Início » Brasil » O que é Serpro?

O que é Serpro?

Entenda o que é e para o que serve a Serpro, a empresa pública que administra uma série de sistemas cruciais para os cidadãos

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

A Serpro é a maior e mais importante estatal de tecnologia do Brasil. A empresa administra o maior banco de dados da União, com informações críticas e sensíveis de todos os cidadãos brasileiros, que dizem respeito à totalidade dos aspectos das vidas de toda a população do país. Alvo de uma lista de privatizações, saiba o que é a Serpro.

Serpro

O que é Serpro?

Serpro ou Serviço Federal de Processamento de Dados é a maior empresa pública (estatal) de prestação de serviços de Tecnologia da Informação do Brasil. Criada em 1964, tinha como função original modernizar e agilizar os sistemas de dados estratégicos da administração pública da União.

O órgão cresceu desenvolvendo soluções de transparência para a receita e gastos públicos. Hoje, implementa tecnologias usadas por serviços de diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, inclusive os mais básicos.

Qual a função do órgão?

O Serpro administra dados extremamente sensíveis de todos os brasileiros, dada a abrangência de suas atribuições. É de sua responsabilidade administrar e organizar informações dos serviços de identificação nacional e outras diversas atribuições, tais como:

  1. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  2. Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  3. Gestão de Infrações e Penalidade de Trânsito (RADAR);
  4. APIs do CPF, CNPJ e Nota Fiscal Eletrônica (NFe);
  5. Datavalid: Solução de análise de informações de cadastro, identidade e biometria facial;
  6. Sistema de Notificação Eletrônica (SNE);
  7. Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH);

Serpro

  1. Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM);
  2. Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH);
  3. Certificado Digital;
  4. Registro e Licenciamento de Empresas (RLE);
  5. Programa de Recuperação Fiscal (REFIS);
  6. Parcelamento Especial (PAES);
  7. Parcelamento Excepcional (PAEX);
  8. Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

A Serpro também é responsável por organizar o Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (CONSEGI) e administrar cursos, como o de capacitação em E-Gov (Governo Eletrônico). Também presta serviços para órgãos estaduais e municipais e é o órgão encarregado do DNI (Documento Nacional de Identidade/RG), que unificará dados de registro de identidade locais em um só banco de dados nacional.

Serpro é o órgão de TI mais crítico do governo, por lidar com a maior e mais sensível base de dados da União, que diz respeito a todos os aspectos da vida de milhões de brasileiros.

E a privatização?

A Serpro está em processo de privatização desde o dia 23 de janeiro de 2020. Segundo o governo, os dados públicos dos cidadãos não serão vendidos por serem responsabilidade da União, mas poderão ser colocados sob custódia de empresas, na administração dos sistemas prestados aos cidadãos braisleiros.

Mais sobre:

Comentários da Comunidade

3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ochateador
Só fico pensando em quantos furos extras vão surgir nos sistemas da “serpro privatizada”.
Eu já me ferro lindamente para tentar atualizar as máquinas e instalar um antivírus na empresa que trabalho (motivo: em teoria, o custo da atualização e antivírus é muito alto), imagina esses valores em uma empresa como a serpro.
Participe da discussão