Comparativo: Transmission ou Deluge?

Confira as diferenças entre Transmission e Deluge, dois dos mais populares clientes BitTorrent, e saiba qual deles é o melhor

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
Transmission ou Deluge? (Imagem: Tecnoblog)
Transmission ou Deluge? (Imagem: Tecnoblog)

Transmission e Deluge são dois dos mais populares clientes BitTorrent disponíveis. Ambos são gratuitos, fáceis de usar e bem leves, mas contam com diferenças importantes que dividem os usuários. Saiba mais sobre Transmission e Deluge, e descubra qual cliente torrent é o melhor entre os dois.

O que é BitTorrent?

BitTorrent (popularmente chamado de torrent) é um protocolo de compartilhamento usado para criar uma rede P2P (Peer-to-Peer, ou Ponto a Ponto em português), com o objetivo de distribuir arquivos entre todos os nós da rede, no caso, os usuários. Nessa topologia de rede, cada nó age como servidor (seed) e cliente (peer), baixando e enviando partes de um arquivo para que outros tenham acesso.

O BitTorrent se tornou bastante popular após sua introdução em 2001, pela empresa também chamada BitTorrent, por facilitar o compartilhamento de arquivos de qualquer espécie, sejam eles legais ou não.

Na verdade, a grande maioria dos usuários recorrem ao torrent para baixar conteúdos piratas, como séries, filmes, jogos e softwares protegidos por direitos autorais, sem pagar.

Diagrama de funcionamento do torrent, mostrando o uploader original ao centro (seed) e os demais clientes (peers), e como eles trocam informações entre si (Imagem: Scott Martin/Wikimedia Commons)
Diagrama de funcionamento do torrent (Imagem: Scott Martin/Wikimedia Commons)

Transmission ou Deluge?

Para baixar um conteúdo via torrent, é preciso:

  • O arquivo .torrent ou o link Magnet, ambos com dados do conteúdo desejado;
  • Um cliente BitTorrent no computador, celular Android ou navegador.

O Transmission (transmissionbt.com) e o Deluge (deluge-torrent.org) são dois exemplos de clientes BitTorrent gratuitos para computador, que podem ser usados para baixar tanto arquivos legais, como conteúdos de domínio público (filmes, livros), distribuições Linux e etc, como conteúdos piratas. De fato, o cliente em si é legal, mas baixar conteúdos protegidos não é.

A seguir, vamos comparar as funcionalidades do Transmission e do Deluge.

1. Compatibilidade

Transmission no Linux (Imagem: Reprodução/Transmission)
Transmission no Linux (Imagem: Reprodução/Transmission)

O Transmission é o cliente BitTorrent padrão de diversas distribuições Linux, e é normalmente recomendado como a melhor opção para usuários macOS. Há também uma versão para Windows, já na versão final, após muitos anos sem que a desenvolvedora desse suporte ao SO da Microsoft.

O Deluge já foi desenvolvido como um cliente multiplataforma, e também está disponível para Windows, macOS e Linux. No entanto, o Transmission leva vantagem por já vir pré-instalado em distribuições Linux, ou seja, é um passo a menos para quem usa o pinguim.

Vencedor: Transmission

2. Funcionalidade

Deluge no Windows (Imagem: Reprodução/Deluge)
Deluge no Windows (Imagem: Reprodução/Deluge)

O Transmission foi um cliente desenvolvido com uma ideia em mente: ser uma solução simples, que qualquer um consegue usar. Ele se assemelha a uma lista de downloads de navegadores, mas suporta seleção de downloads, ajuste de velocidade e outras configurações, para usuários mais experientes.

O Deluge também é um cliente bem simples, mas ele tem algo a mais, que é o suporte a plugins. Com eles, é possível gerenciar pastas, apagar torrents inativos, fazer streaming de áudio e vídeo antes do download completo (algo que o Transmission suporta sem depender de plugins), desligar o PC após o fim dos downloads etc.

Embora ambos sejam simples em sua proposta de baixar arquivos, o Deluge tem mais “sustância” provida pelos plugins.

Vencedor: Deluge

3. Performance

Transmission no macOS (Imagem: Reprodução/Transmission)
Transmission no macOS (Imagem: Reprodução/Transmission)

Tanto o Deluge quanto o Transmission foram desenvolvidos para serem clientes BitTorrent bastante leves, com ambos pesando menos de 20 MB, mas há algumas diferenças importantes entre eles.

Ambos suportam acesso remoto por outro PC ou celular, têm interface web e via linha de comando, mas o Transmission tende a ser escalável no consumo de recursos, enquanto o Deluge é mais comilão. Além disso, ele por padrão aloca o espaço total de um torrent, mesmo se você desmarcar partes do conteúdo, e só irá liberar o excedente com o fim do download.

No mais, embora o Transmission seja bastante espartano, ele funciona melhor com máquinas de poucos recursos.

Vencedor: Transmission

4. Segurança

Deluge no Linux (Imagem: Reprodução/Deluge)
Deluge no Linux (Imagem: Reprodução/Deluge)

Este é o calcanhar de Aquiles do Transmission. O cliente não conta com a opção de criptografia de tráfego, presente no Deluge, que permite ao usuário proteger a sua conexão, mas o problema mais grave é outro.

O Transmission já teve problemas, e mais de uma vez, com a segurança de seu cliente, em que hackers alteraram o programa e o hospedaram no site oficial, para que usuários o baixassem. Os ataques levaram à disseminação de malwares entre usuários de Macs, e à execução de códigos maliciosos ao invasores assumirem os computadores infectados.

Só por esse motivo, é aconselhável que os usuários pensem bem antes de fazer o download do Transmission. Assim, ponto para o Deluge.

Vencedor: Deluge (e nota de advertência para Transmission)

Qual o melhor? Deluge

Logo do cliente Deluge (Imagem: Divulgação/Deluge)
Logo do cliente Deluge (Imagem: Divulgação/Deluge)

Ainda que ambos clientes tenham marcado dois pontos, os recorrentes problemas de segurança do Transmission fazem ser difícil recomendar o cliente, na possibilidade de outro ataque acontecer. Embora ele funcione melhor e esteja pré-carregado em distros Linux, não é bom arriscar.

O Deluge vence por oferecer mais opções de segurança e ser customizável, através dos inúmeros plugins suportados. É bom lembrar que embora o cliente seja um software legal, é sempre bom evitar baixar certos conteúdos polêmicos, por uma série de motivos.

Receba mais sobre Transmission na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados