Início » Comportamento » Torres 5G sofrem mais vandalismos após teorias da conspiração ligadas à Covid-19

Torres 5G sofrem mais vandalismos após teorias da conspiração ligadas à Covid-19

Segundo os conspiracionistas, o 5G poderia propagar o vírus ou enfraquecer o sistema imunológico das pessoas

Paulo Higa Por

Embora qualquer pessoa com mais de dois neurônios saiba que o 5G não tenha ligação com a propagação do coronavírus, as teorias da conspiração relacionadas às redes móveis continuam se espalhando pelo mundo: desta vez, torres de comunicação nos Países Baixos foram danificadas por “opositores” das antenas de celular.

Imagem: albertoadan/Pixabay

A teoria da conspiração já havia ganhado força no Reino Unido, onde pelo menos 20 torres de celular foram vandalizadas no começo de abril. Um sintoma de que não dá para levar o grupo “anti-5G” a sério é que a maioria dos equipamentos danificados continha apenas tecnologias 3G e 4G — assim como no resto do mundo, a expansão do 5G ainda é bastante lenta no território britânico.

Segundo o holandês De Telegraaf, diversas redes celulares foram danificadas por sabotagem ou incêndio criminoso na semana passada. Uma dessas torres também foi pichada com uma frase contra o 5G. Não se sabe exatamente a extensão dos ataques: o Coordenador Nacional de Segurança e Antiterrorismo (NCTV, na sigla em holandês), informa que “vários incidentes” ocorreram nos últimos dias.

O órgão holandês declara que “o possível impacto das falhas das torres de transmissão nos Países Baixos pode ser significativo”, além de prejudicar “a cobertura da rede de telefonia e, portanto, o acesso aos serviços de emergência”.

Entre as teorias contra o 5G está a história de que as torres de celular enfraquecem o sistema imunológico do indivíduo, o que facilitaria a contaminação pelo vírus. Outra ideia é a de que as ondas de rádio de 5G poderiam transportar o coronavírus pelo ar. As publicações também apontam que os primeiros testes de 5G teriam sido realizados na cidade de Wuhan, justamente onde começou a epidemia da Covid-19.

São ideias absurdas, embora não tanto num mundo em que existem pessoas que acreditam que a Terra é plana ou que a pandemia que parou o mundo inteiro seja apenas uma gripezinha. Ainda assim, mensagens de grupos “anti-5G” foram compartilhadas milhões de vezes em redes sociais, o que obrigou o Facebook e o YouTube a excluírem as teorias da conspiração.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
19 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Cardoso (@andre)

Não tá fácil dividir o mundo com essa gente, vão acabar nos matando.

Antony (@Antony)

Só aguardando o hate dos negacionistas

Rodolpho Camargo (@damagedparsley)

O tipo de gente que faz isso é igual ao leitor do Tecnoblog que votou no Bolsonaro

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Ah claro, pq todos que votaram no Bolsonaro são malucos terraplanistas, os que votaram na Marina são dinossauros, os que votaram no Ciro são Coroné e os que votaram no Haddad são jumentos né? É cada um que me aparece!

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

“as ondas de rádio de 5G poderiam transportar o coronavírus pelo ar”

Inacreditável até onde a ignorância pode chegar…

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Compartilha aqui na comunidade. Eu tenho curiosidade também.

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Se alguém tá tendo problemas com a esposx por causa da internet, definitivamente isso não é causado pelo roteador de 5GHz.

Só frisando q radiologia já mexe com frequências IONIZANTES. É diferente das frequências NÃO-ionizantes.