Início » Aplicativos e Software » Como gravar um áudio no WhatsApp para ouvir antes de enviar

Como gravar um áudio no WhatsApp para ouvir antes de enviar

Truque permite revisar uma mensagem de áudio no WhatsApp antes de enviá-la a um contato no aplicativo

Ana Marques Por

Você é daquelas pessoas que gostam de ouvir o seu próprio áudio no WhatsApp? Um truque permite escutar a mensagem de voz antes de efetivamente enviá-la ao seu contato. Desse modo, é possível revisar para ter certeza de que o conteúdo está claro (ou pensar duas vezes antes de mandar aquela mensagem no calor do momento). A seguir, saiba como gravar um áudio no WhatsApp para ouvir antes de enviar.

como gravar audio no whatsapp e ouvir antes de enviar

Como gravar áudio no WhatsApp e ouvir antes de enviar (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Como ouvir um áudio antes de enviar no WhatsApp

  1. No Android ou iPhone, abra a conversa com o contato para o qual deseja enviar o áudio no WhatsApp.
  2. Aperte o ícone de microfone para começar a gravar e, em seguida, deslize o dedo para cima sobre este ícone para travar o envio e continuar a gravação sem usar as mãos.
    como gravar audio no whatsapp e ouvir antes de enviar
  3. Após finalizar o que tem a dizer, não aperte o botão de enviar.
  4. Acesse rapidamente a tela inicial do celular (você pode pressionar o botão Home na barra de navegação ou deslizar o dedo para cima, a depender da configuração do seu smartphone).
  5. Volte ao WhatsApp. Você vai notar que a gravação foi interrompida, mas ainda está armazenada na janela da conversa.
  6. Toque no ícone de “play” para reproduzir o áudio.
    como gravar audio no whatsapp e ouvir antes de enviar

Pronto. Depois de escutar a sua mensagem, pressione o botão de enviar (ícone de avião de papel) para que o áudio seja enviado ao seu contato. Caso prefira excluí-lo, toque sobre o ícone de lixeira, no lado esquerdo.

Vale lembrar que uma função específica para esse processo já está nos planos do WhatsApp. Até lá, você pode usar o truque para revisar as suas mensagens de voz sempre que for necessário.

Um salve para o Thiago Krebs, que compartilhou essa dica na Comunidade do Tecnoblog!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Peraí, então já tem uma parcela da população que já se acostumou a ouvir a gravação da sua própria voz e não se importa?
O mundo está mudando rápido demais pra mim.

Carlos Alberto Rocca (@carlosrocca)

Caso seja necessário fazer isso com frequência (ouvir o próprio áudio antes de enviar), existe um jeito mais fácil. Crie um grupo com alguém no WhatsApp (pai, mãe, irmão, marido, esposa, etc.) e exclua a pessoa do grupo. O grupo continua criado, mas somente você é membro. Se não quiser usar nenhum familiar, pode adicionar uma pessoa qualquer, pedir desculpas, dizer que foi engano e fazer a mesma coisa.
Sempre que for gravar um áudio, faça a gravação neste grupo (pode até chamar o grupo de Áudios para facilitar). Após enviar o áudio (mesmo sem mais pessoas no grupo o áudio continua indo para os servidores do WhatsApp) você consegue reproduzir e verificar se ficou bom. Então, basta encaminhar o áudio para o contato certo. Tomar cuidado para não errar o contato e mandar para a pessoa errada.
Toda vez que você encaminha no WhatsApp uma mensagem, foto, áudio, documento que foi criado ou anexado por você mesmo em qualquer conversa para outro contato, esta mensagem não aparece como encaminhada. A única coisa que não fica igual é que não vai aparecer “Fulano está gravando uma mensagem de voz” na conversa enquanto você grava o áudio.

Jedielson (@Jedielson)

Aqui não rolou o macete (iPhone 11 com iOs 14.6 e whatsapp na última versão).