O Google liberou o primeiro beta do Android 11. A versão de testes do sucessor do Android 10 chega com melhorias nas notificações de mensagens, atalhos para controlar dispositivos inteligentes e incrementos no controle de privacidade do celular. A prévia do novo sistema operacional para smartphones estará disponível para proprietários da linha Google Pixel a partir desta quarta-feira (10).
- As primeiras novidades do Android 11 que o Google não mencionou
- Como atualizar a versão do seu Android
As melhorias nas notificações estão entre as principais novidades do Android 11. Além de agrupar alertas de mensageiros em um espaço dedicado, a nova versão do sistema operacional contará com um recurso conhecido como “Bubbles”, função similar ao “ícones de bate-papo” do Facebook Messenger, que permite responder e visualizar conversas sem precisar abrir o aplicativo.
Já o Gboard receberá melhorias. Segundo a companhia, o teclado virtual do Google irá oferecer sugestões mais “relevantes e automáticas para emoji e texto” graças a recursos de aprendizado federado. E o melhor: “funciona sem que o Google veja nada do que você digita”, explica a companhia.
O Android 11 Beta contará com novos controles de mídia e novas funções ao pressionar o botão para desligar o smartphone. Entre elas estão o controle de dispositivos inteligentes, como lâmpadas, termostato, entre outros, e o acesso à carteiras digitais para realizar pagamentos por aproximação via NFC ou apresentar o cartão de embarque em um aeroporto.
Em relação à privacidade, o novo software do Google incrementou o controle do uso de câmeras, microfone e afins por aplicativos. Assim como no iOS, agora o usuário poderá autorizar o acesso somente uma única vez. Dessa forma, o app não terá mais permissões permanentes, como acontece nas versões atuais do sistema.
O Android 11 também irá suspender as permissões caso o uso do aplicativo não seja frequente. Segundo o Google, “se você não usar um aplicativo por um longo período de tempo, todas as permissões associadas a esse aplicativo serão redefinidas e notificaremos você sobre o mesmo”.
Outros novos recursos estarão presentes no Android 11, como gravador de tela nativo, melhorias nas atualizações e alterações na instalação de aplicativos via APK.
A versão de testes do sistema operacional estará disponível em celulares Google Pixel 2 e gerações mais recentes a partir desta quarta-feira (10). Outros smartphones receberão o Android 11 Beta nas próximas semanas.
Android 11 Beta teve lançamento adiado
O Android 11 Beta chega após ter o lançamento adiado em maio e no começo de mês. Antes previsto para 3 de junho, o Google desmarcou a disponibilização da primeira versão de testes do sistema operacional possivelmente devido aos protestos contra o racismo, nos Estados Unidos, provocados pela morte de George Floyd. “Este não é o momento de celebrar”, explicou a empresa na época.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Ainda falta um gravador de chamadas nativo, de resto não tenho sentido falta de mais nada no android.
Verdade, gostei do gravador de tela no 10, e um gravador de chamadas nativo iria bem também, contudo temos que pensar o seguinte: a maioria das pessoas não usa isso, então pode ser desnecessário adicionar mais funcionalidades de nicho que podem facilmente ser atendidas por apps específicos e acabar inchando demais o SO.
E o Fuschia? Não seria melhor o Google encerrar o Android e focar no novo OS?
Eu lembro de ter visto em algum lugar que gravação de ligações é restrita por legislação em vários países, o outro lado da conversa ter que ser avisado que a ligação está sendo gravada antes da gravação começar (daí o telemarketing nos avisar logo no começo da ligação, antes mesmo de tentar vender algo)
Em contrapartida, o aviso de radar em ruas e avenidas também é proibido em muitos lugares, inclusive aqui, e o Maps passou a avisar nativamente. Hoje eu acho que tem tão pouca ligação que tenho dúvida se o recurso ainda seria relevante o suficiente pra Google inclui-lo
cara, mas a google tirou o suporte a esses apps … exemplo, áudio interno foi bloqueado por ela. aí depois ela veio com a história de colocar no app de chamadas dela, justamente monopolizando a função.
Além da Xiaomi (e outras chinesas), desconheço alguma fabricante q coloca gravador de chamada em seu telefone.
Até onde sei, muitos países não permitem fazer gravação de chamada sem o consentimento/informação à outra pessoa da linha. No Brasil, é por isso q quando vc liga pra uma central tem aquela informação “esta ligação poderá estar sendo gravada”.
Google tá mexendo nas notificações, espero q melhore a parte de agrupar mensagens do mesmo app. Isso existe há anos e ainda n funciona direito pq depende de como o app envia a notificação. E boa parte dos apps não agrupa as notificações. =/
Entra os 2 lados ai, abrir pra qualquer um fazer pode ser um risco de segurança, ficando restrito é mais facil de evitar o abuso da ferramenta.
Gravador de chamada teria me poupado problemas com as mentiras que o meu provedor de internet regional me contou.