Início » Celular » Oppo anuncia carregador sem fio de 65 W que enche bateria em 30 minutos

Oppo anuncia carregador sem fio de 65 W que enche bateria em 30 minutos

Oppo AirVOOC é o carregador wireless mais rápido do mercado e tem compatibilidade com padrão Qi

Paulo Higa Por

Carregadores wireless não costumam ser muito ágeis, mas a Oppo revelou nesta quarta-feira (15) um acessório que chega a ser mais rápido que muito carregador com cabo por aí: o Oppo AirVOOC com potência de 65 watts pode encher a bateria de um smartphone em apenas meia hora.

Oppo AirVOOC de 65 W

O acessório foi revelado junto com o novo carregador de 125 W da Oppo. O modelo sem fio quebra um recorde de potência na recarga por indução: até então, os mais rápidos eram os da Xiaomi e da Huawei, que chegavam a 40 W. E o avanço é considerável em relação aos celulares mais vendidos: o Galaxy S20 Ultra e o iPhone 11 Pro Max só suportam recargas sem fio de 15 e 7,5 watts, respectivamente.

O carregador sem fio da Oppo possui duas bobinas de 20 volts com correntes de 2 e 1,25 A, respectivamente, posicionadas de forma paralela. O celular precisa estar na vertical para ser carregado a 65 watts, mas, se você deixá-lo no modo paisagem, ainda poderá aproveitar uma velocidade considerável de recarga a 25 W.

Para que a mágica funcione sem incendiar sua casa, a Oppo colocou um sistema de resfriamento integrado sob as bobinas para aumentar a eficiência da recarga, além de uma ventoinha na base que esfria tanto o carregador quanto o celular. Segundo a Oppo, isso permite que a traseira do celular fique até 2 ºC mais fria do que apenas utilizando uma ventoinha para dissipar calor, como outros modelos.

Há uma tecnologia de detecção de objetos estranhos e um sistema de proteção em cinco etapas para manter a segurança do carregamento. E a potência máxima é atingida desde que o celular se mantenha a uma temperatura abaixo de 40 ºC. O gráfico de carregamento do AirVOOC de 65 W é bem parecido com o do SuperVOOC, com fio, de mesma potência:

Oppo AirVOOC de 65 W

A Oppo diz que o AirVOOC de 65 W será “a primeira opção de carregador dos usuários na era 5G”, mas não revelou quando o acessório começará a ser vendido.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

Penso que esses aparelhos funcionam melhor em países frios. Eu moro no nordeste. O meu smartphone tem carregamento rápido. Em dias em que a temperatura está acima dos 30°, o meu telefone parece que vai esplodir de tão quente que fica, durante o carregamento.

Tiago Jeronimo (@TiagoJL)

Tenho um Note 9 e só carrego ele usando carregamento sem fio. Tenho duas bases, uma da Samsung e outra da Xiaomi. Nunca enfrentei problemas superaquecimento.

Ah, moro no sertão da Paraiba.

Eu (@Keaton)

Como anda a perda de energia desses carregadores sem fio? Da ultima vez que eu olhei, eles desperdiçavam muita energia. Entregando algo entre 50% e 70% da energia que tiravam da tomada.

Jedielson (@Jedielson)

É por aí mesmo. Carreguei um dia via power bank pra medir a eficiência e El consumiu uns 25% a mais do que o se tivesse ligados direto a ela via cabo.

² (@centauro)

Bateria não gosta de temperatura fora do espectro ótimo de funcionamento (entre 15 ° e 35 ° C no caso das de Li-on).
Temperatura baixa afeta a performance, fazendo a bateria acabar mais rápido, temperatura alta afeta a vida útil da bateria, diminuindo ela.

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1002007118307536