho normal, de 9 as 18 com 1 hora de almoço.
Quando a empresa pede pra fazer 1 hora a mais (com todos os direitos trabalhista assegurados) dá piti.
É muito fácil ter esse pensamento de que é melhor trabalhar 20 horas por dia e ter dinheiro pra sustentar a família quando se mora num país que AINDA tem direitos trabalhistas assegurados.

O problema é esse, num governo como o nosso, "ou se tem trabalho ou se tem direitos", como se fosse impossível ter os dois. Eles não veem que esse pensamento ajuda apenas o patrão milionário.

Life of Insanity

Pra quem investiu na Sony no início do ano, quando suas ações caíram, agora só está dando risada. Acho que no próximo ano as ações da empresa vão decolar ainda mais por causa de sensores, pode até talvez superar sua divisão de entretenimento/jogos, já que a Sony agora tem parceria com a Microsoft também.

Rafael Moreira

O maior lucro da Sony pelo visto são esses sensores e o PlayStation, porque de resto já perdeu uma boa fatia de mercado para as coreanas LG e Samsung. O segmento de áudio e vídeo é um exemplo disso, hoje se ver falar mais em SmartTV Samsung do que uma Bravia com Android TV.

Acho que o fator preço pesou também para a empresa perde para a concorrência. Sabemos que os produtos são bons, mais o preço...

Diego

Que é o número 1 em suicídios, muitos por causa do trabalho.

Nicolas Neviz

“Aplaudir abuso”, você realmente não entendeu nada do que eu disse em. 🥱😴

Daniel R. Pinheiro

E aplaudir abuso, sem estar passando por isso, também...

Nicolas Neviz

É sim hehe, dar soluções utópicas é muito fácil. 😁👍🏻

Daniel R. Pinheiro

Meu pensamento é raso?
Estou analisando a situação como um todo, como problemas psicológicos, mentais, fadigas, problemas familiares, que provavelmente decorrem disso, etc.

O seu pensamento é: tá alimentando a família, tá tranquilo, tá favorável.

Ninguém tá apontando solução de nada, muito menos você, mas você é o único aqui do tipo "Poliana", inocente e só vê bondade em tudo.

Boa sorte.

Nicolas Neviz

Claro que é melhor ter alimento e saúde mental, mas eles não tem essa opção lá,.
Seu pensamento é tão raso quanto o desejo de paz mundial e a erradicação da fome, isso não vai acontecer tão cedo, e talvez nunca aconteça.
Argumente com coisas reais que estão acontecendo agora.
Passar bem... 😁👍🏻

Daniel R. Pinheiro

Não, é bem melhor ter alimento E saúde mental.

Ou você tá por fora dos inúmeros suicídios que ocorrem por lá, em decorrência dos abusos nos trabalhos? Quando eles se matam, não tem mais "alimento na mesa", não, querido...

Passar bem...

Nicolas Neviz

Isso é a política interna de lá, não tem como intervir, de qualquer modo os trabalhadores e a empresa estão sustentando famílias.

Edit: A fábrica vai ser no Japão, não na China.

Nicolas Neviz

Tem razão, deixar a família sem alimento em um país comunista fudido é bem melhor.

Daniel R. Pinheiro

Não sabia que alimento compensa uma péssima saúde mental...

André Júnior

Na china, muitas das vezes escravos ou trabalhos por jornadas de 48 a 72h sem intervalos....

Nicolas Neviz

Imagina quantas famílias estão sendo alimentadas com esses empregos que a Sony está gerando e ainda vai gerar 👏🏻

Vitor Hugo

Não vendem mais celulares, mas cada celular vendido tem 4 câmeras.

Jefferson Rodrigues

Imagino os abusos que os funcionários estão passando para dar conta da demanda. Já passei por isso.