Início » Telecomunicações » Claro e TIM aceitam Pix para pagar faturas via QR Code

Claro e TIM aceitam Pix para pagar faturas via QR Code

As operadoras de telefonia também irão oferecer bônus no pagamento via Pix para promover seus serviços financeiros

Ana Marques Por

As operadoras de telefonia Claro e TIM são as primeiras a aceitarem o Pix para o pagamento de faturas via QR Code. Com a novidade, os clientes destas empresas poderão utilizar o novo sistema de pagamentos instantâneos para realizar a quitação de cobranças de forma mais fácil, sem limite de horário ou dia da semana.

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Com o Pix, pessoas físicas poderão realizar as transações sem nenhum custo. Além disso, em caso de contas atrasadas, a confirmação de débito acontece de forma imediata, o que permite a liberação de serviços bloqueados em poucos minutos.

De acordo com a Claro, o primeiro pagamento de fatura utilizando o Pix foi realizado no dia 19 de novembro – a empresa já oferece essa modalidade para planos pós-pago e controle (telefonia móvel) e para serviços residenciais, como internet banda larga e TV por assinatura.

Loja da Claro

Loja da Claro (Imagem: Divulgação/Claro)

Além do código de barras, a operadora implementou um QR Code do Pix em suas faturas (físicas ou digitais). A mudança acontece primeiro na Grande São Paulo, mas chega a outras regiões do país a partir deste mês.

Por sua vez, a TIM irá oferecer a possibilidade de pagamentos via Pix para clientes dos planos pós-pago e controle, em faturas com vencimento a partir do dia 10 de dezembro. A companhia disponibilizará a função por meio do aplicativo MEU TIM.

Operadoras dão bônus para promover serviços financeiros

A Claro pretende ainda incentivar o uso do seu novo sistema de pagamentos, o Claro Pay, que chega a todos os clientes da empresa em janeiro de 2021, oferecendo benefícios para quem utilizar o app para efetuar pagamentos de faturas via Pix. No entanto, a operadora ainda não detalhou quais serão as vantagens oferecidas aos usuários.

A TIM já tem recompensas ativas para quem efetuar pagamento via Pix por meio do app do C6 Bank: no plano controle, o usuário poderá ganhar bônus de 4GB; no TIM Black, são 5 GB; e no TIM Black Família, 10 GB.

banco c6 tem conta mei

App C6 Bank (Imagem: Divulgação/C6 Bank)

Ainda assim, cabe reforçar que é possível realizar o pagamento por meio de aplicativos de bancos ou fintechs que já tenham suporte ao novo método de pagamentos. Para isso, basta acessar a área do Pix no app de preferência e optar pelo escaneamento de QR Code.

A expectativa é de que o Pix acelere ainda mais a transição do setor de pagamentos para o digital nos próximos anos, reduzindo custos e ajudando na sustentabilidade ao evitar o consumo de papel e outros recursos naturais.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando