Lenovo ThinkPad X1 Fold: uma olhada no PC dobrável de US$ 2.500

É legal, mas meio estranho… mas é legal. PC dobrável da Lenovo roda Windows 10, tem 13,3 polegadas e custa muito caro

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 mês
Lenovo ThinkPad X1 Fold

Direto de Las Vegas — O hype dos dobráveis é real: depois do celular com tela dobrável, a Lenovo decidiu mostrar um computador com tela dobrável na CES 2020. O ThinkPad X1 Fold tem 13,3 polegadas, roda Windows 10, pesa menos de 1 kg e é um produto comercial: ele será vendido a partir do segundo semestre do ano por inacreditáveis US$ 2.499.

Lenovo ThinkPad X1 Fold em vídeo

Desdobrado, o ThinkPad X1 Fold parece só a parte de cima de um bom notebook. A tela OLED de 13,3 polegadas fabricada pela LG é brilhante, oferece bastante espaço para trabalhar graças à proporção 4:3 e tem boa definição, com uma resolução respeitável de 2048×1536 pixels. Como você poderia imaginar, bem no meio do display é possível enxergar um vinco, que reflete a luz de forma diferente — mas a marca não é tão visível em condições normais de uso.

Lenovo ThinkPad X1 Fold

A ideia é oferecer “eficiência de notebook com portabilidade de smartphone”, nas palavras da Lenovo. De fato, ele é mais portátil que um laptop convencional, ficando do tamanho de um tablet compacto quando dobrado, mas a espessura é equivalente a uns quatro celulares. Isso porque, no modo dobrado, entre as duas metades da tela, existe um espaço vazio (para não vincar tanto o painel) e um teclado físico Bluetooth que se prende magneticamente ao resto do computador.

Lenovo ThinkPad X1 Fold

Segundo a Lenovo, um computador dobrável faz sentido para quem alterna constantemente entre celular, tablet e notebook. Se você lê um livro no tablet, revisa uma apresentação de slides no notebook, assiste a vídeos no celular e depois volta ao laptop para escrever um documento, poderia fazer tudo no mesmo dispositivo quando estivesse fora de casa ou do escritório.

Lenovo ThinkPad X1 Fold

O design também faz sentido para quem é multitarefa e acostumado a trabalhar com duas telas. No ThinkPad X1 Fold, dá para participar de uma conferência em vídeo em uma metade da tela enquanto consulta um documento em outra metade. Ou, indo para um lado mais “consumidor”, assistir a um vídeo ao vivo na parte de cima e conversar com alguém pelo WhatsApp embaixo.

Lenovo ThinkPad X1 Fold

A Lenovo parece ter se esforçado para construir um produto premium: por fora, o ThinkPad X1 Fold tem uma capa feita de couro, enquanto a dobradiça é reforçada com fibra de carbono. E, como todos sabemos o que aconteceu com os primeiros celulares dobráveis, a fabricante fez questão de ressaltar que o computador passou por testes intensos de durabilidade para atender aos seus critérios de qualidade.

Lenovo ThinkPad X1 Fold

De qualquer forma, sempre existem questões a serem consideradas. A primeira é que o ThinkPad X1 Fold vem com um teclado físico, o que é melhor que apenas um teclado virtual, sem resposta tátil — mas ainda estamos falando de um teclado compacto, que tende a ser menos confortável para digitar por várias horas. E a bateria também me deixa com um pé atrás: a Lenovo promete 11 horas, mesmo com uma tela de alta definição tão brilhante, um chip Intel Core e até 1 TB de SSD.

Lenovo ThinkPad X1 Fold

Este é o primeiro produto de sua categoria e é normal que tenha problemas assim que for lançado, mas estou bem curioso para descobrir as novas possibilidades de um notebook que dobra.

Paulo Higa viajou para Las Vegas a convite da Consumer Technology Association (CTA).

Receba mais sobre Lenovo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados