Windows 10 ganha primeira prévia que “mata” Internet Explorer
Build 21387 do Windows 10 Insider Preview é a primeira a vir com o Internet Explorer desativado por padrão
Build 21387 do Windows 10 Insider Preview é a primeira a vir com o Internet Explorer desativado por padrão
Não é blefe. O Internet Explorer 11 (versão mais recente) vai mesmo ser aposentado no Windows 10, ainda que a passos lentos. Uma prova surgiu na última sexta-feira (21): na data, a Microsoft liberou a build 21387 do Windows 10 Insider Preview, a primeira versão de teste do sistema operacional a vir com o famigerado navegador desabilitado.
Digamos que o Internet Explorer está fazendo “hora extra”. Obsoleto para os padrões atuais e marcado por um histórico de falhas de segurança (ainda que mitigados), o navegador foi substituído pelo Microsoft Edge — ou pelo menos deveria ter sido.
O problema é que a Microsoft não pode simplesmente remover o Internet Explorer do Windows e colocar o Edge no lugar. Há algumas partes do sistema operacional e ferramentas corporativas que, até hoje, dependem do Internet Explorer para funcionar corretamente.
É por isso que o navegador não vai ser verdadeiramente removido do Windows. A partir de 15 de junho de 2022, você não conseguirá usar o Internet Explorer no Windows 10, mas ele estará lá para não impedir o funcionamento de software legado.
A intenção da Microsoft é fazer o Edge ser acionado quando usuário tentar abrir o Internet Explorer. Para as empresas que dependem do Internet Explorer para determinadas aplicações, O Edge também poderá ser acionado, mas, nessa circunstância, o browser abrirá com o modo IE ativado.
O modo IE consiste em uma camada de compatibilidade que acrescenta ao Edge recursos essenciais do Internet Explorer. Esses recursos não são incorporados ao Edge, mas acionados a partir do motor MSHTML (Trident) do Internet Explorer, razão pela qual o navegador ainda não pode ser totalmente removido do Windows.
Mesmo com o modo IE, a Microsoft precisa avaliar o impacto que a mudança terá sobre o ecossistema do Windows e, claro, permitir que desenvolvedores, administradores de sistemas e afins façam o mesmo tipo de análise. Daí a antecipação da “morte” do Internet Explorer na build 21387 do Windows 10.
Note que essa versão foi lançada no Canal do Desenvolvedor (Dev Channel) do programa Windows Insider para fins de testes, o que significa que a desativação do Internet Explorer no Windows 10 ainda não é oficial — mas vai acontecer.
Com informações: Microsoft.