Waze avisa sobre trânsito e desvios antes de você começar a dirigir

Atualização faz Waze informar sobre condições de trânsito para que usuário tome decisões antes de começar viagem

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Waze para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Waze para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Há tempos que o Waze ajuda o motorista a traçar a melhor rota ou a desviar de congestionamentos, por exemplo. A versão mais recente do aplicativo recebeu a missão de ser ainda mais proativa nesse sentido: a partir desta semana, a ferramenta emitirá alertas sobre desvios e outros problemas no trânsito antes de o usuário começar a dirigir.

O Waze já oferece algumas orientações para o condutor antes de que este inicie um trajeto. No entanto, essas informações se limitam, basicamente, a indicar o melhor caminho em determinado horário e a estimar a duração da viagem.

A atualização vai além. Assim que um destino for estabelecido, o usuário também será informado sobre acidentes, congestionamentos, desvios e outras condições que podem interferir em sua viagem.

Opções de rotas alternativas também poderão ser mostradas. O objetivo, no fim das contas, é dar ao motorista informações suficientes para que ele possa escolher o melhor caminho ou tomar outra decisão, como adiar o horário de saída.

Alertas do Waze antes do início da viagem (imagem: divulgação/Waze)

Alertas do Waze antes do início da viagem (imagem: divulgação/Waze)

O update também visa oferecer um pouco mais de transferência. É comum o aplicativo estabelecer uma rota que, inicialmente, causa estranheza. Mas, com a atualização, o usuário terá informações que esclarecerem o porquê de o Waze recomendar aquele caminho em dado momento.

Se você usa o Waze regularmente e vê o novo recurso com bons olhos, talvez precise ter um pouco de paciência para usufruir da novidade. A atualização começou a ser liberada nesta semana, em escala global, mas pode levar alguns meses para chegar a todos os 140 milhões de usuários da plataforma.

Receba mais sobre Waze na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados