Início » Demais assuntos » Dupla de geeks cria computador que calcula 5 trilhões de dígitos de Pi

Dupla de geeks cria computador que calcula 5 trilhões de dígitos de Pi

Avatar Por

Provando mais uma vez que pessoas com muito tempo nas mãos podem realizar feitos incríveis, dois geeks, um engenheiro japonês e um estudante americano de ciência da computação, conseguiram quebrar ontem o recorde mundial para dígitos calculados de Pi. Alexander Yee e Shigeru Kondo terão agora seus nomes reconhecidos mundialmente. Ao menos dentro dos círculos de geeks e aficionados por matemática.

Shigeru Kondo foi o engenheiro responsável por montar a máquina, cujo hardware não tinha nada de modesto. Dentre os itens usados estão incluídos dois processadores Intel Xeon X5680 com clock de 3.33 GHz e 12 núcleos, 96 GB de memória RAM DDR3 e 22 HDs diferentes totalizando 39 terabytes (1 TB para drive de boot, 6 TB para armazenar os dígitos de Pi e 32 TB para usar de memória dinâmica e processar os números). No total foram gastos quase 18 mil dólares montando esse monstro.

Já Alexander Yee foi quem criou o programa para calcular os dígitos de Pi, chamado Y-cruncher. Ele instalou-o no Windows Server 2008 R2 Enterprise de 64 bits que rodava na máquina e iniciou o programa. A partir daí, foi preciso aguardar por volta de três meses para chegar ao 5 trilionésimo dígito do conhecido número irracional.

O recorde anterior era do francês Fabrice Bellard, que usou um singelo computador desktop com um Intel Core i7 e 6GB de memória RAM para encontrar 2,7 trilhões de dígitos.

Com informações: Physorg, Gizmodo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

sebastião vieira
"JESÚS ME SOCORRA" Esses japoneses estão com problemas sérios. Isso é sonambulismo. Peço alguem que os acordem e que eles fiquem de olhos bem abertos para o bem da humnidade.
Mateus
O engraçado é o pessoal em um blog de tecnologia desprezando matemática e dizendo ser inútil...

Os méritos são pra eles sim, eles que montaram o computador, e antes de julgar nós não sabemos como seria proporcionalmente a dificuldade para um computador dessa potência calcular 5 trilhões em relação ao do francês calculando 2,7 trilhões.

E se acham que 18 mil é muito deviam antes de mais nada olhar pro seu próprio país que possui esquemas de corrupção que desviam milhões.

Na maioria dos recordes muito dinheiro é gasto, e quase todos eles não são tão úteis, alguns até estúpidos, agora imagina se tu pegas um guiness e a cada recorde fica falando: "ta e eles estão salvando o mundo?" "no que isso vai alterar na minha vida sexual?"

Se ta preocupado com isso ficar no computador não irá te ajudar muito a salvar o mundo ou fazer sexo...
Web Dicas
que nada..
Hernani
Roda Crysis 2? Isso já virou clichê não?
Bruno Gall
Nossa! Isso mudou minha vida, eu fujo do PI das aulas de matematica e vejo ele no Tecnoblog #medo
Daniel Drumond
Certeza que não teria melhor desempenho usando uma distro Linux? o.o'
algorista
Agora os caras já podem sair por aí tirando onda dizendo "O meu pi é maior que o seu...".
Kaze_Senshi
Essas brincadeiras assim podem ser importantes. Vai que eles descobriram algum bom algoritmo para processamento de número que poderá ser usado mais tarde em campos científicos ou no processamento de imagens.

Mas sou mais o francês que conseguiu aquilo com um pc só :P
@junis
Que falta do que fazer, hein?
kylefurtado
Que útil não?!
Dekamaster
Não vou atirar pedra, mas não dá pra querer calcular assim proporcionalmente e achar que o anterior fez melhor por causa disso, a porcentagem de complexidade do cálculo vai aumentando a cada passo.
Um exemplo bem nerd, mas é como em um jogo de rpg, é mais fácil você ir do lvl 1 ao 20 do que talvez do 20 pro 21.
Breno Brito
Cara, desisto de colocar "Sarcamos" entre tags. Wordpress, vc venceu! -.-'

"SarcamosOFF" pronto!
ps.: insira a linha acima no meu primeiro post aqui :)
Breno Brito
¬¬’ #PorraWordPress…

de novo:

e de novo...

Breno Brito
¬¬' #PorraWordPress...

de novo:

Breno Brito
Breno Brito
Nãaao, não queira comer o strogonoff desse pessoal, vai por mim. :D
@maisdetrinta
Tá, mas "o que" é possível, exatamente?
- É possível calcular 5 trilhões de dígitos?
- É possível gastar 18 mil verdinhas num computador que calcula algo que ninguém quer saber?
- É possível o Windows gerenciar 12 núcleos, 96 GB de memória RAM DDR3 e 22 HDs ?
- É possível japoneses e americanos trabalhando "realmente" juntos?

