Como pesquisar na Biblioteca de Anúncios do Facebook [Ad Library]

Para todos; pesquise na Biblioteca de Anúncios do Facebook, antes de acreditar que tudo é orgânico, verdade ou inofensivo

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 1 ano
Como pesquisar na Biblioteca de Anúncios do Facebook

Muita gente não sabe, mas pesquisar na Biblioteca de Anúncios do Facebook (Ad Library) possibilita ver o que os concorrentes estão fazendo, em termos de anúncios. Isso pode ser um grande aliado para muitos profissionais que querem entender como os concorrentes investem seu dinheiro e direcionam suas ações na plataforma.

Simples, legal e sem custo. De acordo com a plataforma, é possível acessar, até mesmo se você não tiver conta do Facebook. Use qualquer termo, nome ou página. As pesquisas comuns podem incluir nomes de figura políticas, de organizações que pagaram por anúncios sobre temas sociais, eleições ou política, ou um anunciante ou página específica.

O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook

A Biblioteca de Anúncio é como o próprio nome diz, um Ad Library, um espaço mais abrangente de transparência dos anúncios do Facebook, oferecendo uma visualização de anúncios em aplicativos e serviços do Facebook. É como conferir os bastidores, onde estão todos os anúncios ativos veiculados nos Produtos do Facebook.

A biblioteca fornece mais informações sobre os anúncios que elas veem, como informações adicionais sobre temas sociais, eleições ou política, tais como gastos, alcance e entidades financiadoras. Os anúncios ficam arquivados por sete anos.

Como pesquisar na Biblioteca de Anúncios do Facebook

  1. Visite a página do Facebook ou abra o aplicativo (iOS) ou (Android);
  2. Escolha um anunciante para visualizar os anúncios ativos veiculados na página dele – imagem e texto;Como pesquisar na Biblioteca de Anúncios do Facebook
  3. Clique em “Ver Mais” para exibir informações adicionais, como as da seção “Sobre” da página, ou mais informações sobre o formulário de cadastro para um formato do anúncio de geração de cadastros;Como pesquisar na Biblioteca de Anúncios do Facebook
    Você também pode visualizar os anúncios de um país específico usando o seletor de país.

Como pesquisar anúncios sobre temas sociais, eleições ou política

Para anúncios sobre temas, eleições ou política, é possível pesquisar por nome da página ou palavra-chave e, em seguida, filtrar por:

  • País;
  • Nome da Página;
  • Status (ativo e/ou inativo).Como pesquisar na Biblioteca de Anúncios do Facebook

Esses anúncios também incluem um aviso legal para que você possa saber quem está pagando por eles. No entanto, os anúncios que foram determinados como sendo políticos após a veiculação não terão o aviso legal.

Ao clicar em “ver detalhes adicionais” na Biblioteca de Anúncios, acesse informações específicas, como:

  • Ativo ou inativo: data em que o anúncio começou a ser veiculado e se ele está ativo ou não no momento;
  • Aviso de reprovação: se um anúncio na biblioteca de anúncios estava ativo, mas depois foi reprovado, ele aparecerá como “reprovado”;
  • Impressões: número de impressões que o anúncio recebeu, porém não o número exato;
  • Valor gasto: valor gasto no anúncio, mas não o valor exato;
  • Informações demográficas (idade e gênero): acesso ao percentual, por idade e gênero, de visualização de um anúncio;
  • Localização: acesso às informações sobre localizações onde o anúncio foi visualizado.
Como pesquisar na Biblioteca de Anúncios do Facebook

Se você não for afobado e não teclar “enter” logo depois de digitar, verá opções na busca, que apresentar resultado listado por país, em caso de empresas grandes. Fez isso e não obteve resultado nenhum? Tecle “enter”, sem esperar, e acesse todo tipo de anúncio em que o nome inserido na busca foi citado.

Como os anúncios relacionados a política ou a temas de importância nacional são exibidos na Biblioteca de Anúncios

Os anúncios relacionados à política ou a temas de importância nacional terão o mesmo criativo (visual) e texto na biblioteca de anúncios, como quando são exibidos para usuários no Facebook ou no Instagram. Saiba mais sobre como os anúncios aparecerão

Juntamente com o próprio anúncio, as pessoas poderão ver informações específicas sobre o anúncio.

Como denunciar Anúncios do Facebook

Como tudo, é preciso criar limites. É possível denunciar anúncios que, em sua opinião, deveriam ter um aviso legal de anúncio político ou tema de importância “Pago por”, mas não tem. Ou ainda, os que violam outras Políticas de Publicidade do Facebook. Infelizmente, apenas em determinados países é possível denunciar um anúncio por ser político.

Agora você tem um bocado de dever de casa para aprimorar suas ações no Facebook e, quem sabe, entender melhor o que está acontecendo. Divirta-se e use com sabedoria.

Com informações: Facebook e Facebook.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados