Início » Brasil » O que é Serpro?

O que é Serpro?

Entenda o que é e para o que serve a Serpro, a empresa pública que administra uma série de sistemas cruciais para os cidadãos

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

A Serpro é a maior e mais importante estatal de tecnologia do Brasil. A empresa administra o maior banco de dados da União, com informações críticas e sensíveis de todos os cidadãos brasileiros, que dizem respeito à totalidade dos aspectos das vidas de toda a população do país. Alvo de uma lista de privatizações, saiba o que é a Serpro.

Serpro

O que é Serpro?

Serpro ou Serviço Federal de Processamento de Dados é a maior empresa pública (estatal) de prestação de serviços de Tecnologia da Informação do Brasil. Criada em 1964, tinha como função original modernizar e agilizar os sistemas de dados estratégicos da administração pública da União.

O órgão cresceu desenvolvendo soluções de transparência para a receita e gastos públicos. Hoje, implementa tecnologias usadas por serviços de diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, inclusive os mais básicos.

Qual a função do órgão?

O Serpro administra dados extremamente sensíveis de todos os brasileiros, dada a abrangência de suas atribuições. É de sua responsabilidade administrar e organizar informações dos serviços de identificação nacional e outras diversas atribuições, tais como:

  1. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  2. Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  3. Gestão de Infrações e Penalidade de Trânsito (RADAR);
  4. APIs do CPF, CNPJ e Nota Fiscal Eletrônica (NFe);
  5. Datavalid: Solução de análise de informações de cadastro, identidade e biometria facial;
  6. Sistema de Notificação Eletrônica (SNE);
  7. Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH);

Serpro

  1. Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM);
  2. Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH);
  3. Certificado Digital;
  4. Registro e Licenciamento de Empresas (RLE);
  5. Programa de Recuperação Fiscal (REFIS);
  6. Parcelamento Especial (PAES);
  7. Parcelamento Excepcional (PAEX);
  8. Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

A Serpro também é responsável por organizar o Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (CONSEGI) e administrar cursos, como o de capacitação em E-Gov (Governo Eletrônico). Também presta serviços para órgãos estaduais e municipais e é o órgão encarregado do DNI (Documento Nacional de Identidade/RG), que unificará dados de registro de identidade locais em um só banco de dados nacional.

Serpro é o órgão de TI mais crítico do governo, por lidar com a maior e mais sensível base de dados da União, que diz respeito a todos os aspectos da vida de milhões de brasileiros.

E a privatização?

A Serpro está em processo de privatização desde o dia 23 de janeiro de 2020. Segundo o governo, os dados públicos dos cidadãos não serão vendidos por serem responsabilidade da União, mas poderão ser colocados sob custódia de empresas, na administração dos sistemas prestados aos cidadãos braisleiros.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ochateador (@ochateador)

Só fico pensando em quantos furos extras vão surgir nos sistemas da “serpro privatizada”.
Eu já me ferro lindamente para tentar atualizar as máquinas e instalar um antivírus na empresa que trabalho (motivo: em teoria, o custo da atualização e antivírus é muito alto), imagina esses valores em uma empresa como a serpro.