Apple cogita usar “estratégia de iPhone” para fazer carros

A Apple pode fechar parceria com fábricas terceirizadas, como Foxconn e Magna, para entrar na indústria automobilística

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Loja da Apple em Hong Kong (Imagem: Alexandr Bormotin/Unsplash)
Loja da Apple em Hong Kong (Imagem: Alexandr Bormotin/Unsplash)

A Apple pode usar a mesma estratégia de produção de iPhones para estrear com sucesso na indústria automobilística. De acordo com novas informações da Bloomberg, a empresa estaria planejando trabalhar com uma fabricante terceirizada para montar seus primeiros carros.

Os novos rumores aparecem após a interrupção de negociações com marcas famosas, como a Hyundai. Sobram para a Apple duas opções: realizar uma parceria com uma fabricante contratada, como a chinesa Foxconn ou a canadense Magna International; ou montar suas próprias instalações de fabricação.

A Foxconn já tem um pé no ramo automotivo: em outubro, ela produziu um chassi de carro elétrico e uma plataforma de software para ajudar empresas a lançarem novos automóveis no mercado rapidamente. A empresa também fechou um acordo com a startup Fisker para produzir mais de 250.000 veículos elétricos.

A Magna também é um nome bastante possível, já que tem muita experiência no segmento automobilístico. A montadora é responsável por modelos de luxo da BMW, Daimler e Jaguar Land Rover.

Apple Logo (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple Logo (Imagem: Divulgação/Apple)

A expectativa mais aceita é de que a Apple fique responsável pelo desenvolvimento do software para o automóvel, bem como do design do veículo, deixando a produção final nas mãos da empresa terceirizada. Para fins de comparação, a Tesla, de Elon Musk, chegou a perder bilhões de dólares com a administração de suas próprias fábricas antes de efetivamente começar a gerar renda regular. Ainda assim, enquanto a montadora de carros elétricos lucrou US$ 700 milhões em 2020, a Apple teve lucro de US$ 60 bilhões.

Os primeiros desafios no segmento automotivo

A paralisação nas negociações com montadoras tradicionais representou o primeiro desafio para a Apple, já que o acordo com uma marca conhecida basicamente exigiria que uma empresa de automóveis já existente voltasse sua produção totalmente para privilegiar uma nova rival.

Segundo a Bloomberg, uma funcionária com cargo de gerência – que passou tanto pela Apple quanto pela Tesla – teria comparado a ação a um cenário no qual a Apple pediria à Samsung para parar de fabricar seus smartphones para se dedicar a iPhones.

Ainda que o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, tenha feito alguns pronunciamentos sobre o assunto, dizendo à toda a indústria que “não tem medo” de um Apple Car, dificilmente uma marca consolidada na indústria de automóveis aceitaria de bom grado dar palco para a gigante de Cupertino.

Apesar de poder apelar para as fábricas terceirizadas, a Apple também pode considerar uma produção interna. Recentemente, a empresa abriu vagas de emprego para “engenheiro de manufatura sênior” no seu grupo de projetos especiais.

Com informações: Bloomberg

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados