Início » Telecomunicações » Vivo enfim libera chip virtual eSIM para pré-pago, controle e Vivo Easy

Vivo enfim libera chip virtual eSIM para pré-pago, controle e Vivo Easy

eSIM era restrito na Vivo para usuários do pós-pago; clientes podem solicitar ativação do chip virtual via WhatsApp

Lucas Braga Por

A Vivo passou a oferecer o eSIM para smartphones em março de 2019, mas com uma grande restrição: quem utilizava o pré-pago, controle ou Vivo Easy não poderia aderir à tecnologia, que era restrita apenas ao pós-pago puro. Isso finalmente mudou, e a operadora agora permite a ativação do chip virtual para qualquer plano de pessoas físicas.

Vivo agora permite eSIM no pré-pago, controle e Vivo Easy (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

eSIM permite usar duas linhas no iPhone (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

A tecnologia eSIM é interessante por alguns motivos: o fato de ter um chip embutido no smartphone auxilia encontrar o aparelho em caso de perda de roubo, uma vez que a conexão de dados não pode ser interrompida com a remoção do SIM Card físico. Além disso, o eSIM é a única alternativa para ter duas linhas funcionando de forma simultânea no iPhone.

Embora não tenha divulgado a novidade, a informação sobre a disponibilidade para todos os planos já é exibida no site da Vivo. A página esclarece que o Vivo eSIM pode ser utilizado com linhas do pós-pago, controle, pré-pago e Vivo Easy. Há uma ressalva para o Vivo Easy, e é necessário ativá-lo inicialmente em um SIM Card físico para depois migrar para o chip virtual.

Site da Vivo sobre eSIM

Vivo descreve funcionamento do eSIM (Imagem: Reprodução)

O Tecnoblog entrou em contato com a Vivo e foi informado que o suporte ao eSIM foi ampliado para clientes do controle, pré-pago e Vivo Easy em dezembro de 2020. A operadora ainda esclarece que a ativação pode ser feita nas lojas físicas ou pelo atendimento remoto Vivo em Casa, que conecta o usuário a um vendedor via WhatsApp.

Aqui vale lembrar que o Vivo eSIM é destinado para uso com smartphones. O produto para conexão de relógios inteligentes como Apple Watch ou Galaxy Watch é o Vivo Sync, e continua restrito a usuários de plano pós-pago puro (individual ou familiar).

eSIM também é utilizado por Claro, TIM e Intercel

A Vivo não é a única empresa que fornece oferece o chip virtual aos seus clientes:

  • A Claro chama o seu eSIM de Claro e-chip, que está disponível tanto para clientes pessoa física como jurídica. A funcionalidade está disponível para qualquer tipo de plano, seja pré-pago, controle, pós-pago ou Claro Flex, e é necessário se dirigir à loja da operadora para fazer a ativação.
  • A TIM também possui eSIM, que está disponível para clientes de plano pós-pago, controle e pré-pago, incluindo o TIM Beta. Assim como a Claro, é necessário adquirir o QR Code numa loja física da operadora.
  • A Intercel é a operadora móvel virtual do Banco Inter e iniciou suas operações com suporte a eSIM, com envio de QR Code diretamente via e-mail. No entanto, a venda dos planos foi suspensa e a instituição financeira deve retomar as vendas em 2021 utilizando a rede da Vivo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Antes tarde do que mais tarde ainda, e espero que a Tim e a Claro resolvam essa palhaçada de ter de ir a uma loja pega o qrcode.

Luiz C. Eudes Corrêa (@Eudes)

Ainda não consegui ativar o VoLTE e VoWIFI na linha da minha mãe, pois a vivo (ouvidoria, suporte) diz que ativou e nada funciona (perdi as contas de quantas vezes tentei ativar isso, até que desisti), só acredito no eSIM funcionando nesses planos quando alguém daqui for numa loja e conseguir fazer me mostrar funcionando.

Filipe Espósito (@filipeesposito)

“A operadora ainda esclarece que a ativação pode ser feita nas lojas físicas ou pelo atendimento remoto Vivo em Casa, que conecta o usuário a um vendedor via WhatsApp.”

Isso significa que dá para contratar o plano e ativar o eSIM sem ter que ir na loja física, ou…?

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Eu fiz a ativação. Não é nada fácil.

Você tem de enviar a foto da identidade, IMEI do celular, EID, aceitar os termos e, por fim receber o QR Code. Depois disso, vc faz a ativação do chip, mas ele não funcionará, então vc deverá enviar o ICCID gerado pelo chip e eles fazem a troca do chip lá no sistema.

É demorado, complicado e poucos vendedores sabem. Qnd ativei o meu, ainda me cobraram pra isso, sendo que, só depois, fui ver no site da Vivo e seria grátis.

