Início » Internet » Google muda visual do buscador que abre nos desktops

Google muda visual do buscador que abre nos desktops

Mudanças aproximam o visual que já existe na versão mobile do Google

André Fogaça Por

O Google começou a alterar a forma como exibe o conteúdo da busca feita na versão de desktops do buscador. A novidade inclui a exibição do ícone de cada site logo antes do nome dele, junto de um alerta ainda maior para quando o resultado que aparece é patrocinado.

google pesquisa nova desktop

Este recurso parece novo, mas já está presente na versão móvel do buscador e o objetivo de mostrar o ícone de cada site, é de ajudar na hora de identificar se o nome que aparece no endereço é realmente o que você espera que seja – uma forma mais sutil de combater a praga das fake news.

Para o lado do site que aparece na busca, o ícone estar visível também ajuda o setor de marketing, já que alguma identidade visual é exibida, contra somente o nome do endereço e uma breve descrição.

Junto do ícone, o aviso de que o resultado é um anúncio ficou maior e com muito mais contraste. Ele deixa de ser apenas verde, no mesmo tom da url exibida logo ao lado, para ser preto, em negrito e com alto contraste, já que o fundo é branco.

Ainda não há data definida para que a versão de desktops receba estas melhorias, o Google apenas afirma que elas chegarão nas próximas semanas para todos os usuários. Eu testei em dois computadores diferentes e não encontrei a novidade. E vocês? Já viram?

Com informações: 9to5Google.

Mais sobre:

Comentários da Comunidade

8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Brunei Bettencourt
Esse negócio de usar Ad faz é disfarçar mais o anúncio, o jeito antigo [anúncio] em verde deixava mais claro para a maioria das pessoas que é um anúncio.
Agora eu como anunciante, posso achar até bom, ou não! Tem seus prós e contras em disfarçar o anúncio (risos) “Só o tempo dirá”.
Daniel R. Pinheiro
Exatamente o que eu iria dizer. Mas a questão dos ícones, no geral, foi boa. Facilita na identificação.
Osni Junior
O bom de o Google ter feito isto, é que muitos sites vão melhorar seus favicons…
­Monika

Esse negócio de usar Ad faz é disfarçar mais o anúncio

Realmente, pra mim o anúncio ficou mais camuflado no meio da pesquisa.
Murilo Calegari
Uma discussão à parte. Quando aparece um anúncio que é exatamente aquilo que você estava procurando, isso é má configuração do anunciante ou é o Google mesmo que invariavelmente vai fazer isso? Por exemplo, eu pesquiso “Lojas Americanas” e o primeiro link é um anúncio da Lojas Americanas (básico, sem nenhuma menção de produto especifico à venda, só mesmo o link da página), enquanto que o segundo resultado (não anúncio) também é um link para a Americanas. Isso não é meio que dinheiro de anúncio gasto à toa?
Brunei Bettencourt
Muitos anunciantes estão no topo (abaixo dos ads) da página do google, usando posicionamento orgânico (seo) ou relevância e é de “graça” quando bem feito.
Sobre também aparecer para nos Ads, os anunciantes compram as palavras chaves do seu negócio.
E como qualquer um pode comprar, seria ruim para a empresa você digitar “lojas americanas” e a Amazon.com.br aparecer no topo (anuncio aparece antes do orgânico) porque comprou as palavra chave “lojas americanas”. Rola essa disputa por audiência.
Brunei Bettencourt
Bem colocado, seria difícil para um leigo entender o “Ad”. Se bem que em sites parceiros do Google que usam o Adsense, lá só aparece o ícone em forma de [ i ]. Mas la a visão é outra, nao são anúncios por intenção e só pela imagem a gente já vê que é um anúncio rs
Brunei Bettencourt
Curiosidade, você esta usando o chrome em português? Para você aparece “Ad”? nos anúncios?
Mauro
Aqui está aparecendo ‘anúncio’

ventilador956×620 112 KB
Mauro
Há vários dias que, para mim, estava aparecendo o favicon e o link acima da descrição (como na imagem mostrada no post).
Eu detestei, achava muito melhor do jeito antigo.
Por algum motivo, os links voltaram a aparecer acima e sem favicon (como sempre foi).
Espero que continue assim (com o link abaixo do título do artigo)
Brunei Bettencourt
Olha como esta aparecendo agora… Anúncio em negrito e com os favicon dos sites.
Pelo jeito a versão em português trocou o Ad por Anúncio.

anuncios1004×446 102 KB
Participe da discussão