Início » Aplicativos e Software » Spotify testa podcasts em vídeo com estrelas do YouTube

Spotify testa podcasts em vídeo com estrelas do YouTube

Teste envolve apenas três episódios de um podcast, mas será expandido para outros programas na plataforma

André Fogaça Por

O Spotify está testando uma forma inusitada de entregar podcasts para quem acompanha este tipo de conteúdo na plataforma: com ajuda de vídeos. A ideia pode envolver o objetivo de chamar mais atenção para o criador de conteúdo com ajuda de quem já faz sucesso no YouTube.

spotify tecnoblog

O podcast nasceu como um “rádio 2.0”, para que o áudio seja o meio de distribuição, mas alguns criadores utilizam este meio junto do YouTube para fisgar mais ouvintes para onde for, seja Spotify, Deezer, Google Podcasts, iTunes, Pocket Casts ou outro agregador.

Um teste interno e com apenas três episódios de um programa tenta beber desta fonte, colocando um vídeo que roda automaticamente quando o seguidor do podcast clica ou toca para reproduzir. Ele acontece no programa Zane and Heath: Unfiltered, que tem as vozes de Zane Hijazi e Heath Hussar, já famosos no YouTube.

Até o momento só metade dos ouvintes deste podcast receberá os vídeos, não é necessário seguir o programa e eles estão nos episódios 28, 29 e 30. Eu testei aqui, como não assinante do Spotify e o vídeo não abriu em nenhum dos exemplos. A imprensa americana afirma que mesmo para quem o vídeo será exibido, não existe nenhum aviso no episódio de que ele não é limitado ao áudio.

Alguns detalhes são importantes: o vídeo é sincronizado com o áudio do episódio, ele não será pausado quando a tela do smartphone onde é reproduzido está bloqueada e o idioma do vídeo não será traduzido com legendas para outros locais que falam outra língua.

Uma fonte próxima ao assunto diz que este teste será expandido para outros programas de outras pessoas ou grupos. É interessante ver que podcasts podem ficar com mais riqueza no detalhe das informações, mas eu acredito que quem segue este tipo de mídia não será o público que vai ouvir e assistir um episódio.

Eu mesmo, amante de podcasts, só escuto um ou outro pelo YouTube por estar lá, de aba em background e sem parar de fazer o que estou fazendo. E você?

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Breno (@bbcbreno)

Eu mesmo, amante de podcasts, só escuto um ou outro pelo YouTube por estar lá, de aba em background e sem parar de fazer o que estou fazendo. E você?

N sou ouvinte de podcast pq simplesmente não consigo prestar atenção no q tô ouvindo e fazer algo. Todas as vezes que tentei ouvir e fazer algo, sempre me via ou parado prestando atenção no áudio ou produzindo sem entender nada o q estava ouvindo.

No curto período q ouvi podcast de forma frequente (inclusive foram os podcasts daqui do TB), ouvia deitado na cama, de olhos fechados e com a luz apagada, focava 100% no áudio. Confesso q foi legal a experiência, mas acabei não tornando isto um hábito e hoje não escuto nada.

Tech Nerd 🤓 (@technerd)

Você não ouve rádio ou música fazendo outras coisas? É a mesma lógica, talvez tenha que se adaptar, mas eu só ouço podcast fazendo comida, lavando louça ou limpando a casa.

Fagner com F (@FagnerLopes)

mas Podcast com vídeo, num é o Youtube? rs

Thiago Mobilon (@mobilon)

Eu também tenho isso. Aqui costumo ouvir no banho, na academia, andando de bike, passeando com os cachorros e no carro. Trabalhando não dá.

Juliano Ferretti (@Ferretti)

Gosto muito de podcasts, mas o Spotify ainda deixa muito a desejar em sincronização com múltiplos aparelhos, as vezes quero mudar rapidamente do celular pro PC ou fazer o oposto e o que está tocando no celular é uma coisa e o que está no PC é um episódio que estava ouvindo ainda antes de estava ouvindo no celular, isso quando vc termina de ouvir uma lista de podcasts e quando vc vai em outro dispositivo aquele episódio que vc já havia estudado ainda estão como não reproduzidos em outro aparelho, é meio frustrante. Isso é um gargalo de quase todos os agregadores.

Pensei que com o lançamento do Google Podcasts, pra iOS e Web, jundo com o Android, isso seria diferente, afinal é a Google, né! Mas mesmo na Google as vezes o programa e a lista de reprodução não é a mesma, pelo menos o que vc reproduziu em um dispositivo, fica marcado nos outros corretamente, mas ainda assim não é o desejado.

No Apple Podcasts, mesmo problema do Spotify.

O disparado melhor agregador é o Pocket Casts, que vc pode pausar o que está ouvindo, fechar no celular e imediatamente abrir no PC, que ele estará la no exato ponto onde foi deixado no celular, mas com os programas exclusivos no Spotify, programas as vezes que gosto de ouvir, me vejo obrigado a usar!

Se o Spotify resolver esse gargalo, com certeza será o melhor de todos, pois até então é o que tem a melhor oferta de programas exclusivos.