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

O que era pra um processo simplificado, se torna um baita problema… a ideia do eSIM seria somente baixar um app e ativar por lá mesmo. Tem uma operadora, a Truphone que você baixa o app, faz o cadastro e imediatamente já tá com o eSIM funcionando.

Um sonho se todas fossem assim

Jedielson (@Jedielson)

Brasil sil sil! Passei pelo mesmo na Tim, até que aceitei fazer um plano controle (manifesta venda casada) pra ativar o eSim, e o processo foi todo feito e concluído, porém como tava demorando pra ativar a linha no aparelho a atendente não conseguiu fazer a migração de plano e me pediu pra dar uma volta no shopping e voltar na loja quando entrasse o sinal no aparelho. Dito e feito, só que percebi que ao entrar o sinal meu plano pré estava funcionando normalmente (como deveria) apesar da vendedora JURAR DE PÉS JUNTOS que ela só tinha eSim controle e pós na loja, que tinha “”“acabado”"" os eSim pré. Resultado: não voltei na loja pra ativar o plano controle e estou usando o eSim no pré até hoje!

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Essa tática dos vendedores da Claro é de longa data, lembro que muitos anos atrás, quando ainda era novidade, precisei trocar meu chip pré de mini SIM para micro SIM e também foi um parto, fui em duas lojas diferentes e em ambas deram a mesma desculpa, que tinha acabado os chips pré-pago, que só tinham chips controle e pós.

Só consegui, de fato, realizar a troca após efetuar o bloqueio temporário da linha, alegando perda ou roubo na central telefônica, e informando na loja que precisava de um novo chip para resgatar a linha…

wesley soares (@wesley_soares)

O meu nem com perda ou roubo, na hora que a vendedora falou isso pra mim, eu gravei ela, abri a reclamação na Anatel, 5 dias depois a Tim me liga, a moça do telefone super solicita, parecia que eu era o rei da inglaterra, dois dias depois meu chip tava na mão. Eles fazem isso pra te obrigar a assinar o pós pago deles. Absurdo, mas é aquilo de 100 pessoas uma deve reclamar na Anatel, umas 10 devem assinar as outras tacam o fodac e devem mudar de operadora. Se todo mundo reclamasse acabava isso aí.

Vinicius Schulz (@vinnamaral)

Quando o eSim no Brasil for algo que você consiga fazer de casa e sem complicações, ai sim será um avanço…

Uma pena que pro Brasil tudo tem de ser do jeito mais difícil e complicado possível…

@LeandroCSC

Me animei ao ler a matéria. Mas já desapontado ao ler os comentários de quem tentou ativar.

Infelizmente vou deixar o serviço maturar mais e tentar me resguardar contra roubos, por seguro mesmo.

Marco Queiroz (@marcoqueiroz)

Aqui deu certo. Meu plano é o Vivo Easy. Fiz o contato via WhatsApp com a loja, tudo feito remotamente. Houve processo de validação biométrica facial, além de solicitarem o IMEI e o EID do iPhone, no meu caso.

Cato (@cato)

Hj de manhã entrei em contato com a Loja Vivo pelo WhatsApp e prontamente me enviaram o link para mandar a foto do meu RG e uma selfie. Mandei, eles mandaram o QR code. Escaneei e pronto. Não vi nada de complicado. O atendimento foi super rápido. Meu plano é Vivo Easy.

Bayma (@bayma)

Será que o pagamento não demorou a bater lá? Da uma conferia que eu vi que chegou de um dia para o outro o e-mail com o QRCode

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Update de hoje: o eSIM não tinha chegado, então liguei pra central pelo telefone (21) 3037-9951. O primeiro atendente queria que eu confirmasse o recebimento do chip mesmo sem ter chegado e depois desligou; a segunda atendente tava perdida e me mandou ligar pro 1052; e, só então, no terceiro atendente, encaminharam o chamado pra área técnica e de fato surtiu efeito.

Algumas horas depois o eSIM tava lá no meu e-mail. Tentei cadastrar no telefone e, pra minha surpresa:

Screenshot_20210312-173812_Call settings1080×2400 158 KB

Liguei pra central de novo e eles me pediram para encaminhar a captura de tela. Fiz isso, mas acho que agora só devo ter uma resposta lá pra terça-feira.

Atendimento bem ruim da esse do Meu Plano Claro.

Mas fica a dica. Na segunda-feira, quando o atendimento abrir, tente ligar e solicitar o eSIM por lá. Assim eles podem encaminhar o código

Filipe Espósito (@filipeesposito)

Acabei de contratar um eSIM da Claro por esse site e deu tudo certo! Em menos de 5 minutos eu comprei e já mandaram o QR Code no meu email pra ativar no iPhone.

Exibir mais comentários