Início » Aplicativos e Software » FSF manda HD à Microsoft para receber código-fonte do Windows 7

FSF manda HD à Microsoft para receber código-fonte do Windows 7

Free Software Foundation fez campanha para Microsoft liberar código do Windows 7

Emerson Alecrim Por

O dia 14 de janeiro de 2020 marcou o fim do suporte ao Windows 7 pela Microsoft. Dias depois, a Free Software Foundation (FSF) criou uma petição online solicitando que a companhia libere o código-fonte do sistema operacional. Agora veio a segunda fase da campanha: a FSF afirma ter enviado um HD vazio para Microsoft gravar nele o tal código-fonte.

Chamada de “Upcyle Windows 7”, a petição visava obter 7.777 assinaturas, mas conseguiu 13.365. Nela, as exigências feitas foram as seguintes:

  • que o Windows 7 seja lançado como software livre. Sua vida [útil] não precisa terminar. Dê o sistema para a comunidade estudar, modificar e compartilhar;
  • que a empresa respeite a liberdade e a privacidade de seus usuários — não apenas os direcione à versão mais recente do Windows;
  • que a empresa forneça mais provas de que realmente respeita os usuários e a liberdade deles, e que não está apenas usando esses conceitos como marketing quando conveniente.
HD enviado pela FSF à Microsoft

HD enviado à Microsoft (foto: FSF)

Como a campanha foi um sucesso, a FSF decidiu dar o passo seguinte: enviar à Microsoft a lista de assinaturas obtidas e um HD vazio para que a companhia grave uma cópia do código-fonte do Windows 7. O HD deve então ser devolvido com a cópia à organização acompanhado de um licença de software livre.

Pelo menos é o que a Free Software Foundation espera. “Se eles optarem por fazê-lo ou não, isso depende deles”, diz a organização em seu blog oficial.

Olha, pode até ser que a Microsoft devolva esse HD, mas não com o código-fonte do Windows 7. E a FSF sabe disso. O que a organização está fazendo, visivelmente, é uma provocação referente ao fato de a Microsoft ter flertado com o software livre nos últimos anos. Isso fica claro em outro trecho da nota da FSF:

Queremos que eles [a Microsoft] mostrem exatamente se amam o “open source” como dizem em suas propagadas. Se realmente amam o software livre — e nós estamos dando a eles o benefício da dúvida —, agora eles têm a oportunidade de mostrar isso ao mundo.

É mais provável, no entanto, que a companhia continue ignorando a provocação, uma forma indireta de dizer “temos mais o que fazer”.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
23 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matt (@hadtohear)

Libera o código fonte se pagar todo o custo de P&D que teve para desenvolver o W7

Pierre (@pierrediniz)

Eu devolveria o HD só com um TXT escrito “Okay, now sit down, Claudia.”

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Só serve de provocação mesmo, pq mesmo se a MS fosse liberar o codigo fonte do Windows, obviamente jamais seria copiando arquivos pra um HD. Anyway, essa liberação jamais irá ocorrer. Imagine a quantidade de linhas de código que revelariam estratégias de negócio extremamente importantes para a empresa… Inviável.

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

Eu, se fosse a Microsoft, enviaria o código fonte de uma versão mais antiga do Windows, como o Windows 95. Mas, a MS pode não fazer nada, o que é mais provável, ou até mesmo liberar o código-fonte do Windows 10, em casos mais impossíveis…

Claudio Roberto Cussuol (@Cussuol)

Eu mandaria o fonte do campo minado.

Thiago Mobilon (@mobilon)

Devolve com um vídeo do rick roll

Tang não é Ki-Suco (@Tang_nao_e_Ki-Suco)

Será que esse HD cabe todo o jogo do red dead redemption 2 ? kkkk

@ksio89

Oportunidade épica pra Microsoft trollar a FSF. Como eu não sei, mas bem que ela podia zuar com a fundação de uma maneira criativa.

LekyChan (@LekyChan)

eles poderiam mandar eBooks sobre programação.

Thiago Mobilon (@mobilon)

Devolve com o instalador do Wine e do Open Office

(essa só vai entender quem ouviu o Tecnocast )

ochateador (@ochateador)

Um HDD de 4TB deve armazenar o código fonte tranquilamente.

Rodolfo Arruda Filho (@rjaarruda)

Se eu mandar meus boletos pro bill gates será q ele os devolve pagos?

Eu (@Keaton)

Se não estou enganado, a uns anos atras, teve um picareta que enviava boleto pra Microsoft/Facebook/Google pagar e eles acabavam pagando.

Eu (@Keaton)

Essa Free Software Foundation é uma João Sem Braços e nem vergonha. “Se é por falta de HD, aqui grava pra gente”… poha, Microsoft ganha e gasta bilhões com o Windows e etc.

Se eu fosse a Microsoft, eu devolveria com um 7z de uns 4TB (Ultra, LZMA2, 1536MB, 273, Solido, 12 CPUs com senha e nomes encriptados) só contendo gifs/videos do bender rindo nos diversos tamanhos e qualidades.

“Queremos que eles [a Microsoft] mostrem exatamente se amam o “open source” como dizem em suas propagadas. Se realmente amam o software livre — e nós estamos dando a eles o benefício da dúvida —, agora eles têm a oportunidade de mostrar isso ao mundo.”

Odeio esse tipo de falácia. “Se você gosta de X, então você faz Y” ou “Se você gosta de X, mas não faz Y, você realmente gosta de X?”

Eu posso gostar do open source, mas não quer dizer que eu vá licensear tudo que eu tenha feito na vida como opensource, né?

Era esse tipo de coisa que me irritava pacas quando conversava com alguns FreeTards… achei que o povo tinha evoluido desse ponto, mas não… continua.

Exibir mais comentários