Início » Aplicativos e Software » O Facebook parou; saiba como reativar o app no celular

O Facebook parou; saiba como reativar o app no celular

Uma mensagem de erro é exibida no aplicativo do Facebook? Conheça algumas dicas que podem te ajudar a resolver o problema

Wagner Pedro Por

O aplicativo do Facebook é bem completo e entrega a maioria dos recursos disponíveis na versão web. Mas como nada é perfeito, ele também está suscetível a erros que atrapalham a experiência de uso. O mais comum exibe a mensagem “O Facebook parou” e impede a inicialização. Abaixo, vou te mostrar como resolver esse problema.

Aplicativo do Facebook (Imagem: William Iven/Unsplash)

Aplicativo do Facebook (Imagem: William Iven/Unsplash)

Como reativar o aplicativo do Facebook

O aplicativo do Facebook pode travar por vários motivos, mas as dicas que mostrarei a seguir irão te ajudar a resolver esse problema de maneira simples e rápida, eliminando a mensagem de erro e fazendo com que a rede social volte a funcionar normalmente em seu celular. Veja abaixo:

Verifique se o aplicativo está atualizado

Na maioria dos casos, apenas atualizar o aplicativo pode resolver o problema. O Facebook costuma enviar atualizações com frequência, tanto no Android quanto no iPhone (iOS), com muitas contendo correções de bugs importantes.

Por isso, recomendo que sempre mantenha o aplicativo na versão mais recente disponível para seu sistema operacional.

Verifique a quantidade de armazenamento interno

Pouco espaço no armazenamento do celular também pode causar problemas no aplicativo do Facebook. Caso tenha menos de 100 MB disponíveis, aconselho que libere espaço excluindo aplicativos, imagens e vídeos. Assim, você permitirá que o aplicativo seja atualizado e, consequentemente, volte a funcionar.

Limpe o cache do aplicativo

Outro motivo que causa travamento no aplicativo do Facebook é o acúmulo de cache. Se você tem um celular Android, recomendo que limpe-o regularmente — no iPhone (iOS) o sistema fará isso automaticamente.

Reinstale o aplicativo

Se a mensagem de erro ainda é exibida, tente reinstalar o aplicativo do Facebook. Esse procedimento costuma ser bem eficaz na resolução do problema. O download pode ser feito gratuitamente na App Store e Play Store.

Atualize o sistema operacional do celular

Não é muito comum, mas as vezes o problema está no próprio sistema operacional do celular. Isso porque as fabricantes podem inserir novos recursos ou até melhorias que, por algum motivo, entram em conflito com o aplicativo do Facebook.

Aconselho que verifique as atualizações de software e, caso algum update esteja disponível, faça a instalação em seu aparelho.

Instale a versão Lite

Se nenhuma das dicas funcionar, a única solução viável é instalar o Facebook Lite. Mas como o próprio nome sugere, essa versão entrega menos recursos, sendo voltada para celulares mais básicos. Ainda assim, ela permite acessar as principais funcionalidades da rede social — já fizemos um artigo que mostra como baixar o Facebook Lite.

Pronto, agora você conhece algumas dicas que podem ajudar a reativar o aplicativo do Facebook.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando