DPVAT Caixa é lançado no Android e iPhone para pedidos de indenização

Aplicativo DPVAT Caixa permite que cidadão solicite indenização e acompanhe andamento da solicitação de modo online

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo DPVAT Caixa (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Aplicativo DPVAT Caixa (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Em 2021, a Caixa Econômica Federal assumiu a gestão dos recursos para pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Para facilitar o acesso ao benefício, a instituição lançou, nesta semana, o aplicativo DPVAT Caixa, disponível para Android e iPhone.

O DPVAT existe desde 1974 e consiste em um seguro obrigatório. Para 2021, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) decidiu que nenhum cidadão precisará pagar o DPVAT por haver recursos em caixa em quantidade suficiente para o pagamento de indenizações.

Como a Caixa assumiu a gestão do seguro, as solicitações de indenização podem ser feitas em agências do banco e, agora, por meio do aplicativo. Se o usuário já tiver inscrição em algum app da instituição, como Caixa Tem e FGTS, poderá utilizar o mesmo login para acesso ao serviço. Do contrário, basta fazer cadastro a partir do aplicativo do DPVAT.

Por ali, é possível fazer pedidos de indenização para acidentes de trânsito ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2021. Para acidentes que aconteceram antes dessa data, o usuário deve procurar a Seguradora Líder, a gestora anterior.

Todo o processo de indenização pode ser realizado por meio do aplicativo. Assim que fizer login, o usuário precisa clicar em Quero solicitar minha indenização DPVAT e seguir as orientações que surgirem, como informar dados sobre o acidente e enviar a documentação necessária.

O andamento da solicitação também pode ser acompanhado por ali. Estando tudo certo, a Caixa irá efetuar o pagamento da indenização em até 30 dias após a aprovação do pedido. As transações serão realizadas via Caixa Tem. Se a pessoa não tiver esse tipo de conta, o banco criará uma.

O que é DPVAT

O DPVAT é um seguro que indeniza vítimas de acidente de trânsito, sejam elas condutores, passageiros ou pedestres, sem apuração de culpa. A indenização é paga em caso de morte, invalidez permanente total ou parcial ou, ainda, para reembolso de despesas médicas oriundas do acidente.

Atualmente, o valor máximo da indenização é de R$ 13.500. Esse total é pago em caso de morte ou invalidez permanente total. Para despesas médicas, o valor é de até R$ 2.700.

Entre os documentos exigidos para o pedido estão RG, comprovante de residência e boletim de ocorrência, além de papéis específicos, como laudos ou comprovantes de despesas médicas.

Mais informações no site da Caixa ou a partir do telefone 0800-726-0207.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados