Início » Aplicativos e Software » Google Maps dará alertas sobre COVID-19 em rotas e transporte público

Google Maps dará alertas sobre COVID-19 em rotas e transporte público

Apps do Google Maps para iOS e Android darão alertas para ajudar usuário a se locomover com mais segurança durante pandemia

Emerson Alecrim Por

Mais do que informar sobre o melhor caminho, o Google Maps assumiu a função de ajudar o usuário a se locomover com mais segurança nesta época de pandemia, seja com veículo próprio ou por meio de transporte público: a partir desta semana, os aplicativos do serviço para iPhone e Android darão avisos relacionados à COVID-19.

Google Maps

O Google Maps já exibe informações a respeito da pandemia. Ao abrir o aplicativo, uma caixa com os dizeres “Coronavírus (COVID-19)” aparece na sequência. Tocando nela, é possível ter acesso a informações de prevenção e monitoramento.

Os alertas são diferentes, pois relacionam o percurso que o usuário precisa seguir com a COVID-19. Dependendo da região, o Google Maps poderá exibir alertas sobre serviços de transporte público parcial ou totalmente paralisados por causa da pandemia, bem como sobre vias que estão bloqueadas ou têm acesso restrito — para evitar congestionamentos próximos a hospitais, por exemplo.

A ideia é exibir alertas baseadas no contexto da situação. Por exemplo, se o usuário colocar no Maps o endereço de um hospital ou centro de testagem para COVID-19, o aplicativo lembrará, se for o caso, que a pessoa deve telefonar para a unidade no intuito de confirmar se conseguirá atendimento caso siga até lá.

Já faz algum tempo que o Google Maps é capaz de informar os horários mais movimentados do transporte público, recurso útil para que o usuário saiba qual linha de ônibus ou metrô é mais cheia em determinados períodos.

Google Maps - alertas relacionados à COVID-19

As informações sobre transporte público estão sendo expandidas para informar com mais precisão quais horários ou locais têm mais aglomeração. Para o transporte por trens, por exemplo, basta digitar o nome de uma estação ou localizá-la no mapa para conhecer os períodos de maior lotação ou os horários programados de partidas.

De acordo com o Google, as informações do Maps relacionadas à COVID-19 serão exibidas em países como Argentina, México, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil no decorrer das próximas semanas.

Convém destacar, porém, que parte desses alertas depende de dados fornecidos por órgãos governamentais, logo, a variedade e qualidade das informações podem mudar de país para país.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação