Início » Gadgets » Cartões de memória SD Express serão quatro vezes mais rápidos

Cartões de memória SD Express serão quatro vezes mais rápidos

SD Express 8.0 promete cartões de memória SDHC, SDXC e SDUC com taxas de velocidade de quase 4 gigabytes por segundo

Bruno Gall De Blasi Por

A SD Association anunciou uma nova versão do SD Express nesta terça-feira (19). A especificação SD 8.0 promete ser quatro vezes mais rápido, com taxa de transferência de cerca de 4 GB/s, e será capaz de guardar e reproduzir vídeos em 8K, segundo a entidade responsável por padronizar cartões de memória. O padrão estará disponível em cartões SDHC, SDXC e SDUC.

SD Express (Foto: Divulgação/SD Association)

O SD Express 8.0 promete bastante velocidade em um cartão de memória: a nova especificação possui taxa de transferência de 3.940 megabytes por segundo (MB/s). O valor é quatro vezes superior às taxas do SD 7.0 e o SD 7.1, ambos com 985 MB/s e PCIe 3.1.

Tudo isso é possível graças às interfaces PCIe 4.0 e NVMe Express. “O uso de arquiteturas PCIe e NVMe ainda mais rápidas para fornecer velocidades de transferência mais rápidas cria mais oportunidades para os dispositivos que utilizam cartões de memória SD”, explica Mats Larsson, analista de mercado sênior da Futuresource.

O SD 8.0 poderá abrir portas para diversas atividades que dependem de altas taxas de transferência. De acordo com a SD Association, além de vídeos em alta resolução, a novidade permitirá o uso de cartões de memória para a reprodução jogos e em dispositivos IoT, por exemplo.

Mesmo assim, ainda não há cartões SD Express com a nova especificação à venda, assim como não há dispositivos compatíveis com o SD 8.0.

O novo padrão estará disponível em cartões de memória SDHC, SDXC e SDUC.

Com informações: SD Association, The Verge e Engadget

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Orlando Silva (@Orlando_Silva)

Tomara também que seja o indício de menos excessos nos símbolos nos cartões que acabam confundindo o consumidor.

Schio ☭ (@Sckillfer)

Por um momento fiquei: ué, mas isso são as velocidades do velho sata 3: 6 Gbps. Daí me liguei que são 6Gbps vs 4GBps.