Início » Aplicativos e Software » Google Planilhas ganha preenchimento inteligente do Excel

Google Planilhas ganha preenchimento inteligente do Excel

Novo recurso do Google Planilhas busca padrões entre colunas para completar campos que ainda estão em branco

Victor Hugo Silva Por

O Google Planilhas começou a liberar na quinta-feira (15) o preenchimento inteligente, um recurso que agiliza a tarefa de completar dados de uma tabela. Semelhante ao que existe no Excel, a opção busca padrões entre as colunas para completar campos que ainda estão em branco.

Preenchimento inteligente no Google Planilhas (Imagem: Divulgação/Google)

Preenchimento inteligente no Google Planilhas (Imagem: Divulgação/Google)

Ao apresentar o recurso, o Google deu o exemplo de uma planilha com uma coluna de nomes completos e outra, ainda não preenchida, somente para os primeiros nomes. Com o preenchimento inteligente, basta escrever o primeiro nome em uma linha para que o Planilhas oferece a sugestão de completar com o padrão encontrado.

O preenchimento inteligente do Google já havia sido divulgado no final de junho e, agora, finalmente está disponível. A empresa destaca que, assim como o Smart Compose do Gmail, que sugere palavras enquanto você escreve uma mensagem, esta é mais uma solução que ajuda a aumentar a produtividade.

O novo recurso do Planilhas também permite usar dados públicos do Knowledge Graph para, por exemplo, inserir os países em que estão localizadas as cidades indicadas em uma coluna. Na versão Enterprise Plus do Workspace (antigo G Suite), empresas também podem usar dados de funcionários para preencher tabelas.

Segundo o Google, o preenchimento inteligente será liberado tanto para usuários de contas individuais do Google, quanto para assinantes do Workspace. O recurso começou a ser liberado para quem optou por receber atualizações rápidas e será expandido em 5 de novembro para quem prefere as chamadas atualizações programadas.

Excel tem Preenchimento Relâmpago

No Excel, o Preenchimento Relâmpago gerou resultados, no mínimo, inusitados ao tentar completar informações em tabelas. Disponível a partir do Excel 2013, ele também compara os conteúdos de uma coluna para seguir o padrão em outra. No entanto, o resultado nem sempre sai como esperado.

Ao preencher uma lista com abreviações de meses, como “jan”, “fev”, “mar” e assim por diante e, em seguida, iniciar uma nova coluna com “janeiro”, o programa exibirá sugestões como “feveiro” e “mareiro”. O preenchimento, disponível quando há um padrão nas colunas pode dar errado em alguns casos, mas, assim como o Google Planilhas, também é uma saída para melhorar a produtividade.

Preenchimento Relâmpago do Excel (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Bem legal, será que o Excel dos pobres (LibreOffice Calc) também tem esse recurso? E admita, a 5ª série falou mais alto na última imagem rs.

Felipe Ventura (@felipe)

É de um post que eu fiz no ano passado

@ksio89

Ahh, sabia que eu já tinha visto essa piada em outra matéria!