Como transferir arquivos entre iPhone, Android ou PC

Quer enviar algo de Android para iPhone ou vice-versa? Conheça alternativas para transferir arquivos entre os dispositivos

Alvaro Teixeira
Por
• Atualizado há 1 ano
Conheça algumas formas de transferir arquivos entre Android, iPhone ou PC (Imagem: Mohamed Hassan / Pixabay)

A migração de dados entre diferentes dispositivos ou com sistemas operacionais distintos pode ser feita de forma rápida com a ajuda de alguns aplicativos. Vou te mostrar a seguir o que é necessário e como fazer para transferir arquivos entre iPhone, Android e PC sem muita complicação.

Enviar dados de um Android para um iPhone sem auxílio de aplicativos nunca foi uma tarefa simples, já que os sistemas não conversam bem por Bluetooth. Nessa lacuna, surgiram alguns apps e serviços que podem ajudar na transferência, inclusive com a promessa de velocidades maiores que por Bluetooth.

Snapdrop

O Snapdrop é familiar para quem for usuário do iPhone. Ele é inspirado no AirDrop, serviço da Apple para compartilhamento de arquivos entre dispositivos com iOS. Assim como no ShareIt, a condição necessária é que os dois dispositivos estejam conectados na mesma rede. Ele funciona para transferências até mesmo entre PCs, smartphones ou tablets.

Snapdrop entre um Android e um PC (Imagem: Reprodução / Snapdrop)

Para usá-lo, com os dois dispositivos conectados à mesma rede, basta que a pessoa que enviará arquivos acesse o site do Snapdrop. Ela irá receber uma identificação, uma espécie de “apelido” para ser reconhecido pelo outro dispositivo. Então, o destinatário também irá acessar o site e automaticamente será identificado e então, também receberá um nome.

Após confirmarem que os nomes estão corretos, os usuários podem começar a transferir arquivos ao selecioná-los. Outra possibilidade é o envio de mensagens entre os dispositivos.

ShareIt

O ShareIt é um aplicativo de gerenciamento e compartilhamento de arquivos que vai te ajudar a transferir arquivos entre Android e iPhone (iOS). Disponível para ambos os sistemas, o app promete velocidade de transferência maiores que no Bluetooth.

O único requisito fundamental é que os dois aparelhos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi. Não há limitação de dados ou tamanho de arquivos.

O uso é simples: depois que os dois dispositivos estiverem conectados à mesma rede e com o app aberto, basta que a pessoa que irá enviar arquivos abra o aplicativo e toque em “Enviar”. A partir daí, é só escolher os itens que deseja transferir e confirmar. O dispositivo que irá recepcionar os arquivos precisa selecionar a opção “Receber” e a transferência irá iniciar.

Xender

O Xender é outro aplicativo feito para o compartilhamento de arquivos e também funciona para dispositivos de diferentes sistemas operacionais, como Android e iOS. O uso é muito semelhante ao ShareIt. Os dois dispositivos precisam estar conectados na mesma rede e abrir o aplicativo em cada um deles. Após iniciar o app, o usuário que irá transferir arquivos precisa selecionar a opção “Enviar” e escolher os itens que deseja, enquanto o destinatário irá tocar na opção “Receber” para autorizar o compartilhamento.

Agora você conhece algumas opções para ajudar com a transferência de arquivos entre dispositivos diferentes, como iPhone, Android e PC. O Snapdrop é uma boa ferramenta, já que não é necessário fazer o download de nenhum aplicativo por ser acessível pela web, o que também facilita o uso no PC.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Alvaro Teixeira

Alvaro Teixeira

Ex-redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech. No Tecnoblog, atuou como redator entre 2020 e 2023.

Relacionados