Início » Aplicativos e Software » Como apagar mensagens em grupos no Telegram [Moderação]

Como apagar mensagens em grupos no Telegram [Moderação]

Saiba como apagar mensagem de grupo no Telegram; conheça ferramentas de moderação e organize melhor os seus grupos no app

André Leonardo Por

O Telegram é um dos aplicativos de mensagens mais populares no Brasil e no mundo, sendo bastante utilizado não apenas para conversas individuais, mais também como ferramenta de comunicação de massa com o uso dos grupos e canais. Por essa razão é sempre importante manter grupos limpos e organizados. Veja como apagar uma mensagem de grupo no Telegram.

Aplicativo do Telegram (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Aplicativo do Telegram (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Como definir moderadores em grupos e canais

Apagar ou editar mensagens em grupos e canais do Telegram é uma das funções mais importantes quando você precisa controlar e organizar o conteúdo que é colocado na plataforma.

Para apagar mensagens em grupos e canais do Telegram é necessário fazer com que alguns membros se tornem moderadores, pois esses usuários é que poderão ter privilégios de mexer no conteúdo postado.

Como usar ferramentas de moderação de grupos

Para acessar as ferramentas de moderação em um grupo, faça o seguinte:

Como apagar mensagens de grupo no Telegram

Ferramentas de moderação no Telegram (Imagem: Reprodução / Telegram)

  1. Abra o grupo;
  2. Clique no ícone da caneta para editar os atributos do grupo;
  3. Vá em “Permissões”;
  4. Depois em “Administradores”;
  5. Clique na foto referente a um administrador do grupo;
  6. No campo seguinte, basta marcar a opção “Apagar mensagens”. Dessa forma a pessoa poderá apagar o conteúdo de outros usuários.

Além da opção de apagar mensagens do grupo, existem campos que permitem aos administradores: banir usuários, convidar pessoas via link, entre outras opções. Todas as opções estão na mesma tela. Então, fica a seu critério, quais permissões permitirá que um administrador possa ter.

Como acessar ferramentas de moderação em um canal

O processo é similar ao dos grupos, com poucas mudanças:

  1. Abra o “Canal”;
  2. Clique no ícone da caneta para editar os atributos do grupo;
  3. Depois em “Administradores”;
  4. Clique na foto referente a um administrador do grupo;
  5. No campo seguinte, basta marcar a opção “Apagar mensagens de outros”. Dessa forma a pessoa poderá apagar o conteúdo de outros usuários.

No mesmo menu, existe a opção “Editar mensagens de Outros” o que pode ser interessante para quem deseja alterar o conteúdo de algo postado, sem necessariamente apagá-lo.

Como apagar mensagem de grupo no Telegram

Como excluir uma mensagem: basta marcá-la e selecionar delete ou ícone da lixeira, dependendo do aparelho que estiver usando.

Como excluir múltiplas mensagens: pressione uma mensagem por um tempo, até que apareçam ícones em outras mensagens para que possam ser excluídas junto.

Você pode apagar uma mensagem só para você ou pode selecionar a opção de “Apagar para todos os membros”. Essa opção permite apagar a mensagem para todos os membros do grupo/canal, caso seu nível de privilégios como administrador permita.

Como autoexcluir mensagens no Telegram

A função de autoexcluir mensagens no Telegram, pode ser útil na hora de organizar canais, para evitar ter muito conteúdo poluindo o ambiente depois de um tempo, principalmente no caso de grupos e canais com muitas pessoas.

Após definir um “timer” que varia entre vinte e quatro horas a sete dias é possível fazer com que mensagens se autodestruam após esse período.

Para configurar mensagens que se autodestroem, faça o seguinte:

  1. Abra o Canal;
  2. Clique no ícone dos três pontos;
  3. Depois clique em “Autoexcluir mensagens”;
  4. Defina a periodicidade com que as mensagens serão excluídas.
como apagar mensagens de grupo no telegram

Configuração de mensagens que se autodestroem no Telegram (Imagem: Reprodução / Telegram)

É importante lembrar que a função “autoexcluir” funciona apenas em mensagens que forem postadas após o timer ter sido configurado.

Com informações: Telegram

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando