Início » Negócios » Apple foi a maior compradora de empresas de IA nos últimos cinco anos

Apple foi a maior compradora de empresas de IA nos últimos cinco anos

Microsoft, Google, Facebook e Accenture também estão na lista de maiores compradores no segmento de inteligência artificial

Ana Marques Por

A Apple foi a companhia que mais comprou empresas de inteligência artificial (IA) entre 2016 e 2020. A informação é de uma pesquisa do GlobalData, e revela que quatro das cinco maiores adquirentes são Big Techs sediadas nos Estados Unidos – além da Apple, temos Google, Microsoft e Facebook no ranking. A exceção é a consultoria Accenture, com sede na Irlanda.

Logo da Apple em loja (Imagem: Bangyu Wang/Unsplash)

Juntas, as cinco empresas fizeram 60 aquisições no setor de IA. Somente a Apple foi responsável por 25 destas transações. A gigante de Cupertino passou os últimos cinco anos evoluindo a tecnologia de sua assistente Siri – o que envolve o aprimoramento no tratamento de dados e melhor compreensão de linguagem natural –, bem como criando novos recursos para iPhones e outros dispositivos.

A Apple fez uma maratona de compras tentando alcançar o Google (Google Assistente) e a Amazon (Alexa). A Siri foi a primeira no mercado, mas está consistentemente abaixo dos dois em termos de “inteligência”, o que é em parte o motivo pelo qual a Apple está muito atrás nas vendas de alto-falantes inteligentes. A Apple também deseja manter sua posição de destaque dentro dos wearables. É o jogador dominante em smartwatches. A aquisição da Xnor.ai no ano passado foi feita para melhorar seus recursos de processamento de ponta, o que se tornou importante porque elimina a necessidade de envio de dados para a nuvem, melhorando assim a privacidade dos dados.

Nicklas Nilsson, Analista Sênior da Equipe de Pesquisa Temática da GlobalData

Big Techs abriram mais de 14 mil vagas relacionadas à IA em 2020

Além de “engolirem” empresas de IA, as gigantes da tecnologia também tiveram “fome” de profissionais deste ramo. A GlobalData afirma que as cinco maiores compradoras foram responsáveis, coletivamente, pela abertura de mais de 14 mil empregos relacionados à inteligência artificial somente no ano de 2020.

Aquisições de Big Techs no setor de IA de 2016 a 2020. (Imagem: Reprodução/GlobalData)

Aquisições de Big Techs no setor de IA de 2016 a 2020 (Imagem: Reprodução/GlobalData)

Vale lembrar que além dos produtos populares já lançados, a Apple está constantemente trabalhando em projetos experimentais que podem utilizar inteligência artificial. Um deles vem sendo alvo de diversos rumores nos últimos meses, os óculos de realidade virtual da empresa, que podem ser lançados em 2022. A Apple também adquiriu a Drive.ai, em 2019, relacionada a veículos autônomos, e os rumores sobre um Apple Car também começaram a aparecer recentemente.

Com informações: GlobalData

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando