Início » Aplicativos e Software » Google quer acelerar instalação em massa de apps no Android

Google quer acelerar instalação em massa de apps no Android

Migrar para um novo celular com Android pode ficar mais fácil com o recurso do Google para priorizar apps importantes

Ana Marques Por

Trocar de celular e migrar todos os aplicativos de um Android antigo para o novo pode ser extremamente trabalhoso – mas não por muito tempo, se depender da vontade do Google. A empresa estaria trabalhando para acelerar a instalação em massa de apps por meio do recurso “Dicas de Instalação”.

Como fazer downgrade no Android / Rami Al / Unsplash

Apps no Android (Imagem: Rami Al/Unsplash)

A informação foi encontrada pelo desenvolvedor luca020400 e divulgada pelo XDA Developers nesta quarta-feira (25). De acordo com a descoberta, a função poderá permitir que lojas de aplicativos, como a Google Play Store, decidam qual filtro de compilador para dex2oat usar ao instalar apps em massa – como acontece durante a configuração de um novo aparelho ou após uma restauração.

O que se sabe até o momento é que o recurso deve utilizar quatro filtros diferentes para identificar o tipo de instalação: “Default” (padrão), “Fast” (rápido), “Bulk_Critical” (em massa, crítico) ou “Bulk_Non_Critical” (em massa, não crítico).

Desse modo, em um cenário de restauração, por exemplo, a loja poderia emitir a sinalização “Bulk_Critical” para que aplicativos mais importantes sejam instalados rapidamente. Em compensação, a primeira execução poderia sofrer com falta de otimização – algo que poderia ser realizado posteriormente, quando o app em questão fosse atualizado de forma individual.

Priorizando aplicativos importantes

A expectativa é de que a Play Store possa definir automaticamente quais aplicativos são mais importantes para você de acordo com o histórico de instalação e uso dos softwares associados à sua conta Google.

A loja também poderia prever alguns apps necessários, como os relacionados à fabricante do seu novo smartphone, e priorizá-los na hora da restauração ou instalação em massa.

Ainda não há confirmação de quando o novo recurso chegará ao Android, ou se novos ajustes ainda serão implementados ao código. É possível que vejamos algo relacionado a essa novidade com a chegada da próxima grande atualização do sistema, o Android 12.

Com informações: XDA Developers

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Cliquei na notícia na esperança de ser a Google anunciando que no futuro vai ser possível baixar dois aplicativos ao mesmo tempo na play store

Schio ☭ (@Sckillfer)

Android não permite instalação de mais de um app por vez e, não bastasse, a Play Store é mais bugada do que tudo.

Willian M. (@willmarq)

Eles tinham que remover os launchers dessa OOBE do Android. Os mais desavisados podem acabar instalando outra tela inicial sem querer logo ao iniciar o aparelho pela primeira vez e não ter a experiência correta do fabricante.