Início » Aplicativos e Software » Windows 10 deve receber apps de Android com novo Project Latte

Windows 10 deve receber apps de Android com novo Project Latte

Windows Subsystem for Linux do Windows 10 pode ser parte importante na hora de rodar os aplicativos Android no computador

André FogaçaPor

Um projeto interno da Microsoft, chamado de Project Latte, pode fazer o Windows 10 rodar aplicativos Android de forma nativa, com o usuário baixando e instalando apps diretamente da Microsoft Store. A novidade pode ser apresentada já no ano que vem e chegar aos usuários no mesmo período.

Aplicativo Seu Telefone rodando apps Android no Windows 10 (Imagem: divulgação/Microsoft)

Aplicativo Seu Telefone rodando apps Android no Windows 10 (Imagem: divulgação/Microsoft)

Sim, você deve ter na cabeça que o Windows 10 já roda programas Android, mas isso acontece de forma bastante limitada. Usuários que baixaram o app Seu Telefone para o sistema operacional podem abrir alguns apps do smartphone conectado, que são exibidos com janelas próprias de uma forma que passa a sensação de que a aplicação roda nativamente.

A função é bacana, mas limitada apenas para alguns aparelhos Galaxy da Samsung e o app não está funcionando de forma independente. Parte disso pode mudar com o Project Latte, que pretende levar aplicativos Android diretamente para a Microsoft Store – loja de aplicações oficial para o Windows, com jogos e programas.

Suporte para Linux no Windows 10 ajuda nos apps Android

Fontes próximas ao assunto comentam que o suporte para o Windows Subsystem for Linux no Windows 10 é o responsável por parte do trabalho para fazer um app Android rodar no PC. O futuro suporte para GUI Linux applications e para aceleração de hardware pela GPU podem garantir que tudo rode perfeitamente.

Para o desenvolvedor, o trabalho para tornar o aplicativo universal será pequeno, mas acredito que será necessário recriar a interface de muitas aplicações que suportam somente interface de toque – que pode ser substituída por mouse, mas não é a mesma experiência né.

Outro limitador é nos serviços do Google utilizados por apps. Eu não falo diretamente de aplicativos do Google como Gmail ou YouTube, mas sim de outros que utilizam alguma coisa do gigante das buscas, como é o caso do 99 quando o usuário quer pedir um carro ou comida. Para evitar o problema do programa não abrir corretamente, o desenvolvedor precisará utilizar alternativas na hora de converter sua criação para funcionar no PC também.

Com informações: Windows Central.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

MS: “Já que não deu pra fazer o Windows Mobile vingar, vamos incorporar o principal do Android, os apps, no Windows mesmo.”

Orlando Silva (@Orlando_Silva)

Fui um dos que infelizmente fui na barca achando que iria vingar, realmente não ter nem um app de instagram nativo/sem travar muito tinha, era horroroso demais. (tinha um baita potencial mas a ms nunca deu a devida atenção/suporte ao sistema)

João M. (@RonDamon)

Hoje em dia acho que vingaria, só a MS pagar publishers pra implementar apps. Pena que o hype passou.

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Prefiro o cenário atual, com o android e o ios, a MS atrapalharia o progresso dos smartphones.

Eu (@Keaton)

Espero que não vire projeto Latte Macchiato. Mas falando sério, espero que isso fique MUITO bom… mas também queria que esse projeto tivesse uma opção para emular um ARM, pois vários apps que eu conheço bloqueiam e/ou bugam em x86…

CAV (@cav)

Legal, mas se ela ainda esperar que os desenvolvedores façam as adaptações nos apps, o fracasso será igual.
A Microsoft Store já não é lá aquela coisa, e ainda esperar de terceiros o progresso da loja, tem como dar certo?
Esse Projeto Latte (que basicamente é o desengavetamento do Projeto Astoria, mas voltado para o Windows como um todo) ainda não está com nada.