Motorola lança celular gamer Lenovo Legion Duel com duas portas USB e 144 Hz

Lenovo Legion Duel tem Snapdragon 865 Plus, câmera pop-up na lateral, umas luzes coloridas e um preço bem salgado no Brasil

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Lenovo Legion Phone Duel (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Lenovo Legion Phone Duel (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A Motorola lançou nesta quarta-feira (24), em parceria com a Lenovo, o celular gamer Legion Phone Duel. O smartphone é equipado com Snapdragon 865 Plus e traz características específicas para esse público, como tela AMOLED com taxa de atualização de 144 Hz, duas portas USB (!) para recarregar a bateria com potência de até 90 watts e… umas luzes coloridas na traseira, é claro.

O design do Legion Duel é bem peculiar: além dos LEDs na traseira (que podem ser controlados por um app), existem dois botões sensíveis à pressão na lateral que funcionam como gatilhos em games compatíveis. No mesmo lado, há uma câmera retrátil de 20 megapixels para fazer selfies ou transmitir seu vídeo enquanto você joga com o celular no modo paisagem.

Ainda falando em especificidades, o Lenovo Legion Phone Duel traz uma porta USB-C na parte inferior, como qualquer outro smartphone convencional, mas também outra na lateral. Isso traz mais liberdade ao jogar, mas também serve para ativar um modo de recarga ultrarrápida de 90 watts. A Motorola envia um adaptador de 45 watts e dois cabos; se você tiver outro carregador de 45 watts, pode encher a bateria de 5.000 mAh em 30 minutos, segundo a empresa.

Lenovo Legion Phone Duel (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Lenovo Legion Phone Duel (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Snapdragon 865 Plus, 5G “no futuro” e… Android 10?

A tela do Legion Duel tem painel AMOLED de 6,65 polegadas, resolução de 2340×1080 pixels e taxa de atualização de 144 Hz, com resposta ao toque de 240 Hz; sob ela, há um leitor de impressões digitais óptico. Dois alto-falantes frontais funcionam em modo estéreo e têm câmaras acústicas maiores para oferecer melhor imersão sonora.

Lenovo Legion Phone Duel (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Lenovo Legion Phone Duel (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Por dentro, o aparelho traz o processador Snapdragon 865 Plus, 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, sem possibilidade de expansão, na versão que será comercializada no Brasil. A Motorola informa que o Legion Duel é “compatível com a tecnologia 5G”, mas há um detalhe: o aparelho sairá de fábrica apenas com o 4G ativado.

O Tecnoblog apurou que o celular não foi homologado com 5G na Anatel. O gerente de produto da Motorola, Thiago Masuchette, explica que a empresa tomou essa decisão porque o Legion Duel é compatível somente com as frequências que serão licitadas pelo governo futuramente, como a de 3,5 GHz. O aparelho não funciona com as bandas utilizadas no 5G DSS pelas operadoras brasileiras. O 5G está bloqueado por software e será liberado em uma atualização futura.

Lenovo Legion Phone Duel (Imagem: Divulgação/Motorola)

Lenovo Legion Phone Duel (Imagem: Divulgação/Motorola)

Falando em atualizações, o Legion Duel vem com o Android 10 e a interface Lenovo ZUI, com um visual diferente do adotado nos celulares da linha Moto e recursos para gamers. Para esse smartphone, a Motorola garante apenas uma atualização de versão (ou seja, até o Android 11) e dois anos de correções de segurança trimestrais, o que é um pouco frustrante quando olhamos para a concorrência.

O Legion Duel será vendido a partir desta quarta-feira (24) por R$ 7.199, nas cores vermelho e azul. Nosso review completo será publicado em breve.

Lenovo Legion Phone Duel – ficha técnica (Brasil):

  • Tela: AMOLED de 6,65 polegadas, resolução Full HD+ (2340 x 1080), 388 ppi, proporção 19,5:9, taxa de atualização de 144 Hz, HDR10+
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 865 Plus octa-core de 3,1 GHz (ARM Cortex-A77) e chip gráfico Adreno 650
  • RAM e armazenamento: 12 / 256 GB, UFS 3.1, sem entrada para microSD
  • Câmera traseira dupla:
    • principal: 64 megapixels, f/1,89, 0,8 µm
    • ultrawide: 16 megapixels, f/2,2, 1 µm, 120º
  • Câmera frontal: 20 megapixels, f/2,2, 0,9 µm
  • Bateria: 5.000 mAh, carregamento rápido até 90 watts (carregador de 45 W incluso)
  • Sistema operacional: Android 10 (ZUI 12/Legion OS)
  • Conectividade: 2x USB-C, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 6 (802.11a/b/g/n/ac/ax 2×2 MIMO), NFC, GPS, sem entrada 3,5 mm para fone de ouvido
  • Mais: leitor de digitais sob a tela, som estéreo, quatro microfones e sensores ultrassônicos para jogos
  • Dimensões e peso: 169,17 x 78,48 x 9,9 mm, 239 g

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados