Início » Aplicativos e Software » Chrome deve liberar prints de tela em modo anônimo no Android

Chrome deve liberar prints de tela em modo anônimo no Android

Google Chrome Canary 89 para Android possui opção oculta para desativar trava que impede capturas de tela no modo anônimo

Por

As capturas de tela no modo incógnito do Google Chrome para Android devem retornar em breve. Segundo o Techdows nesta quinta-feira (26), é possível derrubar o bloqueio para prints de tela em abas anônimas no Chrome Canary 89, versão de testes do navegador do Google para o sistema móvel, ao habilitar uma opção oculta.

Google Chrome para Android (Imagem: Tecnoblog)

Google Chrome para Android (Imagem: Tecnoblog)

A fim de preservar a privacidade dos usuários, o Google optou por aplicar uma trava que impede screenshots quando o navegador está em modo anônimo no Chrome 85. Após a alteração, ao tentar registrar uma página em aba anônima, o browser retorna o aviso “Não é possível capturar a tela devido à política de segurança” e impede o processo. A decisão da companhia, no entanto, pode estar em revisão.

Pelo Flags, é possível habilitar as capturas de tela ao ativar a opção “Incognito Screenshot”. Conforme observado em testes do Tecnoblog realizados nesta sexta-feira (27) em um Samsung Galaxy S10+ com Android 10 e Google Chrome Canary 89.0.4337.0, a configuração permitiu os registros das páginas abertas.

Ainda não está claro, porém, se o Google irá simplesmente derrubar a limitação nas versões futuras de seu navegador ou irá incluir uma configuração para habilitar ou desabilitar os prints de tela no modo incógnito. Também não se sabe quando e se os desenvolvedores do browser irão levar esta mudança aos canais estáveis do aplicativo.

Atualmente, outros browsers para Android, como o Mozilla Firefox e o Kiwi, disponibilizam uma opção nas configurações para permitir os prints, caso o usuário queira.

Como tirar prints no modo anônimo do Chrome para Android?

A captura de tela no modo anônimo ainda não está disponível nas versões estáveis do Google Chrome para Android. Ainda assim, é possível reabilitar as capturas de tela na versão experimental do app (Canary). Saiba como:

  1. Instale ou atualize o aplicativo caso exista algum update disponível (play.google.com);
  2. Acesse o “chrome://flags” pela barra de endereços;
  3. Pesquise por “Incognito Screenshot”;
  4. Ative-o ao alterar de “Default” para “Enable”;
  5. Reinicie o navegador.

Vale lembrar que, ao habilitar a função pelo Chrome Flags, o navegador “tornará as miniaturas anônimas visíveis”, conforme informado pela descrição da configuração. Caso queira bloquear as capturas de tela novamente, basta reverter o procedimento realizado anteriormente.

Com informações: Techdows e XDA-Developers