Serpro busca solução de biometria com foto das digitais pelo celular
Além dos serviços de reconhecimento facial, Serpro está atrás de uma tecnologia para identificar digitais com a câmera do celular
Além dos serviços de reconhecimento facial, Serpro está atrás de uma tecnologia para identificar digitais com a câmera do celular
O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) abriu uma nova chamada pública para aprimorar a sua cartela de serviços de biometria. O processo seletivo visa encontrar soluções para capturar as digitais diretamente pela câmera do celular para validação biométrica. E, claro, tudo isso de uma forma segura e confiável.
A chamada pública tende a garantir um avanço nas soluções oferecidas pela empresa pública. Em comunicado à imprensa, o Serpro afirmou que a tecnologia deve ser capaz de reconhecer as digitais pela câmera do celular. Em outras palavras: o usuário só precisa apontar o sensor fotográfico para os dedos para fazer a sua identificação.
A aposta também pretende levar as biometrias para outras instâncias. Dessa forma, o registro poderá ser usado por um sistema de identificação automática de impressão digital. Mas a estatal faz algumas exigências em relação à segurança:
“[A solução] deverá adotar ainda uma tecnologia que assegure que a biometria foi capturada de um ser humano vivo, impedindo a utilização de fotografias estáticas, máscaras, dedos em silicone, etc”, afirmaram. “Também deve garantir a interoperabilidade, com integração aos outros sistemas do Serpro.”
O processo foi iniciado nesta segunda-feira (25). A empresa disponibilizou um e-mail para receber todas as manifestações sobre a consulta pública até 5 de agosto de 2022: capturadigital@serpro.gov.br. Através dele, será possível encaminhar considerações, críticas e sugestões.
O edital e outras informações estão disponíveis no site da empresa pública. “As empresas interessadas devem preencher as informações solicitadas nos anexos do edital”, informaram. “Para receber os arquivos em formato editável, basta encaminhar um pedido para cp-capturadigital@serpro.gov.br.”
A chamada pública tende a oferecer um avanço aos serviços da companhia. Conforme observado pelo Convergência Digital, a empresa já comercializa um serviço de biometria através de reconhecimento facial com a câmera do celular. Assim, a tecnologia consegue identificar a identidade do usuário com auxílio da base de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
No último dia 21, o Serpro chegou até a anunciar uma atualização da sua solução de biometria facial no seu canal de notícias. Trata-se do Biovalid, uma ferramenta que oferece um sistema para fazer provas de vida e validação de identidade. Com a atualização, a tecnologia se tornou compatível com o iOS, o sistema do iPhone.
“Agora, o BioConnect está disponível nas duas principais plataformas de aplicativos do mercado: Android e iOS”, anunciaram. “Mas se sua empresa não possui e não deseja desenvolver um aplicativo próprio no momento, o Biovalid também oferece um app gratuito que pode ser incorporado a jornada do cliente do seu negócio.”