Início » Aplicativos e Software » Facebook trabalha em integração entre WhatsApp e Messenger

Facebook trabalha em integração entre WhatsApp e Messenger

Integração entre Facebook Messenger e WhatsApp deve demorar, mas primeiros passos já estão sendo dados

Emerson Alecrim Por

Quase um ano e meio se passou desde que Mark Zuckerberg confirmou o plano de integrar o Facebook Messenger, o Instagram e o WhatsApp. Mas, de lá para cá, praticamente nada mudou. Mas isso não quer dizer que o assunto morreu: recentemente, pistas sobre uma integração entre esses serviços foram encontradas.

WhatsApp

Capturas de tela liberadas pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi no Twitter sugerem que o Facebook trabalha, no momento, para recomendar o Messenger dentro do Instagram. Como destaca o WABetaInfo, isso não chega a ser, necessariamente, uma integração. Aparentemente, esse recurso permite apenas que o Messenger seja acionado a partir do Instagram:

Messenger a partir do Instagram

Por outro lado, uma terceira imagem liberada pelo desenvolvedor mostra o que seriam tabelas de bancos de dados. Os nomes dessas tabelas sugerem uma integração entre o Facebook Messenger e o WhatsApp:

Banco de dados Messenger - WhatsApp

Os nomes fazem referências a várias possíveis funcionalidades, como a de o Facebook Messenger identificar usuários bloqueados no WhatsApp, listar membros de um grupo e obter informações específicas de uma conversa (número de telefone de um contato e um contador de mensagens, por exemplo).

Na primeira olhada, parece que o Facebook Messenger está simplesmente clonando o WhatsApp, mas tudo indica que, na verdade, o banco de dados serviria justamente para viabilizar a integração entre os dois serviços.

Mas, se a integração estiver mesmo a caminho, não chegará tão cedo aos usuários. De acordo com o WABetaInfo, vários aspectos ainda precisam ser tratados, por exemplo: o Facebook salvará esse banco de dados em um servidor para download em outros dispositivos? Será possível desativar a integração entre os serviços?

O Facebook precisa lidar também com o desafio de manter a criptografia ponta a ponta entre dois mensageiros que seguem dinâmicas de funcionamento muito diferentes.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DeadPull (@DeadPull)

Eu estou só esperando sair essa tal integração pra abandonar o whatsapp de vez. Opções no mercado não faltam.

João Almeida (@Joao_Almeida)

pra ficar pior o que já é

² (@centauro)

Já opções no mercado que tenha atratividade o suficiente pra convencer a família toda migrar…

De qualquer forma, as dificuldades técnicas que eles vão enfrentar pra conseguir fazer essa integração não são poucas.
Se bobear seria mais fácil eles criarem um novo mensageiro do zero integrando tudo.