Início » Aplicativos e Software » Google coloca Pac-Man, Evangelion e Hello Kitty em realidade aumentada na busca

Google coloca Pac-Man, Evangelion e Hello Kitty em realidade aumentada na busca

O Google já projeta outros objetos em realidade aumentada como dinossauros, trajes espaciais, pinturas e diversos animais

André Fogaça Por

O Google divulgou nesta terça-feira (20) o lançamento de diversos objetos para realidade aumentada de smartphones e tablets, com destaque para Pac-Man e Hello Kitty. A novidade é acessada diretamente no aplicativo do buscador para dispositivos móveis e reúne diversos ícones da cultura pop japonesa, entregando os personagens também para países do ocidente.

Personagens japoneses em realidade aumentada do Google (Imagem: divulgação/Google)

Personagens japoneses em realidade aumentada do Google (Imagem: divulgação/Google)

Ao todo são 14 novos objetos animados em 3D adicionados dentro da ferramenta para realidade aumentada do gigante das buscas, capaz de projetar o personagem em qualquer superfície lisa e até mesmo exibir o conteúdo em seu tamanho original. A partir do buscador o usuário pode pesquisar por:

  • Hello Kitty;
  • Pac-man;
  • Ultraman;
  • Ultraman Zero;
  • Ultraman Belial;
  • Gomora;
  • Evangelion (exibindo o EVA-01, pilotado por Shinji);
  • Gundam (exibindo as versões Penelope, Xi e Odysseus);
  • Cogimyun;
  • Taiko no Tatsujin;
  • Pompompurin;
  • Little Twin Stars.

O próprio Google comenta que a cultura dos animes e videogames surgiu no Japão entre os anos de 1950 e 1980, chegando também em outros países. Para escolher quais elementos colocar em realidade aumentada, dentro de um leque tão grande de opções, o gigante das buscas listou quais eram os personagens mais buscados em praticamente todos os países do mundo, durante os últimos cinco anos.

Segundo o levantamento, Pac-man aparece em primeiro lugar em praticamente qualquer canto do mundo. O personagem amarelo tem mais do que o dobro das buscas do segundo colocado, representado pela simpática Hello Kitty. O gigante das buscas ainda aponta para o Peru quando cria um ranking dos países que mais buscaram o faminto por pontos e fantasmas, enquanto as Filipinas lideram quando o assunto é a gatinha de laço – que não é mais uma gatinha, mas sim uma gijinka.

Personagens japoneses em realidade aumentada do Google (Imagem: divulgação/Google)

Personagens japoneses em realidade aumentada do Google (Imagem: divulgação/Google)

Google tem outros objetos em realidade aumentada

A chegada dos personagens de anime é uma adição para a já longa lista de objetos e animais para exibição em realidade aumentada de smartphones e tablets. Em novembro do ano passado os usuários do buscador puderam começar a ver um ornitorrinco, coala, tigre, cabra, labrador e até um pug na tela do aparelho.

Antes, em agosto do mesmo ano, animais pré-históricos como chegaram ao serviço, que já contava com outros objetos em 3D como um dos módulos da Apollo 11, o traje espacial de Neil Armstrong, mais de 10 dinossauros diferentes, tubarão, girafa, gato, pônei, urso, cervo e até um autorretrato de Frida Kahlo.

Para projetar qualquer um dos objetos em 3D em superfícies planas, seja um animal, pintura ou mesmo um gigantesco Gundam, basta acessar o Google a partir de qualquer navegador no Android que esteja ao menos na versão 7 Nougat. Se você tem um iPhone, iPod Touch ou iPad, precisa fazer a busca pelo aplicativo do gigante das buscas a partir do iOS 11.

Com informações: Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando