Início » Jogos » Como jogar Microsoft Flight Simulator [Guia para Iniciantes]

Como jogar Microsoft Flight Simulator [Guia para Iniciantes]

Aprenda como jogar a versão 2020 de Microsoft Flight Simulator, o clássico simulador de voo disponível para Xbox e Windows

Ronaldo GogoniPor
TB Responde

Microsoft Flight Simulator é o mais novo jogo da clássica franquia de simulação de voo da Microsoft, lançado originalmente em 1982. A mais recente versão conta com inúmeros aviões diferentes e mapas reais, alimentados com dados de serviços como Bing, com extrema fidelidade. Aprenda como jogar Microsoft Flight Simulator no nosso guia a seguir.

Microsoft Flight Simulator (Imagem: Asobo Studio/Xbox Game Studios)

1. O que é?

A versão 2020 de Microsoft Flight Simulator é o 15º jogo da franquia de simulação de voo, introduzida há quase 40 anos. Exclusivo para computadores, ele simula as condições e comandos de diversos aviões, de monomotores a aviões comerciais de grande porte, da forma mais aproximada possível. Isso faz dele mais do que um jogo em si, se aproximando de um software de simulação profissional.

O mundo de Microsoft Flight Simulator é uma representação fiel em 3D da Terra, criada graças a dados fornecidos pelo Bing Maps em tempo real, trazendo informações precisas de clima e tráfego aéreo, com uma proporção e distâncias muito próximas das reais.

2. Em que plataformas está disponível?

Por ser uma franquia fortemente associada à Microsoft (se percebe pelo nome do jogo), Flight Simulator está disponível apenas no Windows 10, via Microsoft Store ou Steam.

Segundo a Microsoft, uma versão dedicada para Xbox Series X|S deverá ser lançada em 2021, sendo este o primeiro jogo da franquia a ser lançado para um console; o título será disponibilizado no Xbox Game Pass para jogadores que assinam o serviço.

Microsoft Flight Simulator (Imagem: Asobo Studio/Xbox Game Studios)

Atualmente, assinantes do Xbox Game Pass para PC ou Ultimate já têm acesso à versão de Windows 10.

Para instalar, faça o seguinte:

  1. Acesse xbox.com ou store.steampowered.com;
  2. Adquira Microsoft Flight Simulator;
  3. Baixe e instale o jogo em seu PC.

3. Quais são os requisitos para rodar Microsoft Flight Simulator?

Microsoft Flight Simulator é um jogo relativamente exigente. Ele só roda em computadores com Windows 10, ocupa a partir de 150 GB de espaço em disco e exige tanto processadores quanto placas de vídeo potentes.

Confira a seguir as especificações mínimas e recomendadas:

ComponenteConfigurações mínimasConfigurações recomendadas
ProcessadorIntel Core i5-4460 ou AMD Ryzen 3 1200Intel Core i5-8400 ou AMD Ryzen 5 1500X
Memória RAM8 GB16 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GTX 770 ou AMD Radeon RX 570Nvidia GeForce GTX 970 ou AMD Radeon RX 590
Espaço em disco150 GB150 GB
Sistema operacionalWindows 10Windows 10

4. Conclua o Treinamento de Voo

Por ser um jogo com um nível de precisão muito alto, não pense que pilotar um avião em Microsoft Flight Simulator é simples como em outros jogos. Há uma série de comandos que precisam ser feitos, além de ser necessário respeitar a Física, para não se esborrachar no chão.

Modo Treinamento de Voo de Microsoft Flight Simulator (Imagem: Asobo Studio/Xbox Game Studios)

Modo Treinamento de Voo de Microsoft Flight Simulator (Imagem: Asobo Studio/Xbox Game Studios)

Por isso, é essencial dedicar as primeiras horas de jogo na conclusão no módulo Treinamento de Voo. Dividido em 8 partes, ele ensina como decolar, pousar, a entender os instrumentos, os comandos básicos e etc. Após completá-lo, você saberá todas as noções básicas para não fazer feio no Microsoft Flight Simulator.

5. Diminua a sensibilidade do controle

Se você joga com um joystick no computador, deve ter percebido que ao voar com tempo ruim ou ao realizar desafios, a sensibilidade do controle é bem alta. Isso acontece porque o ajuste inicial é sensível para facilitar nas primeiras horas de jogo, para usuários inexperientes.

Assim, para ter maior controle fino nos pousos e decolagem, ajuste a sensibilidade do controle para níveis mais baixos nas configurações, de modo que o padrão não o atrapalhe.

6. Treine o pouso com vontade

Microsoft Flight Simulator (Imagem: Asobo Studio/Xbox Game Studios)

Microsoft Flight Simulator (Imagem: Asobo Studio/Xbox Game Studios)

O pouso é a atividade mais desafiadora do Microsoft Flight Simulator, onde qualquer erro pode fazer com que você esborrache seu avião no chão. Uma boa dica é manter a velocidade em 65 nós e mirar no número à frente da pista, mas isso nem sempre se aplica a todos os aviões.

É importante observar as informações do painel, para entender o que está sendo feito certo e corrigir o que está errado. Se necessário, refaça o tutorial de pouso várias vezes, até se sentir seguro, e depois disso, invista um tempo nos desafios de pouso, alguns deles nas pistas reais mais complicadas do mundo.

7. Domine todos os aviões

Aviões de Microsoft Flight Simulator (Imagem: Asobo Studio/Xbox Game Studios)

Aviões de Microsoft Flight Simulator (Imagem: Asobo Studio/Xbox Game Studios)

Microsoft Flight Simulator conta com uma série de aviões diferentes. A versão básica traz 20 deles, a Deluxe mais 5 e a Premium Deluxe, os 5 da Deluxe e mais 5. No total são 30 aviões, divididos nas seguintes categorias:

  • Hélice: São os mais lentos, indicados para iniciantes. São os que permitem voar mais baixo. O Cessna 152, disponível no Treinamento de Voo, é um avião a hélice;
  • Turbohélice: Operam com o dobro da altitude e são bem mais velozes que os aviões a hélice. São bons para um desafio intermediário e para cobrir grandes distâncias;
  • Jatos: São 4 vezes mais rápidos que o avião a hélice e voam muito mais alto. São pequenos e bons para quem busca explorar pontos de interesse pelo mundo;
  • Comerciais: São os grandes aviões de passageiros. Possuem velocidade e operam em altitudes similares aos jatos, mas são muito maiores e requerem maior perícia ao pilotar.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação