Tecnoblog
Início » Finanças » Iti, do Itaú, oferece cartão físico e virtual grátis para conta digital

Iti, do Itaú, oferece cartão físico e virtual grátis para conta digital

Carteira digital Itaú Iti lança cartão virtual para compras online; cartão físico Visa Platinum virá com NFC para pagar por aproximação

O Iti, carteira digital do Itaú, ganhou um cartão virtual para realizar compras com o saldo da conta. E agora em outubro, será possível solicitar um cartão físico Visa Platinum com NFC para pagamentos por aproximação: ele virá com inscrição em braille para pessoas com deficiência visual, e terá uma reentrância que facilita identificar o lado certo para inserir na maquininha.

O Itaú liberou o cartão digital do Iti para testes do Tecnoblog, que eu venho usando com meu próprio dinheiro. A tela inicial do app possui um carrossel de opções, com a última delas sendo “cartão da conta”. Tocando nela, o usuário tem a opção de criar um pré-pago virtual, o que requer um código de segurança enviado por SMS.

Depois que isso é liberado, o app exibe os dados para inserir durante compras em sites e apps, incluindo assinaturas recorrentes, descontando do seu saldo atual. Por exemplo, você pode usar o cartão da conta Iti para pagar delivery no iFood, corridas da Uber ou uma assinatura da Netflix.

Vale lembrar que, mesmo exigindo a função crédito, esta é uma transação de débito: ou seja, não dá para parcelar uma compra nem gastar mais do que seu saldo disponível. (Não há limite de crédito nem fatura para pagar a cada mês.)

Este recurso da conta Iti é pensado para quem não tem cartão de crédito — ou tem limite baixo — e quer realizar compras na internet, porque muitas lojas online ainda não aceitam débito. (Uma iniciativa do PayPal, em parceria com o Itaú, Nubank e outras instituições financeiras, quer mudar isso.)

“Você não paga anuidade ou nenhuma outra taxa para pedir ou usar o cartão pré-pago Iti”, explica a empresa no FAQ do aplicativo. Dá para inserir o cartão virtual em outras carteiras digitais como o PicPay, por exemplo; no entanto, não é possível cadastrá-lo no Google Pay, Samsung Pay nem Apple Pay.

Não é possível sacar dinheiro usando o cartão da conta Iti. No entanto, o app tem um recurso de saque digital em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas, que desconta do saldo da sua conta.

Cartão físico do Itaú Iti

A partir deste mês, clientes do Iti poderão solicitar um cartão físico: ele também será pré-pago, assim como o virtual, e não terá custos para ser emitido. O Tecnoblog recebeu um modelo não-funcional para conferir os três principais detalhes do design:

  • o número do cartão não está no plástico e pode ser consultado apenas no app, para que ninguém o use em compras online em caso de roubo ou furto;
  • ele tem um recorte no lado direito, facilitando segurá-lo na posição correta para encaixar na maquininha;
  • ele traz a palavra “Iti” escrita em braille para pessoas com deficiência visual, algo que afeta mais de 4 milhões de brasileiros.

Clientes do Itaú com deficiência visual já podiam solicitar um cartão com texto em braille, mas isso virá por padrão no Iti. Além disso, ele será compatível com pagamentos por NFC via aproximação, como vem sendo exigido por bandeiras como Visa e Mastercard.

O Itaú confirma ao Tecnoblog que, inicialmente, todos os cartões do Iti serão Visa Platinum, que oferece benefícios em viagens, seguros e compras.

E quanto à concorrência? O PicPay planeja lançar um cartão de débito, e já possui um cartão de crédito sem anuidade e com cashback para compras no app. Por sua vez, o RecargaPay tem um cartão pré-pago gratuito, tanto físico quanto virtual, que rende 1% de cashback para assinantes do Prime e Prime+.

Cliente do Ame Digital e do PagBank (PagSeguro) podem solicitar um cartão pré-pago físico para realizar compras em lojas com o saldo da conta. Enquanto isso, o Mercado Pago tem um pré-pago virtual Visa que pode ser ativado pelo app.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação