Início » Telecomunicações » 5G no Brasil só deve começar em 2022, diz ministro Marcos Pontes

5G no Brasil só deve começar em 2022, diz ministro Marcos Pontes

Para Pontes, 5G só deve funcionar no Brasil quando houver estratégia para mitigação de interferências

Emerson Alecrim Por

Embora testes pontuais já venham sendo executados por algumas empresas no Brasil, o 5G não deve ser implementado no país antes do final de 2021 ou começo de 2022. Essa é a previsão de Marcos Pontes, atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Na semana passada, Pontes havia sinalizado que o Brasil não irá ceder à pressão dos Estados Unidos para restringir a participação da chinesa Huawei no leilão do 5G. No último fim de semana, o assunto voltou a ser abordado pelo ministro em entrevista à Folha de S.Paulo e UOL.

Pontes respondeu a uma pergunta que cada vez mais gente se faz: quando o 5G começará, de fato, a ser implementado no Brasil? O ministro não passou uma data exata, mas estimou que a implementação de um projeto piloto de 5G deve ficar para o final de 2021 ou começo de 2022, como já dito.

Foto por Bruno Peres/MCTIC/Flickr

A principal dificuldade para o início desse processo, ainda de acordo com Pontes, é o risco de interferência na frequência de 3,5 GHz, que é usada no país para transmissão de TV aberta via antena parabólica. Por conta disso, o ministro entende que é melhor a implementação do 5G começar apenas quando houver uma estratégia de mitigação do problema.

A previsão inicial era a de realizar o leilão do 5G em março, mas essa etapa foi adiada e deverá ser executada no segundo semestre de 2020, com possibilidade de ser jogada para 2021.

Quando questionado sobre realizar o leilão antes e resolver as questões técnicas posteriormente, Pontes respondeu que prefere o adiamento para não haver risco de problemas de segurança jurídica para as empresas envolvidas. “Prefiro fazer uma coisa bem pensada do que tentar e depois dar errado”, finalizou.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

No final, fico na dúvida de esse atraso é bom ou ruim.

C Emanuel B Laguna (@Max_Laguna)

Isso é desculpa para boi dormir. Nem tudo o que os norte-americanos fazem o Brasil devia seguir. Não somos parceiros da China também? E o que um 5G nosso afetaria o dos EUA?

Dois anos de atraso: dependendo dos setores que podem vir a serem prejudicados pelo adiamento do 5G aqui em Pindorama, esse tempo perdido pode ser até irreparável.

Kamuri Amorim (@kamuri)

Não, existe em vários países uma ampla discussão sobre as interferências do 5G na banda C

Peterson (@Pet_inusitado)

Essa disputa pelo 5G, fazendo um paralelo, seria quase uma nova “Guerra Fria” agora entre EUA x China.

Sugiro ler essa matéria, que ajudará a entender a importância do 5G.

Sérgio Lima (@Daymon81)

Que vexame, o Brasil como sempre na vanguarda do atraso.

LekyChan (@LekyChan)

Levando em conta que as operadoras já disseram não terem pressa de implementarem o 5G e que o 5G só oferece velocidades realmente absurdas com ondas milimétricas cujo alcance é ridículo de pequeno. Não vejo esse “atraso” como um problema.

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Se o governo fala 2022, quer dizer que será em 2025.

Ronaldo Carlos da Silva (@RonaldoCarls)

Não surpreende muito! Não é interesse de nenhuma tele brasileira investir massivamente no 5G agora! De novo, estamos ficando pra trás.

Vitor de Lucca (@vitordelucca)

Não sei qual a surpresa. O leilão será no segundo semestre deste ano, por conta disso, o 5g só vai entrar em operação no ano que vem. Bem óbvio.
Se fosse no primeiro semestre deste ano, só iria entrar em operação no segundo semestre deste ano…

E claro, em poucas cidades, poucos locais, só pra fingir que tem. Não é como se 6 meses fosse mudar tudo.

Edit:

E indo além, eu diria que há questões maiores a serem resolvidas pelas teles, e mais importantes que o 5g por enquanto.

Tem muito ERB sem suporte pleno a Banda 28/700Mhz ainda. Tem ERB ainda preso a Banda 7/2600, principalmente na Claro (acredito que seja intencional até, mas) VoLTE!!! Wifi Calling! Só a Claro e Vivo que tem LTE Advanced Pro Cobertura tanto do LTE Advanced Pro quanto do LTE Advanced é baixa comparado ao LTE básico

Tim tem LTE Advanced em 1.009 cidades, sendo que o LTE normal chega a 3.416.
Vivo tem LTE Advanced Pro em 1.182 municipios, sendo que o normal chega a 3.204.

Considerando que o 5g só vai ser possível no Brasil quando celulares de ENTRADA e médios tiverem o 5g, não acho que é uma necessidade gigantesca como falam.
Podem melhorar bastante o 4g até lá.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Não é certeza que será esse ano, aposto que vai ser no terceiro trimestre do ano que vem.

Ricardo (@ricardop)

Vocês lembram da história da TV digital que começou lá em 2007? O desligamento total do sinal analógico só vai se dar em 2023. 16 anos pra isso acontecer, Daqui 3 anos e não duvido nada que vão prorrogar esse prazo. Tudo aqui demora horrores!

Rayson Silva (@scibra)

Na China e na Pior Coreia não tem milhões de antenas parabólicas que recebem sinais de TV analógica, aí fica fácil implantar o 5G.

Rayson Silva (@scibra)

Ainda não chegamos no estado da arte da tecnologia 4G no Brasil, ela ainda renderá muito suco, 5G é pra IoT.

OM M (@OM_M)

para de defender o indefensável.