Início » Gadgets » Padrão NFC adiciona carregamento reverso de bateria em celulares

Padrão NFC adiciona carregamento reverso de bateria em celulares

A ideia não é de carregar um celular com outro, mas sim de usar o NFC para recarregar dispositivos pequenos

André Fogaça Por

O NFC Forum, grupo de discussão responsável pela tecnologia de comunicação de campo próximo, divulgou detalhes sobre o WLC e que utilizará o NFC para carregamento de pequenos dispositivos com ajuda de carregamento reverso de smartphones e outros aparelhos.

galaxy s10 buds carregamento reverso reverse nfc wlc

O WLC vai além, colocando o padrão NFC como possível ponte de carregamento entre dispositivos. O objetivo está longe de ser um celular carregar outro, indo para gadgets como fones de ouvido completamente sem fios, aparelhos de internet das coisas e tudo isso receberá até um watt de energia.

Um watt é pouco, mas é o suficiente para que um smartphone recarregue um fone de ouvido, com um só cabo e que recarrega as duas baterias ao mesmo tempo – plugado no celular, claro. Um ponto interessante é que a implementação do WLC pode ser facilitado por conta da difusão de smartphones com NFC, que é bem grande e vai até para modelos intermediários ou mais simples.

O NFC Forum é patrocinado por empresas como Apple, Google, Sony e Qualcomm, com membros famosos como Samsung, LG, Xiaomi e Huawei. Gente o suficiente para que a novidade possa aparecer em diversos aparelhos em um futuro próximo. Para além de smartphones, existem outras fabricantes que utilizam NFC em seus aparelhos, como é o caso do controle do Wii U, do New Nintendo 3DS e do Nintendo Switch.

O WLC ainda está longe de aparecer em aparelhos deste ano. Como suas especificações foram divulgadas agora, os primeiros dispositivos compatíveis devem levar algum tempo para chegarem ao mercado.

Com informações: Engadget.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@teh

Excelente. hj em dia pago tudo com NFC. nem consigo epnsar em celular que nao venha com NFc…

@ksio89

Idem. Pena que as fabricantes estejam indo na contramão do mercado e capando o recurso dos lançamentos, mesmo os mais caros. A Motorola é a grande culpada dessa depenação.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Finalmente acharam um uso do NFC que talvez justifique as fabricantes a colocarem ele em boa parte dos smartphones, gostei que se eu entendi certo, os celulares atuais com NFC poderão carregar os equipamentos que serão lançados no futuro, sem a necessidade de uma versão nova do NFC.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Fora os casos de smartphones da Motorola que lá fora tem NFC mas que no modelo vendido no Brasil não tem. Poxa, no finalzinho de 2013 eu paguei menos de 1000 reais em um Android intermediário que já tinha NFC e WiFi 5 GHz, não entra na minha cabeça aparelhos ditos “intermediários”, lançados em pleno 2020, não terem esses recursos, a essa altura era pra ter isso até mesmo nos modelos de entrada…

@ksio89

Exatamente, a Motorola adora capar NFC do modelo nacional. E cara, meu LG Optimus G, que foi lançado em 2012 já tinha NFC, no qual paguei 849 reais em 2014. A resposta cabe ao consumidor, enquanto tiver quem pague mais de 1200 reais nessas porcarias sem NFC e/ou WiFi 5GHz, as fabricantes vão continuar lançando, povo parece que aceita qualquer lixo que as fabricantes empurram goela abaixo.

Tem hora que me dá vontade de fazer loucura e comprar um Moto G7 Plus e repassar o Moto G6 Plus pra minha mãe, porque tenho medo de não ter nenhum smartphone com NFC de valor acessível no futuro.