Será que não para...
- Calcular os próximos números da mega-sena acumulada?
- Jogar paciência?
- Render uns beijos na boca (eu fui educado!)
- Fazer estrogonofe?
@rodbzro
De repente o algoritmo pode ser usado para outras coisas. O Teflon, por exemplo, é o revestimento externo dos caças Stealth da USAF. Alguém da manutenção percebeu que nada grudava na lataria e hoje a maioria das pessoas possui louça com essa tecnologia em casa.
@LuanderFB
Muito útil!
@Swdezerbelles
Concordo. Td bem que eles mostraram que é possível, mas onde fica a parte da usabilidade? Deveriam criar algo que nos fossse útil, isso sim.
Juarez Lencioni Maccarini
Já fiz uma vez um programa que calculava o ?, foi bem fácil até… Mas acho que não deixei ele nem uma hora rodando, me encheu o saco e eu tinha mais o que fazer :P
JoseRenan
como podem fazer uma coisa dessa isso não terá nenhuma serventia no cotidiano, penso que eles são inteligentes mas não o suficiente pra fazer algo que realmente mude o mundo :)
Zants
No recorde anterior foi usado um Intel Core i7 e 6GB de memória RAM para encontrar 2,7 trilhões de dígitos, no recorde novo foi usado um Intel Xeon X5680 com clock de 3.33 GHz e 12 núcleos, 96 GB de memória RAM DDR3 e 22 HDs diferentes totalizando 39 terabytes...
Comparando as duas máquinas, o novo record não foi um feito e tanto assim, só teve calculada quase a metade a mais do recorde anterior com uma máquina muuuuuito superior ao do recorde antigo... Pronto, podem atirar as pedras =)
@rodbzro
O "problema" do GPU é que você precisa, além de programar o software, saber como otimizar o uso do hardware. Porque, ao menos em CUDA, se você não cria um algoritmo que utiliza todos os buffers de memória possíveis, o hardware será subutilizado. O CPU não tem esse problema porque ele executa as operações consecutivamente, uma após a outra. Porém, como o CUDA funciona de forma paralela, você precisa sempre especificar quem (os cores, nodes, etc) vai processar o quê e quando (sincronia de threads, etc).
Rafael Silva
Mostrar que é possível, basicamente. :P
Alexandre
Certo, pra que isso mesmo?
@amsalau
Tá certo, pelo menos por princípio clássico não seria muito otimizável mesmo.
@amsalau
Ele explica aqui quais os problemas em fazer isso numa GPU

http://www.numberworld.org/y-cruncher/
@squarebeast
Tá... E que benefício isso trouxe à humanidade? ¬¬
@danieldevelop
Respeite a máquina "caseira" de 18 mil dolares =)
@rodbzro
Não realmente, o paralelismo em GPU funciona com cálculos que seguem a mesma regra (função) porém com variáveis diferentes. São executados ao mesmo tempo com imensa rapidez justamente por causa disso, o que torna operações como o encode/decode de arquivos 10, 20, 30, n vezes mais rápido que por CPU.

Para calcular os algarismos de PI utilizam o conceito matemático de séries. Dessa forma, _cada_ algarismo decimal de PI é calculado por um somatório de funções _diferente_. Essa é a parte importante que não permite paralelizar, em GPU, a execução. Contudo, utilizar GPU para calcular cada função do somatório pode acelerar, sim, o cálculo, mas mesmo assim depende do tipo de série utilizado.
vinisjp
Isso não procede.
Leia o FAQ: http://www.numberworld.org/y-cruncher/
Breno Brito
A filosofia ocidental, certamente que não. Agora sobre a sua vida sexual... hmmm.... bem provável.
@rodrigoartus
Era tudo que eu queria sabe... alguns trilhões de dígitos depois da vírgula...
@amsalau
Alguém, por acaso, tentou programas uma GPU de ultima geração pra fazer isso? Aposto que seria umas 20x mais rápido e gastando 80% menos.
@_leosiqueira
Vendo pela capacidade de hardware, também fico com o francês... se ele tivesse a máquina desses dois aí, teria chegado aos 50 trilhões rsrs.
Sr. Sem Papo
ta o que seria número irracional.? PI O>o
DanceMania
e qual é mesmo o trilionésimo dígito do número irracional? isso modificaria toda a filosofia ocidental e minha vida sexual... #aff
@juanlourenco
Isso porque ninguém se deu ao trabalho de gastar processamento de um supercomputador com isso. Se com uma máquina "caseira" chega nos 5tri, imagina com o Jaguar (http://en.wikipedia.org/wiki/Jaguar_%28computer%29)
@danielpinheir0
Poxa, disputa totalmente desleal ¬¬. Meus méritos ainda são do Francês!
Francis Rosario
Tá ai meu novo hobby.