Como usar a autenticação em dois fatores no login Gov.br

Aprenda como ativar a autenticação em dois fatores no login do site Gov.br, com o app móvel do portal de serviços ao cidadão

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
App Meu Gov.br no iPhone (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)
App Meu Gov.br no iPhone (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)

O site Gov.br, plataforma de serviços ao cidadão do Governo Federal, habilitou a autenticação em dois fatores (2FA) para login de usuários. Uma vez ativa, ela exige uma senha de 6 dígitos, fornecida pelo app móvel Meu Gov.br, para autorizar a entrada na página. Confira a seguir como ativar a autenticação em dois fatores no login do site Gov.br.

Como ativar 2FA no no login do site Gov.br

A autenticação em duas etapas ou dois fatores (2FA) é uma camada extra de segurança para o login de diversos produtos e serviços, pois evita o acesso indevido de sua conta com os dados básicos, que usam e-mail, número de telefone ou nome de usuário, combinados com uma senha.

Com o recurso habilitado, o usuário terá que informar um código de verificação para autenticar o login, que geralmente é fornecido via e-mail, por apps dedicados, ou cadastrados em gerenciadores de terceiros, como Authy, Google Authenticator e outros. Dentre os métodos disponíveis, o via SMS é o mais inseguro de todos, e deve ser evitado a todo custo.

No caso da autenticação em dois fatores no login do site Gov.br, é preciso instalar o app móvel Meu Gov.br em seu celular. É ele quem exibirá o código de autenticação de sua conta todas as vezes que entrar no site, e não é possível usar aplicativos gerenciadores de códigos de terceiros com a plataforma.

Faça o seguinte:

Telas de login e validação facial do app Meu Gov.br (Imagem: Divulgação/Governo Federal)
Telas de login e validação facial do app Meu Gov.br (Imagem: Divulgação/Governo Federal)
  1. Acesse apps.apple.com (iPhone) ou play.google.com (Android);
  2. Baixe e instale o app Meu Gov.br em seu celular;
  3. Abra o app e faça login em sua conta;
  4. O app irá escanear o rosto e tirar uma foto para validação facial, com base em documentos do usuário, siga as instruções.

Feito isso, é hora de ativar o 2FA no login do Gov.br:

Autenticação em duas etapas no site Gov.br (Imagem: Reprodução/Governo Federal) / gov br login
Autenticação em duas etapas no site Gov.br (Imagem: Reprodução/Governo Federal)
  1. Acesse o site gov.br e faça login em sua conta;
  2. Na tela “Minha Área”, clique em “Segurança” e depois em “Habilitar verificação em duas etapas”;
  3. Abra o app Meu Gov.br em seu celular e anote o código exibido;
  4. Volte ao site, digite o código do celular e clique no botão “Habilitar”.

E pronto, você ativou a autenticação em dois fatores no login do site Gov.br. A partir de agora, você terá que digitar o código fornecido pelo app Meu Gov.br todas as vezes que acessar o site.

Detalhe curioso: o app também exige login ao abri-lo todas as vezes, mas o mesmo fornece o código de autenticação para si mesmo, após o usuário digitar CPF e senha.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre gov.br na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados