Início » Aplicativos e Software » Como enviar fotos via Bluetooth do iPhone para o Android

Como enviar fotos via Bluetooth do iPhone para o Android

Descubra se é possível enviar fotos via Bluetooth do iPhone para o Android ou vice-versa, e quais aplicativos suportam o recurso

Ronaldo GogoniPor

O iPhone e o Android suportam ambos Bluetooth, mas de maneiras diferentes. Enquanto os celulares com o sistema do Google usam o recurso para várias funções, inclusive enviar fotos e arquivos, os gadgets da Apple restringem alguns desses recursos. Confira a seguir se é possível enviar fotos via Bluetooth do iPhone para o Android, ou vice-versa, e quais são as alternativas disponíveis.

iPhone 11 Pro Max e Galaxy S20 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

iPhone 11 Pro Max e Galaxy S20 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Como enviar fotos via Bluetooth do iPhone para o Android

O iPhone e o Android não podem se comunicar diretamente via Bluetooth, porque o recurso nos dispositivos Apple é restrito ao AirDrop, que só conversa com outros aparelhos da empresa — iPads, iPods Touch e Macs.

Ao realizar uma busca por dispositivos Bluetooth, você notará que tanto o iPhone quanto o Android são incapazes de detectar um ao outro, dessa forma, você não pode usar o protocolo diretamente no Android para enviar fotos ao iPhone e vice-versa. No entanto, há outras formas de fazer o compartilhamento sem fios, com apps de terceiros.

Eles usam a nuvem ao invés de Bluetooth, mas o método é similar em todos:

  1. Selecione as fotos que deseja compartilhar;
  2. Toque na opção “Compartilhar” do app;
  3. Entre as opções, selecione a que permite compartilhamento por link;
  4. Anote o link e informe-o ao seu colega, que deverá abri-lo no navegador;
  5. Uma vez aberto o link, ele deverá baixar as fotos.

É preciso que o usuário dono das fotos hospede as mesmas em um serviço na nuvem, para que o processo de compartilhamento possa ser feito. Veja a seguir quatro apps que suportam compartilhamento por link:

1. iCloud Drive

Fotos do iCloud (Imagem: Divulgação/Apple)

Fotos do iCloud (Imagem: Divulgação/Apple)

O iCloud Drive é o serviço nativo de armazenamento na nuvem disponível para todos os usuários de iPhone, e ele permite compartilhar fotos, arquivos e álbuns através de um link. Esse link deverá ser enviado ao dono do aparelho Android, que deverá abri-lo para baixar as imagens.

Ao selecionar a opção “Compartilhar”, o iCloud permite adicionar pessoas (para limitar o acesso) e oferece o link, que deverá ser repassado.

2. Google Drive

Compartilhamento de pasta no Google Drive (Imagem: Reprodução/Google) / Como enviar fotos via Bluetooth do iPhone para o Android

Compartilhamento de pasta no Google Drive (Imagem: Reprodução/Google)

O Google Drive, serviço de armazenamento nativo do Android, vem habilitado por padrão com cada conta Google. Ele também permite que fotos, arquivos e pastas sejam compartilhados pela nuvem via link, de modo que só quem tem o endereço pode baixar os arquivos.

O usuário só precisa selecionar um arquivo e habilitar o link de imagem ou pasta, e informá-lo ao dono do iPhone, para que este acesse-o e baixe os arquivos.

3. OneDrive

Microsoft OneDrive (Imagem: Reprodução/Microsoft) / Como enviar fotos via Bluetooth do iPhone para o Android

Microsoft OneDrive (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Assim como o iCloud e o Google Drive, o OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem, fornecido pela Microsoft e que pode vir pré-instalado em alguns celulares Android. Ele também possui um plano gratuito de dados e permite compartilhar fotos, arquivos e pastas através de um link.

O processo de compartilhamento consiste em selecionar os arquivos, definir a opção de compartilhamento por link e informar o endereço.

4. Dropbox

Compartilhamento de pasta do Dropbox (Imagem: Reprodução/Dropbox) / Como enviar fotos via Bluetooth do iPhone para o Android

Compartilhamento de pasta do Dropbox (Imagem: Reprodução/Dropbox)

Assim como os demais, o Dropbox é um app de armazenamento na nuvem que permite compartilhar fotos, arquivos e pastas através de um link, de modo que outros usuários em celulares incompatíveis possam acessá-los pelo navegador.

O processo é bem simples, o usuário só precisa selecionar a foto ou arquivo e a opção de compartilhamento, para criar um link e informá-lo a quem ele deseja conceder acesso.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação