Início » Aplicativos e Software » Google lança Entertainment Space para Android com vídeos, jogos e livros

Google lança Entertainment Space para Android com vídeos, jogos e livros

Entertainment Space, do Google, dá sugestões personalizadas de filmes, jogos e livros em tablets Android

Emerson Alecrim Por

Tablets Android não são populares como os smartphones baseados na plataforma. Mesmo assim, vez ou outra eles recebem uma atenção maior do Google. Nesta semana, por exemplo, a companhia anunciou o Entertainment Space, ferramenta que funciona como hub de entretenimento nesses dispositivos.

Entertainment Space (imagem: divulgação/Google)

Entertainment Space (imagem: divulgação/Google)

O próprio Google dá pistas sobre o porquê desse lançamento. A companhia destaca que, em 2020, a procura por tablets Android cresceu 30% em relação ao ano anterior. Certamente, esse aumento de demanda foi efeito da pandemia. Passando mais tempo em casa, muita gente comprou dispositivos variados, incluindo tablets, para consumir conteúdo.

A proposta do Entertainment Space é permitir que o usuário receba sugestões de vídeos, jogos e livros facilmente. Para isso, no topo do aplicativo, o usuário encontra botões para alternar entre as três categorias: Watch (Assistir), Games (Jogos) e Read (Ler).

Na categoria Watch, a ferramenta é capaz de indicar filmes ou séries em diversas plataformas, como Netflix, Disney+, Hulu, Twitch e, claro, YouTube. Não deve ser por acaso que a interface lembra a do Chromecast com Google TV.

Na área Games, o usuário encontra sugestões de títulos para jogar ou instalar em destaque e, mais abaixo, ícones para retomar jogos em andamento. A aba Read tem uma abordagem parecida, com a diferença de mudar o conteúdo para livros do Google Play Books — audiobooks também podem ser encontrados por lá.

Área de livros do Entertainment Space (imagem: divulgação/Google)

Área de livros do Entertainment Space (imagem: divulgação/Google)

O Entertainment Space é um aplicativo “menos um” (-1), ou seja, ocupa a área à esquerda da tela inicial do Android e, portanto, substitui a ferramenta Discover, padrão na plataforma.

De acordo com o Google, a novidade fará o usuário economizar tempo ao buscar conteúdo para assistir, jogar ou ler. No começo, é preciso passar por uma configuração para permitir que serviços de mídia variados se integrem à ferramenta. Essa configuração poderá ser alterada a qualquer momento.

Para tablets compartilhados entre duas ou mais pessoas, o Entertainment Space permite criação de múltiplos perfis para que cada um receba sugestões personalizadas de conteúdo.

Jogos no Entertainment Space (imagem: divulgação/Google)

Jogos no Entertainment Space (imagem: divulgação/Google)

Entertainment Space: disponibilidade

O Entertainment Space vai ser disponibilizado a partir deste mês em tablets Onn, do Walmart. Nos próximos meses, a novidade chegará a tablets da Lenovo e Sharp.

Modelos de outras marcas poderão receber a ferramenta ainda em 2021, mas isso dependerá do interesse de cada fabricante.

Com informações: Engadget.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Everton Dreher (@Dreher)

Google e sua mania de criar aplicativos que ninguém precisa.