Se você ainda não baixou o VLC para iPad/iPhone, é bom correr e baixar enquanto pode. Graças a divergências de licenciamento, o VLC corre risco de ser removido da App Store. E quem diz isso é Rémi Denis-Courmont, um dos principais desenvolvedores do VLC, que inclusive enviou uma notificação formal para a Apple, referente à forma com que o software é distribuido no iOS.
Para entender: o VLC é um software livre, distribuído sob a licença GPL. A versão da App Store é distribuida sob as regras do iTunes, que limita a instalação de aplicativos tanto pagos quanto gratuítos em no máximo 5 dispositivos, através de DRM. A licença original, que prevê a distribuição livre e sem restrições, é conflitante com a DRM, e em tese o VLC estaria sendo distribuido de forma ilegal.
Pode parecer estranho que uma empresa primeiro tenha portado um software para o iOS e depois abra esse tipo de reclamação, mas Rémi argumenta que o port foi feito por terceiros, que não estão ligados diretamente ao software original. Vale lembrar que já existe um precedente para esse caso: no começo do ano, o GNU Go foi portado para a App Store, e a própria Apple achou mais interessante remover o aplicativo do que mudar os termos de licenciamento.
Ainda não houve um posicionamento oficial da Apple, mas como já foi dito, se você tem um iPad/iPhone, deve baixar o aplicativo o quanto antes. Mais hora menos hora, o VLC deve sumir da App Store sem deixar vestígios.
Com informações: Download Squad