Início » Aplicativos e Software » Huawei cria alternativa ao Google Play usando Amazon Appstore e mais lojas

Huawei cria alternativa ao Google Play usando Amazon Appstore e mais lojas

Aplicativo da Huawei funciona como buscador, mas não oferece downloads diretos

André Fogaça Por

A Huawei está testando um aplicativo chamado AppSearch, que será capaz de suprir a falta de aplicativos que existe dentro da AppGallery, alternativa da empresa chinesa para a ausência do Google Play em seus aparelhos e que utilizará lojas como Amazon Appstore como fonte.

Huawei AppSearch

A guerra comercial entre Estados Unidos e China fez a Huawei entrar em uma lista de empresas que não podem firmar negócios com marcas americanas, o que inclui fazer parte do grupo que tem acesso ao Google Mobile Services (GMS), que tem a Play Store (ou Google Play) no meio. Para entregar apps de forma oficial, a Huawei tem uma loja própria chamada de AppGallery, mas que sofre com a ausência de diversos aplicativos que todos usamos.

Uma solução é usar a Amazon Appstore, mas ela depende do download de um APK por site terceiro, o que pode abrir uma janela de riscos se o usuário não tiver conhecimento do que está fazendo. Pensando nisso a marca chinesa está testando um app chamado AppSearch e que é responsável por procurar algo em outras lojas, como o WhatsApp por exemplo - ele não existe na AppGallery.

Por enquanto o teste vale para a Alemanha, mas já existem mais países na lista de compatibilidade com o serviço como a Áustria, Canadá, China, França, Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda, mas sem Brasil. Dentro dele, a busca de aplicativos é feita a partir da Amazon Appstore, APKMirror, APKMonk, APKPure, Huawei AppGallery e sites oficiais dos apps.

A lista de download inclui WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, Skype, Waze, YouTube, Google Maps, Shazam e até o Google Chrome. O único detalhe é que o AppSearch serve como um buscador de fontes, que aponta o link para o download na loja onde o app foi encontrado, sem download direto.

Com informações: XDA-Developers.

Comentários da Comunidade

3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Léo
Acredito que acharam uma brecha, afinal a Amazon é estadunidense.
Redirecionar um link não diz, necessariamente, que aquela empresa está te ofertando um produto e/ou serviço.
Advogados…
Participe da discussão