Trump dá 90 dias para que TikTok venda operação nos EUA

Em nova ordem, o presidente americano alegou que há “evidência crível” de que o TikTok pode prejudicar a segurança nacional dos EUA

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TikTok (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um prazo de 90 dias para a operação do TikTok no mercado americano ser vendida. A determinação à ByteDance, dona da rede social, surgiu em uma ordem executiva publicada na sexta-feira (14). Com isso, em vez de 20 de setembro, o limite para a empresa abrir mão da plataforma nos EUA passa a ser 12 de novembro.

No documento, Trump indicou, sem oferecer mais detalhes, que há “evidência crível” que o leva a crer que a ByteDance “pode tomar uma ação que ameaça prejudicar a segurança nacional dos EUA” por meio da aquisição do Musical.ly. O presidente americano se refere à antiga rede social de vídeos curtos que foi unificada com o TikTok em agosto de 2018.

A nova ordem executiva estabelece 12 de novembro como prazo para a ByteDance remover dados que o TikTok possui de usuários nos EUA. A medida também vale para informações obtidas com a compra do Musical.ly. A companhia chinesa deverá informar ao Comitê de Investimentos Estrangeiros nos EUA (CFIUS, na sigla em inglês) quando as informações forem apagadas.

O CFIUS vai revisar a proposta de venda do TikTok. O órgão deve verificar se o comprador é cidadão ou empresa americana; se possui relação direta ou indireta com a ByteDance; se o negócio pode ameaçar a segurança nacional dos EUA ou minar de alguma forma a ordem executiva; e se a empresa chinesa realmente abrirá mão das informações usadas em sua operação nos EUA.

As exigências são parecidas com as apresentadas publicamente por Trump no início de agosto. Segundo ele, a compradora deve ser “grande”, “segura” e “muito americana”. A Microsoft, apontada como uma das principais interessadas no negócio, já considera comprar operação do TikTok em todo o mundo e espera concluir as negociações até o dia 15 de setembro.

O TikTok é apontado pelo governo americano como uma ameaça à segurança nacional e como uma ferramenta para oferecer à China acesso a dados de pessoas nos EUA. A rede social, por sua vez, alega que as informações de usuários nos EUA são armazenados em território americano e garante que nunca as forneceu para o governo chinês.

Com informações: The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados