Início » Aplicativos e Software » YouTube testa colocar comentários na linha do tempo dos vídeos

YouTube testa colocar comentários na linha do tempo dos vídeos

Teste de comentários marcados no YouTube já está acontecendo com um grupo de usuários e o recurso não vem ativado por padrão

André Fogaça Por

O Google anunciou nesta quinta-feira (29) o início de um experimento que pode ser tanto interessante, como pouco produtivo: alertas de comentários aparecendo dentro da barra de progresso do próprio vídeo. Este é o mesmo local onde recentemente foram adicionados marcadores de tempo, auxiliando a experiência para o usuário disposto a ver apenas o que procura.

Aplicativo do YouTube (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Aplicativo do YouTube (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A ideia funciona assim: a barra de progresso de um vídeo reproduzido pela plataforma poderá receber um marcador para um comentário específico. Este tipo de inserção é uma novidade dentro do YouTube, mas já existe em alguns serviços pela internet, como acontece em áudio do SoundCloud.

No caso da plataforma para áudio, que também foi por muito tempo uma alternativa para colocar podcasts na nuvem, uma área com o reflexo da wave aparece com o rosto do usuário que teve o comentário fixado. O YouTube não detalha exatamente como este teste aparecerá para o usuário final, mas garante que clicar no marcador fará a fala ser completamente carregada.

Também não está claro se todos os comentários poderão automaticamente aparecer neste local, ou se o dono do canal precisará autorizar um por um que desejar promover sua fala nesta área.

Comentários marcados no YouTube só aparecem no app

Isso pode ser útil para vídeos onde o usuário demora para mostrar o que realmente diz no título, ou então uma forma pouco interessante de voltar a dar visibilidade para a área de comentários. A regra básica da internet envolve ignorar esse local, ao ponto do próprio YouTube esconder a seção quando um vídeo é exibido pelo app para Android ou iPhone, iPod Touch e iPad.

De acordo com o YouTube, apenas um grupo pequeno de usuários pode visualizar este teste, aparecendo dentro da área de comentários e apenas para quem acompanha o vídeo a partir de um aplicativo para iOS ou Android.

YouTube testa comentários fixados na barra de progresso (Imagem: reprodução)

Se você estiver testando o recurso, ele pode ser ativado aqui (Imagem: reprodução/YouTube)

Se você é um dos escolhidos, basta tocar neste local para abrir toda a lista com todos os comentário, depois no botão logo ao lado do “X” utilizado para fechar essa seção e escolher “Timed Beta” ou algo parecido – a empresa divulgou apenas o nome em inglês e eu não estou dentro do grupo de usuários selecionados para este experimento.

Como já acontece com qualquer teste realizado pelo YouTube, a resposta da comunidade será utilizada para saber se o recurso fará parte da lista de ferramentas da plataforma.

Com informações: YouTube.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

deebvx (@artheux)

“não está claro se todos os comentários poderão automaticamente aparecer neste local, ou se o dono do canal precisará autorizar um por um que desejar promover sua fala nesta área.”

A ideia me lembra um pouco do NicoNicoDouga, o “YouTube japonês”, que permite ler os comentários direto no vídeo, no tempo em que foram adicionados. Mas espero que o YouTube escolha uma abordagem mais organizada.

“A regra básica da internet envolve ignorar esse local”

Eu devo ser de outro planeta então pois para mim sempre foi o contrário. Gosto muito de ler os comentários após o vídeo ou até mesmo durante o vídeo, caso apareça alguma informação que eu deseje buscar. Não sei para você que está lendo isto, mas para mim sempre foi primordial ter um campo de comentários abaixo. Seja em vídeo, leituras ou downloads. Putz, imagine só um site de torrents sem comentários! Ou o Reddit sem comentários! Que lástima, eu não teria encontrado diversas informações importantes deste jeito. Claro que temos casos onde termina saindo do controle mas só quando o campo de comentários é muito público, de fácil acesso e sem nenhuma administração. Enquanto houver controle e uma boa administração, comentar e ler comentários continua sendo ao meu ver uma das formas mais divertidas de interação e excelente para quem está melhorando o seu dialeto e aprendendo outras línguas.