A Microsoft lançou o May 2020 Update, a mais nova atualização para o Windows 10: também conhecida como versão 20H1 ou 2004, ela vem sendo preparada há mais de um ano, e traz melhorias nas configurações, busca, Gerenciador de Tarefas e até no subsistema Linux.
Ao contrário do November 2019 Update, que era mais próximo a um service pack, o Windows 10 2004 traz vários novos recursos; listamos abaixo os principais deles.
O que há de novo no Windows 10 2004 (May 2020 Update)
É possível restaurar o Windows 10 baixando uma cópia do sistema, em vez de usar um disco de recuperação: o Cloud Download obtém a mesma versão que você está usando (não a versão mais recente) para evitar problemas de compatibilidade. É algo que existe no macOS desde a versão Lion (quando ainda se chamava Mac OS X).
A busca do Windows vai ficar mais esperta: por exemplo, o corretor ortográfico entenderá comandos com pequenos erros de digitação, como “powerpiont” e “exce;”, e saberá que você quis dizer “powerpoint” e “excel”.
O indexador da busca do Windows não deve ser mais irritante em alguns PCs: ele perderá prioridade ou será encerrado em alguns casos específicos. Isso vai acontecer, por exemplo, quando o uso de CPU ultrapassa 80%; quando o uso de disco ultrapassa 70%; ou quando o modo de economia de bateria estiver ativado.
A busca da barra de tarefas vai exibir quatro opções de pesquisa rápida na web: previsão do tempo, principais notícias, hoje na história e novos filmes. Isso aparecerá em mais de 10 países, incluindo EUA, Índia e China (mas não no Brasil).
A Cortana mudou: ela agora é um app separado em uma janela, oferecendo uma interface de chat para realizar tarefas (como adicionar itens a uma lista de compras) e trazer informações da web.
As áreas de trabalho virtuais podem ser renomeadas: pressione Win + Tab, clique no nome e insira o que você quiser, incluindo emojis. Ao reiniciar, esse desktop continuará ativo com o mesmo nome.
O app Captura e Esboço (Snip & Sketch), para tirar e editar prints, consegue capturar a imagem de uma janela específica, em vez da tela inteira; e permite dar zoom para ajudar na hora de deixar anotações.
O Gerenciador de Tarefas agora mostra o tipo de disco (SSD, por exemplo) na aba Desempenho, algo útil para quem possui mais de uma unidade de armazenamento.
Além disso, o Gerenciador de Tarefas exibe a temperatura da placa de vídeo na guia Desempenho:
O Swift Pair é o recurso de pareamento Bluetooth rápido presente em dispositivos da Microsoft como o Surface Ergonomic Keyboard e o Arc Mouse. O Windows 10 fazia o reconhecimento automático, mas exigia que o usuário entrasse nas Configurações para terminar o processo. Isso agora ficou mais simples: tudo acontece dentro de uma notificação que exibe o nome do aparelho e sua categoria (teclado, fone de ouvido) quando possível.
A interface da página Rede e Internet nas configurações foi atualizada: é possível ver o que está conectado e mudar as propriedades rapidamente. O Windows 10 também deixa mais explícito quantos dados cada conexão utilizou nos últimos trinta dias.
O Windows 10 já permite controlar a largura de banda usada para baixar atualizações do sistema, mas apenas como uma porcentagem da capacidade total. Na versão 20H1, é possível definir um valor específico em Mb/s indo em Atualização e Segurança > Otimização de Entrega > Opções avançadas.
As configurações de idioma facilitarão definir uma língua diferente para o Windows, apps e sites, teclado e fala.
A seção Recursos opcionais agora permite selecionar vários itens e realizar uma busca:
O cursor de texto pode ser configurado nas opções de acessibilidade para ficar mais visível, com espessura maior e cores diferentes.
É possível fazer login com PIN, em vez de usar a senha da conta Microsoft, ao entrar no modo de segurança do Windows 10.
O subsistema Linux para o Windows ganha uma nova versão: o WSL 2 tem maior desempenho e compatibilidade porque usa um kernel Linux; a primeira versão tinha um kernel próprio da Microsoft que traduzia as APIs de um sistema para outro.
Publicado originalmente em 28 de fevereiro de 2020
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
os ridiculos emojis da Microsoft que deveriam mudar eles não mudam né
É impressionante como o Windows 10 a cada dia mais fica interessante!
Considerando todos os problemas com as últimas atualizações, desejo sorte aos utilizadores do sistema.
Antes de fazer a atualização, além do tradicional backup, recomendo pegar um alguidar, colocar uma pitada de farofa amarela, um punhado de pipoca, um crucifixo, uma estrela de Davi, um amuleto com a lua crescente, um trevo de quatro folhas, um pé de coelho, uma ferradura, encher com água benta, ajoelhar e pedir para Zeus e Odin que a atualização transcorra sem incidentes.
Boa sorte aos corajosos!
“Ah, vai dar pau, boa sorte, faça uma mandinga…”
Claro que tem que fazer mandinga quando a máquina só falta ter uma perna de pau, um gancho na mão e um papagaio no ombro de tanto crack e ativador que roda nela.
Gostei do novo cursor de texto, vai me ajudar já que sempre perco onde fica o cursor.
Fala isso não, tem um povo que vai exigir sua alma por gostar do W10…
Devo ter um parentesco muito grande com Zeus e Odin, não tive problemas com as últimas atualizações.
O mais engraçado é que pelo visto você não é utilizador do sistema, então, não sabe de fato, o quão bom ou ruim está.
Enfim!!! QUERO!
Eu fui até o dia que recebi uma dessas atualizações que nos forçam a reiniciar o sistema e ficar esperando por horas enquanto bolinhas giram na tela.
No final tomei uma uma tela azul com mensagem de erro na fuça e no reboot com uma tela pedindo pra configurar o teclado, e depois uma tela com opções “Continuar - Sair e continuar no Windows rollback” (que dava erro ao tentar continuar), “Solução de Problemas” (que não solucionava nada), “Usar um dispositivo” (que pedia um DVD do Windows para fazer instalação), “Desligar” e “Usar outro sistema operacional”.
A solução data pelo suporte oficial era formatar e reinstalar.
Como não tenho parentesco com nenhuma deidade, formatei e instalei outro sistema operacional.
Uma coisa que eu acho irritante no Windows é o uso desenfreado de recursos quando está fazendo update ou qualquer outro tipo de checagem, uma hora o sistema tá lindo, rápido e do nada um processo relacionado ao windows começa a usar muito disco e processamento impossibilitando o uso do PC.
Acho que deveria entregar ao usuário maior controle sobre essas coisas.
Será que agora dara pra por Win em ingles e Excel em pt?
Aqui aconteceu o contrário. Até então nunca tinha prestado atenção no consumo de recursos do update. Fui instalar (manualmente) um pacote maior esses dias e estranhei a demora, abri o gerenciador de tarefas e dos 8 threads, ele estava usando apenas 1, SSD em 1% de uso e RAM com 25% de uso.
Isso já é possível há algum tempo, não? https://support.office.com/pt-br/article/alterar-o-idioma-usado-pelo-office-nos-menus-e-nas-ferramentas-de-revisão-de-texto-f5c54ff9-a6fa-4348-a43c-760e7ef148f8?ui=pt-BR&rs=pt-BR&ad=BR
O que faço aqui é basicamente:
1 desabilitar o bit locker até finalizar o update, normalmente no boot ele já reativa
2 deixo a rede de casa como metered, assim nada de downloads de atualização em background
3 Edito a local policy para que atualização apenas quando eu mandar aplicar
4 deixo configurado para me exibir qualquer update apenas 30 dias depois de lançado
Agora que li tudo só digo uma coisa: só vem WSL2! Meu Docker precisa disso…
Eu uso assim no trabalho, só que ao contrário, Windows em pt-br e Excel em inglês
Uma coisa que hoje é fato é que a MS acredita que todos tem SSD…
Uma máquina corporativa já começa em dois mil reais (gabinete e monitor), vem com a versão pro e as empresas já reclamam bastante. Se falar para colocar SSD em todas as máquinas… é capaz de perder o salário.
Fato divertido:
Chefe achou que colocar um SSD qualquer já faria milagres na máquina dele.
Mandou comprar o mais barato que viu (uns 100 reais).
Tinha apenas 60 GB de espaço.
Ao invés de instalar o windows do zero e evitar problemas, ele quis clonar tudo (para “não perder tempo reinstalando”) e está assim até hoje.
A performance é uma bela porcaria e sempre está faltando espaço no disco.
No trampo já tem mais de ano que toda máquina nova vem com 256 de SSD
Se tem uma empresa que tem cacife pra manter o Windows é a MS, ela é a mais rica do mundo. Nos últimos anos melhorou muito com a pegada mais open source, apoiando Linux e tudo mais. E o Xbox também compartilhando games com PC.
Dinheiro ela sempre teve, mas a mudança das cabeças de liderança, começando com o Satya, tiveram esse efeito.
A porcentagem de usuários que enfrentam problemas é mínima. Eu mesmo nunca tive problema e gosto bastante do Windows 10. Quando o WSL2 chegar vai ficar ainda melhor. É claro que a mudança quanto à política de testes da Microsoft aumentou bastante a quantidade desse tipo de ocorrência e o número de usuários afetados, e eles tem que rever isso.
Eles que lutem! Não há sistema perfeito, mas a MS está mandando bem no seu.
Eu acho incrível como conseguem deixar o Windows cada vez mais feio e estranho. Sério, chega a dar dó!
Achei que ia terminar a frase falando “mais feio…”.
Li seu comentário é fiquei curioso. Qual sistema operacional você usa?
Esqueceu de mencionar o backup kkkkk
Coisas bem básicas. Qualquer usuário doméstico sabe como fazer.
Sim SSDs de 1TB ou mais.
Vejo que você nunca passeou pelos fóruns de suporte do Windows 10 e viu a quantidade de gente reclamando de problemas após ou durante uma atualização.
Seria interessante termos uma estatística séria de quantas pessoas já foram impactadas por problemas com atualizações do Windows para sabermos o quanto esse número é realmente “mínimo”.
Aqui em casa eram 4 computadores com Windows 10 e dois sofreram bugs com atualização. Logo essa estatística não me parece tão mínima já que fui afetado em 50%.
De todo jeito, sempre que rola uma atualização, é bom pedir a Alá, Buddha, Odin, Shiva, Xangô, YHWH, Zeus e todas as deidades por proteção.
Usuário de verdade é aquele que reclama com o sobrinho ou no Facebook, quem vai em fórum é geek e geek é um dos bichos mais CHATOS do mundo, quando trabalhava em suporte eu ODIAVA atender os ‘entendidos’ pelo simples fato que não aceitavam NENHUMA SOLUÇÃO. O mais legal quando dava certo e o fdp calava a porra da boca depois.
A Microsoft sempre dá número, giram em torno de 5% da base instalada
Qual a configuração dos computadores? Pois assim, em casa tenho o meu que tem SSD, 3ª geração i5 e 8GB de RAM e um HD, core 2 duo e 2GB de RAM. Um deu bug na instalação, por conta que o processo demorou demais e o computador chegou a travar, adivinha qual?
Eu não consigo
To no Mac agora (mas o link tem pra ambos os sistemas), deixa o OS X em Ingles e o Excel em pt-br
Ninguém compra um torno mecânico se não sabe usar…
Queria complementar que: O computador dos meus pais depois do upgrade HD parou de dar erro de atualização…
Só faltou dizer: W10 Professional. Porque no Home você não tem nenhum tipo de controle desse tipo.
SSD é caminho sem volta. HDD hoje em dia só pra armazenamento. O cara hoje comprar um computador NOVO com HDD é porque quer sofrer. Já pra quem tem computador antigo e não tem R$ 200 pra investir num SSD mas quer usar o W10…
No meu SSD, que tem uns 5 anos de idade, paguei R$ 650 na época (Samsung 840 EVO 256GB), era caro pacas. Hoje, com esse valor e garimpando um pouco, pego um SSD de 1TB mediano. Se esticar um pouco o orçamento pego um de ponta. Um da mesma capacidade do meu sai fácil por R$ 250-R$ 300. “Ah, mas não cabe nada!”. É aí que tá: SSD não é pra armazenamento e sim pra programas. Você pega seu HDD antigo, transforma ele em storage e deixa o SSD a cargo do SO e programas. Com um investimento quase ridículo sua máquina vai se transformar completamente.
“Ah, mas lá na empresa tem tantas máquinas e não querem investir nisso…” bom, aí já deixa de ser problema meu e sim da empresa.
Então Sérgio, por que a empresa entende que um Home denota um user bem básico e acaba que ele com Windows desatualizado é teóricamente mais arriscado do que que uma atualização automática.
Mas você lembrou muito bem, realmente nunca usei uma versão que não a professional…
Ansioso pela atualização. Nunca tive problemas com atualização, nem usando as builds do Windows Insider… e meu computador nem é grande coisa kkk
Qual fabricante e qual valor ?
Quando faço uma instalação limpa para clonar o windows (e facilitar a vida), considerando que já deixo os drivers e programas instalados, faz um bom tempo que não vejo passar de 15 GiB.
Não sei dizer valor, mas era HP e agora são Lenovos…
Você consegue informar como é a questão de “acionar a garantia” do equipamento ?
MacOS!!! Por quê?
Curiosidade mesmo… Eu uso ambos mas realmente não vejo toda a beleza que falam do MacOs e nem toda a feiura que falam do Windows, mas deve ser por que me basta um prompt de commando, essa questão de layout nunca foi algo que me chamou muita atenção…
Não faço idéia, sou da equipe de banco de dados, pessoal de workstation fica em outra gerência…
Eu devo ser muito sortudo. Todo post sobre atualização do Windows 10 tem relatos de problemas que surgiram ao atualizar o PC. Eu uso o Windows 10 desde 2017, sempre atualizo quando as novas versões são lançadas, e nunca tive qualquer problema decorrente disso.
Ao final da matéria, o último parágrafo menciona o WSL 2, osubsistema Linux para Windows. Vi poucos comentários nesse tema. Ou a maioria nem dá bola pro Linux sob Win…