Início » Aplicativos e Software » Android 11 dificulta instalação de aplicativos via arquivo APK

Android 11 dificulta instalação de aplicativos via arquivo APK

Previews mostram que mudança no sistema de arquivos do Android 11 dificulta instalação de apps de fontes desconhecidas via APK

Emerson Alecrim Por

O Android 11 está vindo aí e as versões preview do sistema liberadas até agora mostram uma característica que pode incomodar a quem é adepto de aplicativos que estão fora da Google Play Store: a instalação de apps via arquivo APK deve ficar mais difícil na nova versão.

Android Droid (imagem: PxFuel)

No Android 10 e versões anteriores, o procedimento de instalação — por meio de um navegador ou via APKMirror Installer, por exemplo — costuma envolver uma permissão manual de instalação. Após a permissão ser concedida, você pode voltar à tela anterior para continuar com o procedimento.

Nas prévias do Android 11, porém, o processo tem sido diferente. Usuários notaram que, após a autorização de instalação do arquivo APK ser concedida, o retorno à tela anterior não mostra mais o app a ser instalado, ou seja, não é possível continuar de onde o procedimento foi interrompido.

Como é no Android 10

Como é no Android 10

Bug? Restrição existente apenas nas versões preview? Os desenvolvedores do sistema operacional sinalizaram que não. De acordo com uma explicação fornecida após numerosas reclamações, essa limitação é consequência do Scoped Storage, uma novo conjunto de regras de segurança que define como os apps podem acessar o armazenamento do aparelho.

Basicamente, o Scoped Storage faz, no Android 11, um aplicativo iniciado sem permissão de armazenamento obter uma visão do sistema de arquivos que não permite gravação de dados em determinados diretórios.

Como tem sido no Android 11

Como tem sido no Android 11

Depois que a permissão é concedida, essa visão não é mais válida e precisa ser atualizada. O problema é que essa atualização não é feita em tempo real. Então, quando o usuário volta à tela de instalação após fornecer autorização para tal, percebe que o app não está mais lá para o procedimento continuar.

O Google simplesmente afirmou que está avaliando a situação. Não está claro, portanto, se e como essa limitação vai ser resolvida. O temor é o de que, no final das contas, essa seja uma forma de coibir instalações de aplicativos que estão fora dos controles da Google Play Store.

Com informações: Android Police.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Espero que o Google volte atrás nessa mudança, se for pra usar SO cheio de frescura e restrição melhor migrar logo pro iOS. Mas não é de hoje que Mountain View tenta tornar o Android mais fechado, sendo que a liberdade é o grande trunfo do sistema operacional, o que é uma vantagem desde que o usuário não seja um completo idiota.

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Começou a palhaçada! Só espero que a Google lembre que o Android só virou oq é hoje por causa da facilidade de piratear aplicativos

@ksio89

Infelizmente muitos aproveitam essa possibilidade pra pirataria, no meu caso não uso apps Jack Sparrow e sim apps que vão contra a políticas do Google e que por isso não estão disponíveis na Play Store, como Adaway, NewPipe, Xposed Framework etc.

Alex (@wuhkuh)

Sempre foi desse jeito, tentávamos instalar, pedia permissão, íamos nas configurações e tínhamos que clicar de novo pra começar a instalação, do Oreo pra cá que já fica esperando liberar

Alvaro Teixeira (@alvaroamt)

Problema de mencionar a segurança é que, por exemplo, os apps autorizados encontrados na Play Store, que depois são descobertos como grandes espalhadores de malware, ainda continuam, né?

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

Mais um fechamento no Android para tornar as fabricantes mais dependentes da Play Store.
Se isso ocorrer realmente, a Google vai perder usuários de futuras versões do Andoid ou as fabricantes vão usar alternativas como a versão do Android sem a Google Play Services.
Por isso, achei boa a iniciativa da Huawei em se livrar do Google Play Services após as sanções dos EUA. Vai ser um início para que as fabricantes busquem alternativas ao ANdroid.

Renato Garcia (@Renato)

Dificuldade é diferente de proibir, então se continuar permitindo, mesmo que mais difícil, por mim tudo bem. Pode ajudar os usuários mais leigos a não saírem instalando qualquer APK que veem por aí.

Vinícius de Ávila Jorge (@viniavila)

E tenho certeza que, na pior das hipóteses, ainda será possível instalar via adb… Só será mais complicado, não impossível.

Leonardo Brandão Gonçalves (@leonardobg7)

Não proibindo o root, pode inventar qualquer firula.