A Nielsen publicou na semana passada um resultado de pesquisa que causou estranhamento: “30% dos donos de iPad nunca baixaram um app”, relatou a empresa. Muita gente se surpreendeu e tentou entender o porquê desse estranho resultado, visto que um dos maiores atrativos da plataforma é exatamente sua capacidade de expansão pela App Store. Mas a Nielsen discretamente corrigiu seu relatório ontem.

Agora a empresa apresenta um número que parece fazer bem mais sentido: 91% dos proprietários do iPad já baixaram um app, e apenas 9% não o fizeram.

Ops! Deve ser a "margem de erro”…

Agora sim, Nielsen. Mas porque será que houve tamanha discrepância no resultado apresentado inicialmente? Discrepância esta que gerou números tão inusitados que fez com que praticamente todo veículo de imprensa com um pézinho na tecnologia noticiasse a pesquisa — e o Tecnoblog não foi exceção.

O britânico The Register tentou obter essa resposta da empresa, mas o melhor que eles conseguiram foi um “a gente liga de volta”.

Ok, Nielsen, você não está muito animada para comentar um erro da ordem de 350%, a gente entende (entende?). Pelo menos a errata está feita e podemos parar de perder o sono imaginando o que estava impedindo aqueles 32% de donos de iPads de baixar um appzinho, nem que fosse dos gratuitos.

Com informações: Gizmodo Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Mais fácil confiar no boca a boca que nas pesquisas
Micael Silva
Uma margem de erro de dar inveja a quaqluer Datafolha :P
Marcell Almeida
Agora faz mais sentido, mas o número continua um tanto assustador.
Bruno Gall
É quase impossível você comprar um tablet hoje e não usufruir de apps, ainda mais da App Store
kylefurtado
Comento a mesma coisa que na outra notícia. O titulo deveria ser "9% dos donos de iPad não sabem usá-lo"
JoseRenan
Quase acertou!! Só menos um oouquinho e na mosca!
@fhillipe
Tudo bem, erros acontecem, mas uma margem de erro de 23% é um pouco demais, não?
Augusto
Peraí, não foi a Nielsen que fez as pesquisas das eleições? =P
Juarez Lencioni Maccarini
Estudos confirmam que a taxa de confiabilidade dos institutos de pesquisa é de 57%, com margem de erro de 65% para mais ou para menos. =P
bawlaw
acontece.. acredito porcentagem de utilizadores do linux tambem esteja errada xD
Alexandre
ué, margem de erro é margem de erro, e as vezes os erros sao grandes :p
Augusto
É tudo marketing, todo mundo publica a matéria e de repente a Nielsen grita: RÁ! Pegadinha da Nielsen. Todo mundo publica de novo.
Alexandre
pequena margem de erro, quase nada...
Jock
Steve Jobs ligou pro Diretor da Nielsen: - Pô, cara. Assim você ferra o meu negócio. Imagina os desenvolvedores se desanimando e todos migrando maciçamente pro Android – esse sistema fdp que não para de crescer. Quanto vc quer pra mudar um bocadinho esse número? E a vontade de Deus foi feita.
bondbruno
Essa margem de erro tá parecendo a do Ibope. (mas consegue ser melhor, por incrível que pareça hahah)